domingo, junho 16, 2024
HomeEntretenimentoDocumentário 'Brasileiríssima: 45 anos da Inconfidência FM', será lançado nesta segunda (3),...

Documentário ‘Brasileiríssima: 45 anos da Inconfidência FM’, será lançado nesta segunda (3), no Cine Humberto Mauro, com sessão comentada

Filme mostra a história da Rádio Inconfidência FM aos olhos de várias personalidades da cultura e comemora o aniversário da emissora pública

“Estou em casa”. Assim se sentiu Caetano Veloso quando chegou à Inconfidência FM pela primeira vez. Quem conta isso é Vicente Lima Júnior no documentário que resgata os 45 anos da Brasileiríssima, como também é chamada a emissora. Essa e outras curiosidades estão no filme que celebra o aniversário da rádio. Na obra, a história é contada por meio de depoimentos de artistas, jornalistas e radialistas em uma narrativa que relembra a política e a cultura do país, norteadas por uma trilha sonora com muita música brasileira. O documentário, dirigido por Simone Rêgo, será lançado na próxima segunda (3), às 19h30, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), em evento aberto ao público.

 

“A Brasileiríssima completou 45 anos no início deste ano e este documentário, além de registrar e contar ao público em geral uma história muito importante da cultura brasileira, também mostra que a emissora está viva, pulsante e continua sendo referência com sua programação de alto nível e jornalismo de qualidade. É um belo presente para a casa da MPB”, comemora Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, que gere a Rádio Inconfidência e a Rede Minas.

 

A história começa em fevereiro de 1979, quando o Quarteto em Cy soava na caixa de som com a música ‘Quando o carnaval chegar’, na primeira transmissão da Inconfidência FM. Por trás do alto-falante, estava um time ilustre de músicos e radialistas coordenados por Claudinê Albertini, que faleceu em fevereiro deste ano. Ganhava vida o projeto de dar voz aos artistas brasileiros, na contramão da época, quando a música internacional dominava o repertório das rádios.

 

O documentário revela, ainda, outras tendências lançadas pela rádio, como recorda a jornalista Velise Maciel. Ela destaca o “pioneirismo de colocar as primeiras vozes femininas na FM” e lembra de locutoras como Wilma Bianchi e Margot Guimarães que participaram desse momento histórico. A obra ainda traz outros nomes que fizeram parte da rádio e resgata depoimentos como do compositor Fernando Brant, que foi diretor artístico da emissora. Também estão nesse elenco artistas como Ivan Lins, Marilton Borges, Toninho Horta, Roger Deff, Célio Balona, Fernanda Takai, Sérgio Pererê, Rogério Flausino e Samuel Rosa.

 

História: Em 1936 foi ao ar a Inconfidência AM. Avante no tempo, a rádio chegou à FM no dia 2 de fevereiro de 1979 com a ‘Brasileiríssima’. Em junho de 2016, a rádio se moderniza e ganha nova sede, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco. Ao lado da Rede Minas, hoje a Inconfidência integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

***IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:

https://bit.ly/inconfidenciamg

 

SERVIÇO:

Lançamento: “Brasileiríssima: 45 anos da Inconfidência FM”

Data: segunda-feira (3/6)

Local: Cine Humberto Mauro

Hora: 19h30

Entrada gratuita

 

COMO SINTONIZAR: A Rádio Inconfidência AM 880 e FM 100,9 vai ao ar para Minas Gerais e, para o mundo, pelo aplicativo oficial da Rádio Inconfidência.A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

 ​​​​​

ACESSE AS REDES SOCIAIS:

Rádio Inconfidência

inconfidencia.com.br

facebook.com/radioinconfidencia

instagram.com/radioinconfidencia

Rede Minas

www.redeminas.tv

instagram.com/redeminastv

youtube.com/redeminas

tiktok.com/@redeminastv

twitter.com/redeminas

facebook.com/redeminastv

linkedin.com/company/redeminastv

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Tel: (31) 3254-3400 ou (31) 3254-3000

Whatsapp: (31) 9-8276-2663 ou (31) 9-8272-6543

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments