terça-feira, julho 23, 2024
HomeEntretenimentoDez atrações especiais estão no cardápio da programação especial de fim de...

Dez atrações especiais estão no cardápio da programação especial de fim de ano, da Rede Minas, que vai ao ar entre os dias 24 de dezembro a 1º de janeiro

Papai Noel chega à Rede Minas com um saco cheio de novidades. A emissora mineira presenteia o público com uma programação especial de fim de ano. São dez atrações que vão ser exibidas entre os dias 24 de dezembro e 01 de janeiro. Espetáculos natalinos, óperas, shows e programas garantem momentos especiais para celebrar e comemorar.

Entre os destaques, a emissora mostra as cantatas de Natal de Belo Horizonte e Timóteo, na véspera de Natal (24). Domingo (25), são três atrações especiais e a Ópera Aleijadinho, gravada no centro histórico de Ouro Preto, é uma delas. Em contagem regressiva para a virada, na quarta-feira (28) tem a exibição do 2º Prêmio da Música Popular Mineira.  O show de Saulo Laranjeira festejando 70 anos é o destaque da quinta-feira (29). Hermeto Pascoal, direto da praça do Papa, em Belo Horizonte, está na programação de sexta-feira (30). Para encerrar o ano (31), a Rede Minas leva o público, pela tela, para Diamantina, com a exibição da Vesperata. 2023 começa com duas atrações especiais. Entre elas, a ópera “A Flauta Mágica”.

Confira os detalhes da programação especial de fim de ano:

Sábado (24/12): Cantatas de Natal, às 22h

A Praça da Liberdade foi palco da 9ª Edição da Cantata de Natal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. No evento, 280 crianças e adolescentes da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG se apresentaram. A Rede Minas esteve lá e exibe o tradicional espetáculo na noite da véspera de Natal (24), às 22h, para tornar a ceia natalina mais especial. A apresentação teve como cenário o histórico prédio do Iepha. Das janelas e do portão do prédio, foram executadas canções como Trem Bala, de Ana Vilela; Maria Maria, de Milton Nascimento; trilhas de filmes e séries e as tradicionais canções natalinas.

Em seguida, a Cantata de Natal de Timóteo, no Vale do Aço, entra na tela. O espetáculo, promovido pela Fundação Aperam Acesita, aconteceu na antiga Casa de Hóspedes, ponto turístico da cidade que recebeu iluminação especial para o evento. 45 crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil Aperam apresentaram clássicos natalinos, músicas populares e canções internacionais em um espetáculo que agora chega para todo o estado, pela emissora mineira.

Domingo (25/12): Cariúnas – 25 anos de história, às 17h; Rede Minas Memória – Presépios, às 21h; e Ópera Aleijadinho, às 22h

Coral, orquestra, banda e bailarinos. Um espetáculo reuniu cerca de 200 artistas que brindaram o público com música e movimento. O diferencial é que todos têm entre 7 e 18 anos. Essas estrelas mirins fazem parte do Cariúnas, um projeto social que trabalha as habilidades artísticas em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O resultado emociona: meninos e meninas dançam, cantam e tocam sucessos nacionais e internacionais. Esse show de talentos, que aconteceu em outubro, ganha espaço na tela da TV. A Rede Minas exibe o espetáculo “Cariúnas – 25 anos de história” com música e depoimentos que resgatam a trajetória de mais de duas décadas. É neste domingo (25), às 17h.

O especial “Rede Minas Memória” traz o encanto dos presépios para a programação domingo (25), às 21h. A emissora resgatou entrevistas e reportagens que mostram a magia do nascimento de Cristo representada em peças artesanais. Todo o conteúdo é apresentado em uma só atração, que promete tornar o Natal ainda mais fascinante. História, curiosidades e a manifestação artística dos presépios estão na atração . Nesta seleção especial, o Pipiripau e outras montagens são apresentadas ao público, que também conta com entrevistas de especialistas no assunto.

Imagine ver um espetáculo sobre o mestre do barroco Antônio Francisco Lisboa, na histórica Ouro Preto, com um corpo artístico que reúne dezenas de profissionais da Orquestra Sinfônica, Coral Lírico de Minas Gerais, e Cia. de Dança Palácio das Artes? Essa foi a “Ópera Aleijadinho“, que a Rede Minas exibe, pela primeira vez na televisão, no Natal (25), às 22h. O evento grandioso aconteceu ao ar livre, tendo como cenário a fachada da Igreja de São Francisco de Assis, no Largo do Coimbra, em Ouro Preto. A antiga Vila Rica foi recriada pelos jogos de luzes e projeções no telão. A ópera, executada pela primeira vez, foi composta por Ernani Aguiar, com libreto escrito por André Cardoso e contou com a regência do maestro Silvio Viegas.

Quarta-feira (28/12): 2º Prêmio da Música Popular Mineira, às 22h

A contagem regressiva para o Ano-Novo começa na quarta-feira (28), na Rede Minas, com artistas mineiros soltando a voz. A emissora exibe o show que anunciou os vencedores do 2º Prêmio da Música Popular Mineira, uma iniciativa da Rádio Inconfidência e promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC). Aline Calixto e Sérgio Pererê são alguns dos cantores que subiram ao palco em uma apresentação que a emissora mostra na íntegra. A atração, que vai ao ar às 22h, também traz entrevistas exclusivas.

Quinta-feira (29/12): Saulo Laranjeira 70 anos, às 22h

Festejando 70 anos de vida, Saulo Laranjeira brindou o público com um show em homenagem a Elomar Figueira. Nas sete décadas, o cantor, compositor, ator e humorista construiu uma trajetória artística na televisão e nos palcos. Um dos destaques da carreira é a apresentação do programa Arrumação, sucesso na Rede Minas. Para comemorar seu aniversário, Saulo escolheu Elomar, de quem interpretou músicas e realizou parcerias, como a narração do DVD “O Auto da Catingueira”, do cancioneiro. O espetáculo vai ao ar na quinta-feira (29), às 22h.

Sexta-feira (30/12): Hermeto Pascoal – série BH Instrumental, às 22h

O show de Hermeto Pascoal, no palco cravado em um dos cartões-postais de Belo Horizonte, a praça do Papa, é uma das atrações especiais de fim de ano, da Rede Minas. A apresentação fez parte da programação da série BH Instrumental, festival que aconteceu em junho e reuniu sete mil pessoas. O artista se apresentou acompanhado de seu grupo no evento que teve, também, a participação especial de Arismar do Espírito Santo. A emissora mostra o show na sexta-feira (30), às 22h.

Sábado (31/12): Vesperata de Diamantina, às 22h

A Rede Minas se despede de 2022 com a exibição de um dos eventos musicais mais conhecidos e admirados do país: a Vesperata, de Diamantina. Das sacadas dos casarões da rua Quitanda, a arte se materializa em música. Bandas tradicionais apresentam um repertório com canções populares e serestas diamantinenses, mostrando a genuína musicalidade que rendeu ao município o título de “Cidade criativa”, pela Unesco. A apresentação vai ao ar no sábado (31), às 22h.

Domingo (01/01): ópera A flauta Mágica, às 22h; e Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento, às 23h

Para entrar com pé direito em 2023, tem a ópera “A flauta mágica“, de Mozart. Sob direção de Carla Camurati, a apresentação aconteceu no Palácio das Artes e contou com a Orquestra Sinfônica, o Coral Lírico de Minas Gerais, o grupo de dança do Cefart e solistas convidados. No enredo, a trajetória do príncipe Tamino que, com o auxílio do instrumento mágico, enfrenta desafios na tentativa de salvar a princesa Pamina, mantida prisioneira. Na narrativa, os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade – motes da Revolução Francesa – transparecem em diversas passagens. A flauta mágica estreou em 1791 e é uma das últimas obras-primas do compositor, que faleceu no mesmo ano. O público confere o espetáculo no domingo (01), às 22h.

Para encerrar a programação especial que marca a virada do ano tem Milton Nascimento. A Rede Minas traz a trajetória do músico contada através das gravações realizadas nos 38 anos em que a emissora está no ar. O especial Rede Minas Memória resgatou os registros históricos de Bituca e reuniu tudo em uma só atração, que celebra os 80 anos do artista. São entrevistas com Milton e amigos, como Fernando Brant, e muitas curiosidades. A atração vai ao ar no domingo (01), às 23h.

A programação especial de fim de ano é exibida pela Rede Minas, mas também pode ser acompanhada pelo site redeminas.tv ou na plataforma de streaming EMCplay.

Serviço:

Dia 24/12, sábado:
– Cantatas de Natal, às 22h

Dia 25/12, domingo:
– Cariúnas – 25 anos de história, às 17h
– Rede Minas Memória – Presépios, às 21h
– Ópera Aleijadinho, às 22h

Dia 28/12, quarta-feira:
– 2º Prêmio da Música Popular Mineira, às 22h

Dia 29/12, quinta-feira:
– Saulo Laranjeira 70 anos, às 22h

Dia 30/12, sexta-feira:
– Hermeto Pascoal – série BH Instrumental, às 22h

Dia 31/12, sábado:
– Vesperata de Diamantina, às 22h

Dia 01/01, domingo:
– Ópera A Flauta Mágica, às 22h
– Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento, às 23h

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments