quinta-feira, maio 23, 2024
HomeNoticiasCidadeDescalços, estudantes de Contagem arrecadam 1,2 tonelada de doações e refletem sobre...

Descalços, estudantes de Contagem arrecadam 1,2 tonelada de doações e refletem sobre as desigualdades sociais

Iniciativa "Dia Sem Sapatos” foi realizada no Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte; alunos recolheram calçados, roupas e brinquedos para distribuir a quem mais precisa

Tirar os sapatos, pisar no chão e sentir na pele a dor daqueles que passam por dificuldades, como a de não ter ao menos um calçado para proteger os pés. Assim, alunos, professores e colaboradores da unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram convidados a ir descalços para a escola.

A iniciativa, realizada no final de março, está em sua 10ª edição, tendo sido interrompida apenas no período da pandemia, e arrecada doações para instituições que apoiam pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o “Dia Sem Sapatos”, arrecadou mais de 1,2 tonelada de donativos, entre calçados, roupas e brinquedos, que serão encaminhados para a Associação de Imigrantes Haitibraz, em Contagem, ONG Ser Humano – que vai distribuir para o Espaço Infantil Sonho de Criança e o Educandário São José Dona Madalena, em Belo Horizonte -, Creche Vila Barraginha, em Contagem e para instituições do Vale do Jequitinhonha.

 O “Dia Sem Sapatos” no Colégio Santo Agostinho incluiu ações didáticas com os estudantes sobre a sensibilização do olhar a respeito da condição humana no Brasil e em outros lugares onde há carências e desrespeito aos direitos humanos. A edição de 2022 teve como tema “Educação e vida: uma prática agostiniana”, e o lema foi o “O cuidado brotará da planta dos seus pés e a solidariedade brotará em todo o seu caminho”.

“Os pés descalços são um símbolo apenas, um ponto de partida para a reflexão: por que temos tanto e outros não têm o mínimo para viver? Foi um dia de aula de compaixão, de doação, arte e solidariedade. Fora isso, a felicidade de ver a escola viva e pulsante”, destaca Aleluia Heringer, diretora de Relações Institucionais do Colégio Santo Agostinho.

 O voluntariado na comunidade escolar

O projeto social na escola é uma iniciativa que visa despertar a importância da cidadania e da consciência social na comunidade de ensino. Thiago Augusto Torres Vidigal, aluno do 4º ano da unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho, participa do projeto “Dia Sem Sapatos” desde o maternal. Ele conta que é uma ação muito especial, que o faz refletir sobre as dificuldades que outras pessoas enfrentam no dia a dia. Para ajudar na campanha, Thiago doou um par de sapatos, que cuidou com muito carinho desde o 2º período da Educação Infantil.

“Para nós, é legal ficarmos sem sapatos, porque estamos pisando em um chão limpo, mas tem muitas pessoas que não têm um sapato e um local limpo para pisar. Elas andam nas ruas, andam descalços onde tem muitas coisas que podem machucar os seus pés. O sapato é só um símbolo para este dia, porque muitas pessoas não têm roupa, não têm o que comer”, reflete o estudante.

Aleluia Heringer diz que a prática do voluntariado está diretamente relacionada à missão da escola, que é promover a vida por meio da educação, da fraternidade e da justiça social.

“Ter a educação do olhar dentro da escola, a sensibilização para iniciativas de voluntariado, são ações que marcam a vida dos nossos estudantes. Ensinamos para que ouçam não somente o grito dos pobres, mas também o grito da terra, neste tempo de emergência climática. Esperamos contribuir com sujeitos conscientes de si, empáticos com o outro e cientes que vivemos em uma casa comum”, pontua.

Sobre o Colégio

O Colégio Santo Agostinho, mantido pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments