domingo, julho 14, 2024
HomeNoticiasCidadeCuidados com a pele no inverno: como evitar o ressecamento na época...

Cuidados com a pele no inverno: como evitar o ressecamento na época mais seca do ano

Dermatologista e docente do curso de Medicina no UniBH, Tatiana França sugere cuidados básicos e de rotina para se proteger durante a estação

O inverno chegou e, com ele, uma baixa nos termômetros convida a tomarmos cuidados ainda maiores com a pele, que tende a sofrer mais com o ressecamento e a sensibilidade, principalmente devido à umidade reduzida do ar. Para manter a pele saudável e protegida, é essencial ajustar algumas rotinas para não comprometer a saúde dos nossos tecidos, como destaca a dermatologista e professora do curso de Medicina no Centro Universitário UniBH, Tatiana França.
Ela explica que os cuidados começam pela hidratação, principal responsável por manter a quantidade de nutrientes necessários para que a pele não apresente efeitos adversos ao tempo: “O uso de cremes e loções hidratantes ricos em ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e glicerina é fundamental para reter a umidade na pele. Aplicar esses produtos logo após o banho, quando a pele ainda está úmida, ajuda a potencializar a hidratação”, conta.
Além da hidratação, a limpeza da pele também deve ser realizada com produtos suaves e que não agridam a barreira cutânea. “Devemos evitar o uso de buchas grosseiras durante o banho e preferir o uso de sabonetes suaves, sem agentes agressivos. A pessoa que tem algum tipo de dermatite deve preferir os sabonetes do tipo syndets e evitar produtos com fragrâncias.”
Outro cuidado essencial no inverno é a proteção solar. Mesmo em dias nublados e frios, os raios UV continuam a atingir a pele, podendo causar danos cumulativos. O uso diário de protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele é indispensável. Reaplicá-lo ao longo do dia, especialmente se houver exposição prolongada ao ar livre, ajuda a garantir uma proteção contínua.
Por fim, a alimentação também desempenha um papel crucial na saúde da pele durante o inverno. Consumir alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, como frutas, legumes, e oleaginosas, ajuda a combater os radicais livres e a manter a pele nutrida de dentro para fora. “Beber bastante água é igualmente importante, pois, apesar do clima frio, o corpo ainda precisa de hidratação para funcionar corretamente. Adotar essas medidas simples pode fazer uma grande diferença na manutenção de uma pele saudável e radiante durante a estação mais fria do ano”, conclui.

Sobre o UniBH
Com recém-completos 60 anos de fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments