segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasCulturaConvocação para coletiva de imprensa em BH sobre o Natal Luz de...

Convocação para coletiva de imprensa em BH sobre o Natal Luz de Ouro Preto

Natal Luz de Ouro Preto: A exemplo de Gramado (RS), a cidade histórica mineira entra neste ano para o mapa de eventos natalinos do Brasil-

O Natal Luz de Ouro Preto, que promete movimentar a cidade histórica mineira de 12 de novembro a 8 de janeiro, com vasta programação turística e cultural, terá o lançamento nacional nesta terça-feira, 8 de novembro, com cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir das 10 horas. Participam da solenidade o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, além do empresário Eduardo Costa, presidente do Grupo Oliveira Costa, idealizador do evento natalino de Ouro Preto.

A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas. A inspiração para a criação da atração em Ouro Preto veio do Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, que neste ano chega à 37ª edição como um dos maiores festivais natalinos do mundo, cuja programação inclui shows, desfiles e apresentações artísticas que remetem à data.

A grande diferença do festival natalino de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação será de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil. O Natal Luz de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história o belíssimo cenário.

 

Com a iniciativa, Ouro Preto pretende atrair turistas ao longo de todo o ano. De fevereiro a julho, o município mantém vasto calendário festivo, cultural e religioso, como o Carnaval, a Semana Santa, além do Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que acontecem em julho, atraindo milhares de visitantes.

 

Em julho e agosto, o fluxo aumenta, sobretudo com a chegada de estrangeiros em razão do período de férias na Europa. A partir de setembro há um vazio de eventos. “O Natal Luz será mais um motivo para as pessoas virem à cidade, movimentando o verão”, diz o coordenador de produção do evento, Gilson Fernandes Martins.

 

A previsão é de que 50 mil pessoas passem pela cidade no Natal Luz. Uma das atrações é a Casa do Noel. Os visitantes também poderão aproveitar as apresentações teatrais, cortejo natalino na Praça Tiradentes, Natal Literário, Circuito Cine Natal Luz e, para fechar, o encontro de Folia de Reis.

Uma grande árvore de Natal com altura superior a oito andares está sendo montada em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 e é o segundo mais visitado do país, ficando atrás apenas do Museu Imperial, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Tradição dos presépios

A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro a 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.

O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade. O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote.

O Natal Luz de Ouro Preto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.

 

Embaixador do evento

 

O ator Eriberto Leão será o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto. “Eu fui convidado para ser o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto e claro que eu disse sim. Sim para esse importante evento. Para mim é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil. Cidade que leva o título de patrimônio mundial. E eu estou pronto como embaixador para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil”, ressalta Eriberto. Ele vai ser o responsável por divulgar o evento por todo o país.

 

Serviço:

Natal Luz de Ouro Preto

Data: 12 de novembro a 8 de janeiro

Confira programação completa no site; http://natalluzdeouropreto.com.br/

 

 

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments