quarta-feira, abril 30, 2025
HomeEntretenimentoColetivo Negras Autoras retorna com o espetáculo Eras

Coletivo Negras Autoras retorna com o espetáculo Eras

Apresentações acontecem dia 8 de julho no Teatro Marília e dias 9 e 10 no Teatro Raul Belém Machado.

Criado em 2015, o Coletivo Negras Autoras teve em sua formação nomes como Nathy Rodrigues, Eneida Baraúna e Maíra Baldaia, hoje o grupo segue com quatro integrantes Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho, mulheres que representam e reafirmam este lugar da autoria das mulheres negras na cena musical da cidade, reverberando a estética dos tambores afro-mineiros. Um dos mais importantes espetáculo do grupo O “Eras” surgiu em 2017, com direção de Grace Passô e preparação vocal de Fabiana Cozza, e traz como temática as relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade. O público poderá conferir o espetáculo no mês de julho, com apresentações que serão realizadas dias 8  ,às 20h, no  Teatro Marília e dias 9, às 20h e 10, às 19h, no Teatro Raul Belém Machado, entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site https://www.diskingressos.com.br/ ou uma hora antes da apresentação na bilheteria dos teatros

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra

Sobre o grupo

O Coletivo Negras Autoras é formado por mulheres negras, multi-artistas que, neste trabalho, se expressam através da música para descrever o percurso e o posicionamento da mulher negra ativa na sociedade.

As integrantes

Elisa de Sena:

Cantora, compositora, atriz e apresentadora.

Com mais de 20 anos de experiência com artista, Elisa integra o Coletivo Negras Autoras, Grupo Tambor Mineiro e Coletivo Lugar de Mulher. A cantautora lancou seu primeiro disco solo autoral, CURA, com a chancela da  Natura Musical em agosto 2019. Já participou das bandas Berimbrown e Baianas Ozadas, Dingoma, dentre outras. Como atriz, integrou a Trupe Negra de Teatro, o Grupo Filhos do Sonho (PUC-MG), e realizou oficinas com grupo Espanca, Galpão, Grupo XIX de Teatro. Além do teatro, atua também para cinema e publicidade. Já se apresentou artisticamente em New Orleans, Portugal, Grecia, Republica Dominicana e varias cidades do Brasil. ‘E formada em historia e pós-graduada em Produção e Critica Cultural.

Júlia Tizumba:

Nascida em Belo Horizonte, formada no Teatro Universitário da UFMG, em Jornalismo pela PUC Minas, mestra e doutoranda em Artes Cênicas,cantora e percussionista, Júlia começou seus estudos artísticos aos 10 anos de idade. É atriz da Companhia Burlantins e uma das idealizadoras da Mostra Benjamin de Oliveira. Também integra o Coletivo Negras Autoras, atuando como compositora, cantora e instrumentista. É regente e ministra aulas de percussão na Associação Cultural Tambor Mineiro e integrou o elenco dos musicais: “Elza”, “O Frenético DancinDays”, “Oratório”,”NEGR.A”, “ERAS”, “Clara Negra”, “Madame Satã”, “Zumbi” e “O Negro, a Flor e o Rosário”.

Manu Ranilla

Formada em Percussão Popular na “Bituca – Universidade de Música Popular”, participou de oficinas com Maurício Tizumba, Marcus Suzano, Tambolelê, Sergio Santos, Vera Figueiredo, Monobloco e outros. Como percussionista já integrou o grupo ‘MaíraBaldaia e quinteto, gravou com Túlio Araújo o álbum “Mangueira”, Workshow de Pandeiro- Argentina, Heritage Jazz 2014- New Orleans. Atualmente integra Projeto Manobra, Negr.a – Coletivo de Negras Autoras, Bloco Rei, Dingoma, Tizumba e Tambor Mineiro é Professora de Pandeiro no Espaço Cultural Tambor Mineiro, e  Professora de Percussão no projeto “Oficina  de Ritmos”.

Vi Coelho

Vi Coelho é cantora e compositora.Iniciou sua trajetória cantando em corais na escola. Na juventude integrou a Trupe Negra, na qual atuou no espetáculo ” O Negro a Flor e O Rosário”e iniciou seus trabalhos no Grupo Tambor Mineiro, onde já realizou e realiza diversas apresentações locais, nacionais e internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Jazz de New Orleans. Militante das questões feministas e raciais, integra o Coletivo Negras, fundou o bloco afro feminista Pele Preta e é co-idealizadora do projeto musical Preta Lume, com o músico instrumentista Heberte Almeida. Integra o circuito carnavalesco belo-horizontino, cantando no carnaval em parcerias com diversos blocos.

SERVIÇO

Coletivo Negras Autoras, apresenta: Espetáculo Eras.

Em cartaz no Teatro Marília dia 08  de julho, às 20h

Dias 09, às 20h e  10, às 19h, no  Teatro Raul Belém Machado.

Entrada gratuita.

Ingressos podem ser retirados no disk ingresso: https://www.diskingressos.com.br/

Ou uma hora antes da apresentação na bilheteria dos teatros.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments