domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasEstadoColeguium conquista 245 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 2024

Coleguium conquista 245 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 2024

Além dos benefícios pessoais, competições estudantis abrem portas para a vida acadêmica e profissional dos estudantes

Os alunos do Coleguium Rede de Ensino foram destaques na olimpíada Canguru de Matemática 2024. Foram 245 medalhas conquistadas no total, sendo 35 de ouro, 52 de prata, 74 de  bronze e 84 menções honrosas  na competição que é uma das mais conceituadas do mundo e que conta com mais de seis milhões de participantes por ano. O número foi, aproximadamente, 20% maior em relação a 2023.

 

A participação nas Olimpíadas de Conhecimento traz inúmeros benefícios para a vida acadêmica e profissional dos alunos. Nessas competições, eles aprimoram não só o conhecimento acadêmico, como também o espírito esportivo e outras aptidões socioemocionais essenciais para a formação como ser humano.  Existem Olimpíadas de Conhecimento de diversas matérias e conteúdos, que são realizadas em níveis locais, estaduais e até nacionais e internacionais.

 

Para intensificar a preparação dos alunos que desejam participar das competições em diversas áreas do conhecimento, a rede de ensino, que mantém 19 unidades educacionais em Minas Gerais e no Pará, criou o Programa Olímpico Coleguium. “Nosso projeto busca incentivar os estudantes a irem além do currículo escolar regular, ajudando-os a desenvolver habilidades que são fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida profissional e pessoal”, destaca Alexandra Castro de Lima, responsável pelo programa.

 

A iniciativa tem como base o Programa Salta Olímpico e contempla disciplinas como Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática. As aulas são ministradas pela equipe Salta no ambiente virtual de aprendizagem. Qualquer aluno matriculado no Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio pode participar do projeto. “Atualmente, temos 216 inscritos. Com aulas dinâmicas e atividades especiais, o  programa sugere sempre desafios aos participantes, que vão além do conteúdo curricular do ano de ensino que estão cursando”, explica Alexandra.

 

Ela ressalta que as Olimpíadas do Conhecimento também são uma forma de fazer com que a criança e o adolescente se sintam motivados a adquirir novos conhecimentos todos os dias. “Essas experiências podem prepará-los para diversos outros testes, como concursos, vestibulares e o Enem”, enfatiza.

 

Gabriel Mota Abreu, aluno do 8º ano da Unidade Santa Amélia, é um dos estudantes participantes do Programa Olímpico Coleguium que conquistou a medalha de ouro na Canguru 2024.  “O projeto me ajudou a refinar melhor o raciocínio lógico, me acostumar com as questões e me incentivar a estudar mais”, destaca.

 

O estudante está se tornando um colecionador de títulos em competições acadêmicas. Na segunda-feira (10/06), ele estará no Rio de Janeiro para  receber, das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,  a medalha de ouro na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2023). Gabriel também foi convidado a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática e já deu início à preparação por meio do programa. “São grandes conquistas que me orgulho muito de ter conseguido. Isso foi algo que eu desejei por anos”, comemora o estudante.

 

Estas competições estimulam o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, pensamento crítico, gerenciamento do tempo, a capacidade de pesquisa e de resolver problemas.  “Elas também abrem grandes oportunidades. A Obmep, por exemplo, sendo a maior olimpíada do mundo, proporciona benefícios muito bons como o Projeto de Iniciação Científica Júnior em Matemática que estou fazendo na Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG)”, conta Gabriel.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments