Nos últimos anos, saúde mental tornou-se pauta cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Independente de classe social, a atenção aos espaços psicológicos e emocionais ganha a atenção da sociedade, que entende sua importância e o seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Ciente desta demanda, o Centro Universitário UniBH oferece à comunidade atendimento gratuito de psicologia, por meio da Clínica Integrada de Saúde, localizada na instituição.
Com atendimentos realizados de segunda a sábado, das 7h às 19h. O serviço beneficia, por semestre, em média 1400 pessoas, divididas entre psicoterapia infantil, adolescente e adulta – nas modalidades online e presencial. Além de ajudar uma população carente que, nem sempre, conta com fácil acesso a esse tipo de atividade, as clínicas servem como prática para os acadêmicos que precisam desenvolver suas habilidades em casos reais, que são acompanhados e supervisionados pelos docentes.
De acordo com a professora do curso de psicologia e coordenadora da clínica de psicologia do UniBH, Karima Simão, esta é, além de uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido na grade acadêmica, uma possibilidade de entregar à comunidade um serviço de assistência psicológica de qualidade, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento humano de forma integrada, por meio da melhoria da qualidade de vida e de suas relações interpessoais. O serviço também visa preencher uma lacuna na atenção à saúde, que ainda é muito presente nos serviços de atenção psicossocial.
“O objetivo da clínica de psicologia do UniBH é oferecer à comunidade a possibilidade de um atendimento psicológico que acolha as pessoas no momento de sua necessidade, ajudando-as a lidar melhor com suas questões, considerando a singularidade de cada caso e o contexto em que o adoecimento se apresenta. É extremamente importante ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas, mas as circunstâncias em que esses sintomas apresentam ou seu contexto atual de vida. Trata-se de um trabalho capacitado para demandas diversas, voltado a todas as pessoas que sentem a necessidade de um atendimento psicológico pontual, de uma psicoterapia ou buscam oportunidades de acolhimento diante de questões relacionadas a perdas, autoconhecimento, crises ou sofrimento, sejam eles emergenciais, eventuais ou contínuas”, conta.
Para qualquer pessoa interessada em receber atendimento psicológico, há três formas de cadastro disponíveis na clínica do UniBH: preenchimento de formulário online; inscrição presencial, de teça a quinta-feira, das 13h às 19h no campus Buritis; encaminhamento interno, mediante recomendação de outras especialidades médicas dentro da Clínica Integrada de Saúde da instituição. Após a inscrição, o paciente pode escolher receber o atendimento na modalidade presencial ou remota. A clínica de psicologia do UniBH fica na Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis.