domingo, março 3, 2024
HomeNoticiasCulturaCircuito Criativo da Mineiridade: Arte, Gastronomia e Cultura

Circuito Criativo da Mineiridade: Arte, Gastronomia e Cultura

Tradicional Mercado de Santa Tereza dá início à retomada de suas atividades com eventos gratuitos que prometem reunir pequenos produtores, artistas e artesões mineiros no coração boêmio da capital todos os finais de semana. A primeira edição está marcada para os dias 6 e 7 de agosto, com diversas atrações musicais e diversão para toda a família

Construído nos anos 1970, em um dos bairros mais boêmios da capital, o antigo Mercado Distrital de Santa Tereza é ponto de referência para os mineiros. Por lá, havia comércio de hortaliças, frutas, doces, carnes, bebidas e demais artigos para consumo local, até seu fechamento, no ano de 2007.

Porém, a partir deste ano, o consórcio formado pelo Grupo Uai, Fundação Doimo, Conata e Infracon, vencedor do edital de licitação para a concessão de mercados municipais, passa a realizar a gestão e manutenção do local, que passa a se chamar Mercado de Origem de Santa Tereza, prometendo trazer muitas novidades.

Uma delas é a Feira Circuito Criativo da Mineiridade: arte, gastronomia e cultura. Criado para marcar essa retomada em Santa Tereza, trata-se de um evento gratuito, realizado aos sábados e domingos dentro do Mercado do bairro, reunindo diversos produtores mineiros em um ambiente familiar e cultural.

De acordo com o presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo, Elias Tergilene, o objetivo desse projeto é devolver ao Mercado as características que o tornaram tão tradicional na capital. “O Circuito vai oferecer um ambiente de resgate das tradições por meio da gastronomia, dos produtos de origem, artesanato, arte, cultura e lazer. Sendo assim, será de grande importância para BH e principalmente para o tradicional bairro de Santa Tereza, no qual será fomentado o turismo e consequentemente a economia do local”, diz.

Produtos de origem

Durante o Circuito Criativo da Mineiridade, os visitantes poderão encontrar produtores de diversos segmentos, como gastronomia, artesanato, hortifrúti e muito mais. “Serão mais de 100 expositores. O público encontrará produtos de origem, como queijos, doces, cervejas artesanais, artesanatos em geral, moda feminina, masculina, infantil, perfumaria, além da tradicional gastronomia mineira. Haverá sempre novidades no mix de expositores devido às atrações diferentes de cada final de semana”, revela Tergilene.

Com tanta variedade, a ideia é que a população possa redescobrir o Mercado de Santa Tereza como um local de encontros, diversão e cultura. “Buscamos desenvolver um espaço de convivência e lazer para toda família”, destaca.

Programação

Além da diversidade de produtos de origem, os visitantes do Circuito ainda poderão curtir muitas atrações culturais. No dia 6 de agosto, por exemplo, o grupo Charanga Pop é quem anima a tarde de inauguração do Mercado, a partir das 17h. Já no dia 7, a programação fica por conta do festival “Música na Árvore Instrumental – Solar Festival”, a partir das 10h30. O evento vai trazer apresentações musicais da Charanga Pop, Chico Amaral, Will Motta e Latinamérica.

O festival é destinado a todos os públicos, com cuidados especiais em relação às pessoas com deficiência e idosos. O que se busca também é promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, voltadas às práticas sustentáveis, por meio, por exemplo, do incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem.

Já no final de semana seguinte, dias 13 e 14 de agosto, o Mercado recebe o Festival de Pastéis de Santa Tereza. Além de grande diversidade dessas delícias, os visitantes também poderão curtir uma feirinha de artesanato no local.

Por isso, anote na agenda: a primeira edição do Circuito Criativo da Mineiridade está marcada para os dias 6 e 7 de agosto, no Mercado de Origem de Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273), com funcionamento aos sábados e domingos, das 10h às 20h. Além de diversos produtos típicos mineiros, o evento ainda vai oferecer espaço infantil, música ao vivo, fazendinha como minianimais e diversas outras atrações, e será pet friendly.

“Queremos tornar o Circuito referência na região como local de encontro, lazer, cultura e gastronomia. Nosso objetivo é ser um espaço aberto à pluralidade, desenvolvendo o turismo e a economia da região”, finaliza Tergilene.

 

Serviço

Circuito Criativo da Mineiridade: arte, gastronomia e cultura

Local: Mercado de Origem de Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273).

Datas: inauguração nos dias 6 e 7 de agosto e realização todos os sábados e domingos, das 10h às 20h.

Programação: dia 6/8 – apresentação da Charanga Pop, às 17h; dia 7/8 – Música na Árvore Instrumental – Solar Festival, a partir das 10h30; dias 13 e 14/8 – Festival de Pastéis e feirinha de artesanato.

Estrutura: produtos de origem, espaço infantil, música ao vivo, fazendinha como minianimais e diversas outras atrações. Evento pet friendly.

Entrada gratuita.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments