domingo, março 3, 2024
HomeEntretenimentoCia Agnes apresenta a Circulação do Espetáculo de Dança “Quitérias”

Cia Agnes apresenta a Circulação do Espetáculo de Dança “Quitérias”

O espetáculo de dança “QUITÉRIAS” é a fala e a defesa dos direitos das mulheres que vivem em uma zona de conflito se tornando alvo da sociedade. O espetáculo destaca mulheres de várias idades, as quais lidam diariamente com uma sociedade opressora, que por sua vez, apresenta traços de desrespeito, ofensas, abusos, violências e imposição de padrões de beleza.

Como ponto de partida as bailarinas tomam como referência a militar Maria Quitéria, que representa a miscigenação brasileira, apontada historicamente com traços predominantes de sua origem indígena, que enfrentou todos os padrões de sua época e todas as pessoas que desacreditaram dela, se disfarçando de homem para defender a nação. Assim como ela, as personagens têm por objetivo ultrapassar quaisquer riscos, ir à luta por seus direitos. Nesse caminho, encontram umas nas outras apoio, inspiração e coragem para prosseguir.

As bailarinas em cena, são negras e periféricas, trazem consigo suas vivências, algumas são apresentadas ao longo do espetáculo, que para além da individualidade delas, tem como mote a sonoridade! Assumindo que tais histórias se repetem fora das periferias e independem das origens.

Contudo, a Companhia Agnes espera que o espetáculo de dança “QUITÉRIAS” leve o público a refletir e entender a força da mulher no geral, e além disso, todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos, sintam-se também representados pela arte.

A apresentação tem a duração de 45 minutos. A direção Geral é de Stella Soares, direção artística de Emerson Guilherme e Stella Soares, Produção de Stella Soares e Assistência de Produção – Lorraine Soares e Verônica Santos as bailarinas são Evelyn Soares, Helen Batista, Ingrid Fernandes, Lorraine Soares, Stella Soares e Verônica Santos.

 

Sobre a Cia Agnes

A Cia Agnes nasceu em 2001, em Belo Horizonte, com o objetivo de promover a dança nas periferias como linguagem artística, contemporânea e urbana. Hoje é composta por oito artistas, com idades entre 18 e 38 anos, interessados em pensar a cena cultural a partir de referências estéticas e sociais. O grupo integra também as linguagens literárias para seu desenvolvimento e formação.

Em 20 anos de existência, a Cia Agnes percorreu diversos caminhos, bairros e cidades, dentro e fora do país. Participou de eventos como a 1ª Mostra de Artes Cênicas, nos centros culturais de Belo Horizonte; da Caravana Cufa (Central Única das Favelas), que percorreu as cidades de Felixlândia e Carangola e também do Gira Praça – um evento organizado pelo Sesc Minas. Esteve presente no projeto Expresso Liberdade, que levou circo, teatro e dança às periferias e comunidades de Belo Horizonte e no Quadrifest, evento organizado pela própria Companhia nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, com o objetivo de misturar um evento de dança com a popular conhecida Festa Junina – Festa da Associação Beneficente Caminhar, COMEQ e BH na Paz – realizado pela ONG Arte pela Paz.

Buscando ampliar seu repertório de pesquisas e atuações, em 2015, a Cia iniciou seu processo de internacionalização, investindo em estudos e preparação para a participação em festivais internacionais. Em 2017, fez sua primeira incursão fora do país e se apresentou no Festival Danzamarathón, na cidade de Cáceres (Espanha). Foi uma grande oportunidade para demonstrar um pouco do seu repertório através de coreografias que são desenvolvidas em aulas.

O grupo é reconhecido na região do Barreiro por ser o primeiro aprovado no edital Descentra Cultura/2014 e 2015, Edital de Lei de Incentivo à Cultura via Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Dentre outras caminhadas em festivais e mostras competitivas. Além disso a Cia assume hoje duas frentes, que trazem para ela a responsabilidade social com a comunidade que é o Projeto Sociocultural Agnes Cidadania projeto de danças oferecido a comunidade e o Projeto de Formação Núcleo Cia Agnes, que tem o objetivo de formar novos bailarinos para a Companhia Agnes.

 

Cia Agnes apresenta Circulação do Espetáculo de Dança “Quitérias” – Projeto N° 1056/2020

Data: 22 de março às 19 horas

Teatro Marília – Av. Professor Alfredo Balena, 586- Santa Efigênia/BH

Entrada gratuita e classificação livre para todos os públicos

Cia Agnes

Instagram: @ciaagnes / @agnes Cidadania

Facebook: Cia Agnes / Agnes Cidadania

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments