domingo, junho 16, 2024
HomeEntretenimentoCCBB | Mostra de cinema, feira cultural e visitas sensoriais marcam últimos...

CCBB | Mostra de cinema, feira cultural e visitas sensoriais marcam últimos dias da mostra Tesouros Ancestrais do Peru

A programação gratuita, realizada no CCBB até 06/05, inclui a exibição de filmes peruanos, feira de artesanato e gastronomia, além de visitas sensoriais para bebês e pessoas com autismo

Em cartaz no CCBB BH até 6 de maio, a exposição Tesouros Ancestrais do Peru se despede da capital mineira com uma programação repleta de novidades envolvendo a sétima arte, o artesanato e a gastronomia peruanos, além de visitas sensoriais realizadas pelo CCBB Educativo. Entre 1º e 6 de maio, o público mineiro poderá conhecer a riqueza e diversidade cultural do Peru na Mostra de Cinema Peruano, em cartaz no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH). As produções contemporâneas abordam temas relacionados ao meio ambiente, à preservação de memórias e da ancestralidade e revelam cenários com belezas espetaculares. A mostra tem entrada gratuita e retirada de ingresso na bilheteria física do espaço uma hora antes da exibição. Veja abaixo a programação completa da mostra.

 

Já a Feira Cultural Latino-Americana reúne artesanato, comidas típicas, música e oficinas neste sábado e domingo (4 e 5 de maio), das 12h às 21h, no Jardim Externo do CCBB BH. Realizada por mulheres migrantes que fazem parte do Núcleo de Geração de Renda do coletivo Cio na Terra, a feira partilha com o público uma diversidade de saberes, técnicas e memórias afetivas, transformadas em arte, artesanato e gastronomia. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.

 

Visitas sensoriais para bebês e pessoas com autismo neste fim de semana

 

Para encerrar a programação inspirada na exposição Tesouros Ancestrais do Peru, o “CCBB Educativo – Territórios e Saberes” realiza, neste fim de semana (04/05 e 05/05) , a visita mediada para bebês e cuidadores – No Sling e a Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial, destinada a pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes.

No Sling ocorre neste sábado (04/05), às 9h30, e propicia um acolhimento imersivo no ambiente expositivo, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento estético e poético através de narrativas, músicas e objetos relacionais. O CCBB Educativo emprestará um sling para cada bebê participante. Link para inscrição: https://forms.gle/hBe2H1pr9a1yenyJ7

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial será realizada no domingo, às 9h30, e tem como objetivo explorar memórias, sentidos e sensações dos participantes. Link para inscrição: https://forms.gle/HnVX7UbZeJgyL6hx7

Para conferir a programação completa do CCBB Educativo, acesse: ccbb.com.br/belo-horizonte/

Confira  abaixo a programação da Mostra de Cinema Peruano:

 

Ainbo: o espírito da Amazônia (2021)

01/05 (quarta-feira) e 05/05 (domingo), às 16h

 

A animação conta a história de Ainbo, uma menina indígena que nasceu e cresceu no Candámo, selva mais profunda da Amazônia. Ela descobre que sua terra natal está sofrendo ameaças e luta, guiada pelos espíritos dos animais, um tapir e um jaguar, para salvar a sua terra e seu povo da destruição, da ganância e da exploração dos recursos naturais da natureza. O filme é dirigido por José Zelada e Richard Claus.

 

Wiñaypacha (Eternidade) (2019)

01/05 (quarta-feira) e 06/05 (segunda-feira), às 20h

 

O longa-metragem registra a vida do casal de idosos com mais de 80 anos, Willka e Phaxsi, que vivem em um local remoto nos Andes peruanos. Eles enfrentam a miséria, a escassez de recursos e a solidão, enquanto esperam que seu único filho venha resgatá-los. Dirigido por Oscar Catacora, o filme é integralmente falado em aymara, uma das línguas indígenas peruanas.

 

Yakuqñan. Caminhos d’agua (2022)

02/05 (quinta-feira), às 20h

 

A beleza espetacular de Ayacucho, no Peru, e os caminhos das águas são registrados pelo diretor Juan Durán. Nessa produção audiovisual, a relação entre humanos, animais e natureza, assim como as atividades de pesca e cultivo da terra mostram povos que navegam pela densa floresta amazônica e como as civilizações pré-colombianas peruanas cresceram baseadas no respeito pela água e pela terra.

 

De todas as coisas que precisamos saber (2021)

03/05 (sexta-feira), às 20h

 

Versos, histórias e poesia são o cenário dessa produção da diretora, Sofía Velasquez.

Em Santiago de Chuco, um grupo de cineastas chegam em uma vila nas montanhas peruanas, onde nasceu o poeta César Vallejo. Eles ocupam o teatro da cidade sob o pretexto de um teste de elenco e, na relação com os habitantes, aos poucos conhecem as vidas envoltas pela aura do poeta, falecido em Paris há mais de oitenta anos.

 

Deliciosa fruta seca (2017)

04/05 (sábado), às 18h

 

Neste drama dirigido por Andrés Malatesta, a dona de casa em um casamento feliz, Marialícia, decide mudar sua história ao perceber ter vivido uma grande mentira. Ao reconstruir sua vida em um novo bairro, decide usar seus talentos culinários e começa a vender deliciosos bolos de frutas secas. Em sua nova jornada, conhece um grupo de mulheres com histórias extraordinárias que mudarão radicalmente seu movo de ver a vida. 

 

Manco Cápac (2021)

04/05 (sábado), às 20h

 

Ao chegar tarde demais em Puno para encontrar seu amigo Hermógenes, Elisban se vê sem lar e sem dinheiro, precisando sobreviver de pequenos trabalhos em uma cidade que intensifica sua solidão a cada passo. Nessa animação de Henry Vallejo, a necessidade de continuar caminhando leva o pequeno protagonista a um destino melhor.

 

ÚLTIMOS DIAS PARA VISITAR EXPOSIÇÃO

 

Em cartaz até 06 de maio no CCBB Belo Horizonte, a mostra Tesouros Ancestrais do Peru está dividida em cinco seções: Linha do TempoMineraçãoDivindades e RituaisCerâmicas e Têxteis e Colonização. Além dos objetos raros é possível conferir obras contemporâneas que dialogam com o tema da mostra.  A exposição tem curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde; e patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização é da Arte A Produções.  

 

Circuito Liberdade  

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO

Mostra de Cinema Peruano

Data: de 1º a 6 de maio (quarta a segunda)

Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH uma hora antes da exibição dos filmes

Local: Teatro I do CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Confira a programação:

 

1º de maio (quarta-feira)

Filme: Ainbo – o espírito da Amazônia (2021)

Horário: 16h

Classificação indicativa: livre

 

Filme: Wiñaypacha (Eternidade) (2019)

Horário: 20h

Classificação indicativa: 14 anos

 

02 de maio (quinta-feira)

Filme: Yakuqñan. Caminhos d’agua (2022)

Horário: 20h

Classificação indicativa: livre

 

03 de maio (sexta-feira)

Filme: De todas as coisas que precisamos saber (2021)

Horário: 20h

Classificação indicativa: 14 anos

 

04 de maio (sábado)

Filme: Deliciosa fruta seca (2017)

Horário: 18h

Classificação indicativa: livre

Filme: Manco Cápac (2021)

Horário: 20h

Classificação indicativa: livre

 

05 de maio (domingo)

Filme: Ainbo: O espírito da Amazônia (2021)

Horário: 16h

Classificação indicativa: livre

 

06 de maio (segunda-feira)

Filme: Wiñaypacha (Eternidade) (2019)

Horário: 20h

Classificação indicativa: 14 anos

 

SERVIÇO

Tesouros Ancestrais do Peru

Período: até 06 de maio de 2024

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças).

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte

Classificação indicativa: Livre

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments