sábado, setembro 7, 2024
HomeEntretenimentoCASA FIAT DE CULTURA REVISTA LEGADO DE ALEIJADINHO AO ABORDAR DETALHES DE...

CASA FIAT DE CULTURA REVISTA LEGADO DE ALEIJADINHO AO ABORDAR DETALHES DE SUA VIDA E OBRA EM BATE-PAPO VIRTUAL

Historiador e curador da exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro”, Liszt Vianna Neto é o convidado do evento que reconstrói a trajetória deste artista multifacetado

Um dos mais importantes nomes do Barroco e do Rococó, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, exercia seu talento como entalhador, escultor, e arquiteto. Para falar sobre ele, a Casa Fiat de Cultura convida o historiador e professor Liszt Vianna Neto para o bate-papo virtual “Aleijadinho: artista multifacetado”, no dia 18 de janeiro, às 19h. Durante o evento, Liszt, que também é curador da exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura”,  irá compartilhar os detalhes e a importância deste projeto que, ao revisitar a obra do Aleijadinho e revelá-la ao público, oferece uma oportunidade para que os contemporâneos possam reconstruir a memória desse grande mestre. O evento será realizado em transmissão ao vivo, com inscrição gratuita pela Symplabit.ly/AleijadinhoMultifacetado.

No bate-papo serão abordados aspectos da vida e da obra de Aleijadinho, que teve o período de maior desenvolvimento de sua arte entre os séculos 18 e 19. O artista aprendeu seu ofício na prática, mas seu talento e sua representatividade na arte brasileira o tornaram reconhecido mundialmente. De acordo com o historiador Liszt Vianna Neto, “Aleijadinho aprimorou-se desde muito cedo ao trabalhar na oficina de seu pai, com seu tio, e com os mestres a eles associados. Ainda criança, ele certamente teve lições de leitura e escrita, de matemática, de religião, e talvez até algum domínio sobre o latim, mas o restante de sua formação se deu na oficina desde cedo”, comenta.

Durante o evento, Liszt também vai rememorar o legado deixado pelo artista, que, apesar de suas dificuldades físicas, trabalhou até cerca de dois anos antes de sua morte. Um grande destaque da trajetória de Aleijadinho é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas/MG. “Quando abordamos suas esculturas é impossível não nos reportarmos a essa obra complexa, que envolve narrativa, arquitetura e paisagem, e que hoje é registrada como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO”, ressalta o historiador. Além do conjunto, outras importantes obras do mestre fazem parte da história e da identidade de Minas Gerais. “Sua linguagem arquitetônica pode ser notada em exemplos magníficos em igrejas de Ouro Preto, Sabará, Tiradentes e São João del-Rei”, completa.

O bate-papo virtual “Aleijadinho: artista multifacetado” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Gerdau, copatrocínio da Expresso Nepomuceno, da Sada, do Banco Fidis e do Mart Minas. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Brembo.

O restauro de obras de Aleijadinho na Casa Fiat de Cultura

Até o dia 23 de janeiro o público tem a oportunidade de apreciar o restauro de três obras do século 18 do mestre Aleijadinho: as imagens de Sant’Ana Mestra, pertencente à Capela de Sant’Ana, da comunidade de Chapada de Ouro Preto/MG; de São Joaquim, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos/MG; e de São Manuel, do acervo da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté/MG.

A exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura” evidencia a importância da salvaguarda do patrimônio cultural para a arte, a história e o conhecimento das raízes da nossa identidade. Em um processo de interação híbrida — visitação presencial e programação virtual —, o público poderá conferir o resultado do minucioso trabalho dos restauradores nas obras São Joaquim e São Manuel e acompanhar a continuação do restauro de Sant’Ana Mestra. Nas redes sociais, a websérie de mesmo nome, apresenta o making of de todo o processo e aspectos da vida e obra de Aleijadinho.

Este projeto está sob a responsabilidade do Grupo Oficina de Restauro, com acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 15 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 560 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO
Bate-papo com Liszt Vianna Neto – “Aleijadinho: artista multifacetado”
18 de janeiro de 2022, às 19h, em transmissão ao vivo
Ingressos gratuitos pela Sympla:
 bit.ly/AleijadinhoMultifacetado

Exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura”
Curadoria: Liszt Vianna Neto
Período expositivo: até 23 de janeiro de 2022
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@fcagroup.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments