A moda é um dos pilares do Made in Italy, um emblema de qualidade que traduz toda uma história de tradição, beleza e inovação contínua, que vai além do produto, mas que também precisa se adaptar a novos cenários e tendências, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Para abordar essas e outras questões, a Casa Fiat de Cultura e o Consulado da Itália em Belo Horizonte realizam, no dia 18 de maio, das às 19h30, a palestra “Desafios Contemporâneos da Moda Italiana: Sustentabilidade e Revolução Digital”, com a italiana Susanna Testa, professora do departamento de Design do Politecnico di Milano e PHD em Design. A palestra será realizada na Casa Fiat de Cultura, em italiano, com tradução simultânea para o português, e integra o Minas Trend 2024 e a Semana do Made in Italy. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla (http://bit.ly/DesafiosModaItaliana).
Na palestra, Susanna vai abordar o DNA da moda italiana, que, segundo ela, “é caracterizada por uma ligação indissociável com o artesanato, a criatividade e uma propensão para o novo”. A professora ainda destacará como os designers e empresas estão enfrentando os desafios contemporâneos, como a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e até a digitalização.
Em um mundo que passa por constantes mudanças culturais, Susanna destaca que o design deve encontrar novas formas para se expressar, não apenas nos aspectos estéticos, mas no significado, nos símbolos e na história que conta. Nesse sentido, serão apresentadas iniciativas pioneiras que mostram o compromisso com uma moda mais ética e inclusiva. “Isso desde a investigação e aplicação de materiais inovadores, à reciclagem criativa e rastreabilidade das cadeias de abastecimento, a modelos de negócio mais inclusivos e à recuperação e valorização de técnicas tradicionais, demonstrando como o patrimônio artesanal pode ser um motor de inovação sustentável”, explica.
Por fim, os participantes também poderão saber mais sobre como as evoluções tecnológicas, a exemplo da realidade virtual e da inteligência artificial, estão abrindo novos horizontes para a produção, o design e a distribuição no sistema de moda italiano.
A palestra “Desafios Contemporâneos da Moda Italiana: Sustentabilidade e Revolução Digital” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Usiminas. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Susanna Testa
Susanna Testa, PhD em Design, é pesquisadora e professora do departamento de Design do Politecnico di Milano. Sua pesquisa se concentra na interação e inovação tecnológica no campo da moda, bem como iniciativas de ponta, tecnologias e produtos relacionados ao ecossistema da moda. Entre as atividades acadêmicas, Susanna leciona na Escola de Design do Politecnico di Milano nos cursos de nível de bacharelado em: Design de Joias e Acessórios, trabalhando principalmente com tecnologias emergentes de fabricação; Desenho de Moda; Portfólio & Digital Branding. É também coordenadora didática do Master em Fashion Tech realizado pela POLI.design. Além das atividades acadêmicas, atua como ilustradora e designer com foco em acessórios de moda e joias. Susanna é designer e fundadora da marca de joias Pannalù.
A Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Palestra | Desafios Contemporâneos da Moda Italiana: Sustentabilidade e Revolução Digital, com a professora de Design Susanna Testa
Data: 18 de maio, às 19h30
Inscrição gratuita pela Sympla: http://bit.ly/DesafiosModaItaliana
A palestra será realizada em italiano, com tradução simultânea para o português, e integra o Minas Trend 2024 e a Semana do Made in Italy.
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura