Nomes de destaque da música mineira e brasileira já estão confirmados para a programação de maio em imóvel histórico.
A Autêntica, agora situada na Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia BH/MG), local que abrigou o saudoso Lapa Multshow e o Cine Santa Efigênia, anunciou uma programação diversa para os primeiros 30 dias de funcionamento, com artistas de oito estados e de diferentes estilos (MPB, Rap, Trap, Funk e Rock) que embalarão as noites, com destaque para os shows da mineira Marina Sena e os lançamentos dos novos discos, a exemplo do rapper mineiro Oreia. “Para mim é uma alegria devolver este espaço cultural para a cidade. Não temos compromisso com nenhum estilo, e sim com o que está sendo feito de bom nos dias de hoje. Queremos receber nomes de fora da cidade, mas também vamos fomentar a cena local” diz Tomás Gonzaga, novo sócio e diretor artístico da casa, que, depois de mais de 15 anos em São Paulo, passa a dividir seu tempo entre a capital paulista e Belo Horizonte, sua cidade natal. “Realizar noites com dois shows, sendo um artista da cidade juntamente com um nome de fora é um cenário em que todos ganham: público, casa e artistas – e esse é o formato que a gente vai buscar”, diz Gonzaga.
O imóvel histórico que agora abriga a casa de shows que funcionou por cinco anos na região da Savassi foi projetado pelo arquiteto, professor e urbanista italiano Raffaelo Bertti, sob encomenda da empresa Cinemas e Teatros de Minas Gerais, a fim de abrigar o Cine Santa Efigênia, que funcionou no local entre 1942 e 1983. O arquiteto também assina diversos outros projetos da cidade, entre eles a Santa Casa e a Prefeitura Municipal.
Os ingressos já estão à venda pela pelo site www.aautentica.com.br e serão comercializados pela INTI, plataforma de vendas e gestão que assinou contrato de exclusividade com a casa. Além da Autêntica, a plataforma, que pertence ao grupo Time For Fun, atende clientes como Lollapallozza, XXXperience, Cine Jóia, MASP, Filarmônica de Minas Gerais e muitos outros. “Vimos na Autêntica a possibilidade de BH ter uma casa de shows dedicada à nova cena da música brasileira e mineira, e isso nos encantou. Gostamos de parcerias como essa, que valorizam e apoiam os artistas” disse Nicole Stad, CEO da INTI.
Confira a agenda de reinauguração da Autêntica:
28 de abril: Laura Catarina (MG) e Tom Zé (SP)
30 de abril: Marina Sena (MG)
05 de maio: Tagua Tagua (RS) e Chico e o Mar (MG)
06 de maio: FBC (MG)- Sexta Básica BH
07 de maio: Carne Doce (GO) e Alice Caymmi (RJ)
12 de maio Liniker (SP)
13 de maio: Fresno (RS) e Elizia (MG)
14 de maio: Mc Carol (RJ) e Mac Júlia (MG)
19 de maio: Viva Marku: homenagem a Marku Ribas
20 de maio: Boogarins (GO)
21 de maio: Oreia (MG) e Rincon Sapiência (SP)
26 de maio: Hotelo (SP) + Plutão da Foi Planeta (RN) + Dulce Y Melancólico (MG)
27 de maio: Curumin (SP) e Orquestra Atípica de Lhamas (MG
28 de maio: Far From Alaska (RN) e Young Lights (MG)
29 de maio: Matanza (RJ)
A Autêntica
A história da Autêntica começou em um espaço para 400 pessoas que funcionou de 2015 até o começo de 2020. Em dezembro de 2021, após quase dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia de COVID-19, houve o anúncio de sua reabertura. Iniciou-se uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou fundos com ex-frequentadores da casa para financiar parte da reforma do novo espaço, agora quase quatro vezes maior que o anterior. O imóvel que a Autêntica passa a ocupar a partir do dia 28 de abril, data da reinauguração, também abrigou os bares Blue Banana e Lapa Multishow, onde foram realizados shows memoráveis nos anos 90 e início dos anos 2000, como Los Hermanos, Elza Soares e Sepultura. Leo Moraes, sócio e diretor de comunicação da Autêntica, que também é músico e subiu ele próprio aos palcos da casa para se apresentar, diz que o novo projeto é “a materialização de um sonho antigo para todos que trabalhamos com música em Belo Horizonte.
A Autêntica é construída por músicos, artistas e produtores culturais, dos sócios, aos colaboradores e o público. Por isso, estamos tão gratos com o público que nos ajudou a financiar parte da reforma desse prédio histórico, que é patrimônio cultural reconhecido pelo Estado”. Além de calaboração do público a campanha contou com apoio de marcar importantes na cena cultural do país e vídeos de artistas relevantes como Elza Soares, Fernanda Takai e Toninho Horta: “nosso maior orgulho é contar com pessoas que acreditam no nosso projeto, como os que colaboraram para a campanha de financiamento coletivo, os artistas que se mobilizaram e as parcerias institucionais como Inhotim e Sesc” reforça Sergio Lopes, sócio fundador da casa, que também é criador do festival ViJazz.
A nova casa terá capacidade para 1.500 pessoas, mas poderá ser modulada para shows de 400 a 600 espectadores. “Nos preocupamos em construir uma casa que dialogasse com as demandas da cidade e que pudesse receber shows de diferentes perfis. Atendendo sempre com qualidade o público e os artistas. Queremos promover boas experiências, desde a compra do ingresso até a hora de pagar a conta e ir embora. Estamos pensando em tudo” disse Bernardo Dias, sócio e diretor-executivo do projeto.
As novidades não param por aí. “Vamos retomar também o forró de terça-feira, que já funcionava na antiga casa e foi uma tradição do Lapa. Mais shows já estão fechados e teremos mais anúncios em breve pelo Instagram da Autentica (@autentica.bh). Temos recebido um retorno muito legal do mercado e das pessoas, todos querendo saber detalhes do projeto. Agora estamos focados em terminar a obra e iniciar a montagem dos nossos equipamentos.” concluiu Luiz Prestes, novo sócio e diretor técnico da casa.
Serviço:
O que: Autêntica – Programação de abertura: 28 de abril a 29 de maio
Informações e ingressos: www.aautentica.com.br
Endereço: Rua Alvares Maciel, 312 Santa Efigênia (BH/ MG)
Instagram: @autentica.bh