sábado, maio 18, 2024
HomeNoticiasCulturaCampanha de Popularização do Teatro e da Dança: Sarandeiros apresenta novo espetáculo

Campanha de Popularização do Teatro e da Dança: Sarandeiros apresenta novo espetáculo

Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de Histórias

O Grupo Sarandeiros retorna ao grande teatro do Palácio das Artes, apresentando o espetáculo: NOS PASSOS DO GRUPO SARANDEIROS: 40 +2 anos de histórias, dentro da programação oficial da 48º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Minas Gerais, no dia 28 de janeiro, às 20h. Na construção deste novo trabalho destacam-se algumas das principais danças realizadas pelo grupo, nas últimas duas décadas de existência, com novos figurinos e encenações.

Sobre os Sarandeiros

O Sarandeiros, anteriormente denominado Grupo de Dança experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – nasceu em 1980, coordenado pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, para alunos e alunas do curso de Educação Física. Em 1987 passou a se chamar Grupo Sarandeio e apresentava uma produção artística basicamente de danças internacionais, com apresentações no âmbito da universidade. Com a aposentadoria das duas professoras em 1995, o grupo retomou aos trabalhos em 1997, com a chegada do professor Dr. em Artes da Cena, Gustavo Côrtes que, com novas ideias e propostas, ampliou o acesso ao grupo, abrindo as atividades do Sarandeio para pessoas de fora da universidade, transformando-o em um grande projeto de extensão universitária. Desde então, o trabalho assumiu diferentes perspectivas, mantendo seu viés acadêmico e extensionista e ampliando sua atuação na cena artística e cultural municipal, estadual, nacional e internacional. As mudanças foram decorrentes de um fazer artístico em constante devir, tendo sempre como local privilegiado a cultura popular através das danças do Brasil, reconhecendo o valor dos saberes tradicionais, e dos modos de expressão de seus povos.

As obras do grupo sempre se ancoraram em uma prática de pesquisa cuidadosa e rigorosa, o que possibilitou provocar, tanto na academia quanto no público, reflexões importantes sobre a nossa diversa e controversa cultura popular. Com uma produção cultural intensa, 16 turnês internacionais e uma participação ativa no Brasil e no exterior, o trabalho do Sarandeiros se consolidou com o apoio da UFMG e da Pró-reitora de Extensão, como um grande e longevo projeto de extensão universitária, com diversas produções artísticas e acadêmicas, que transformaram o projeto em dos maiores e melhores grupos de valorização e divulgação danças brasileiras no país.

 

Sobre “Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias”

Neste novo espetáculo, “Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias”, serão apresentadas 18 coreografias, fazendo referência os últimos 25 anos de histórias, traduzidos em 6 espetáculos da cia: Aquarela Brasileira ( 1997), O Profano e o Sagrado (1998), Memórias de Meio Milênio ( 2001), Dança, Brasil! (2003), Gerais de Minas (2005), e Quebranto, (2008)

“Cada dança nos permite compreender as diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, sempre em diálogo constante com novos processos metodológicos de criação, elaborados a partir das experiências práticas e da profunda pesquisa de movimentos” conta o diretor Gustavo Côrtes.

Com 100 dançarinos e dançarinas em cena, e 6 musicistas que executam ao vivo as músicas do espetáculo, com a Direção Geral de Gustavo Côrtes, Direção Artística de Petrônio Alves, a Direção Musical de Tatá Sympa, coordenação de ensaios Gerson Júnior e Luiza Rallo, e preparação Física de Diego Marcossi e Mariana Gomes, o Sarandeiros faz um percurso pela sua própria história de sucessos.

 

Sarandeiros nas redes sociais:

Site: http://projetos.eeffto.ufmg.br/sarandeiros

Instagram e Facebook: @sarandeiros;

Email: sarandeiros@gmail.com

 

Serviço

CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA DE MINAS GERAIS

Local: PALÁCIO DAS ARTES

Data:28 DE JANEIRO

Horário: 20H

ingressos nos postos do SIMPARC ou pelo site:

https://www.vaaoteatromg.com.br/detalhe-peca/belo-horizonte/nos-passos-do-grupo-sarandeiros

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments