A agenda do Carnaval de Belo Horizonte é extensa. No dia 7 de março, a folia continua, com o cortejo do bloco Coisas da Rita, criado pela cantora e compositora Ana Rodrigues. O bloco em homenagem a Rita Lee, na véspera do Dia Internacional da Mulher, homenageia mais um ícone feminino que marcou a cultura brasileira: Leila Diniz. O encontro de foliões colore a Av. Bernardo Monteiro, esquina com Av. Afonso Pena, a partir das 19h.
Com o tema “Toda Mulher é Meio Leila Diniz”, inspirado na canção “Todas as Mulheres do Mundo” de Rita Lee, o bloco exalta a atriz que foi figura marcante nos anos 1960. Leila se tornou um símbolo da liberdade feminina e da contracultura no Brasil, abordando temas como sexualidade e emancipação das mulheres, em uma época de intensa repressão no país.
Nas redes sociais, o bloco publicou, anunciando o tema deste ano: “Toda mulher é meio Leila Diniz. Toda mulher é meio Rita Lee. Toda mulher já chutou o balde, já riu alto demais, já amou errado, já fez o que deu na telha e bancou as consequências. É essa energia que vai tomar as ruas de BH!”.
Por meio da arte e da música, o Coisas da Rita manifesta pelo empoderamento feminino e pela igualdade de gênero, celebrando personagens importantes nessa luta e perpetuando suas histórias e contribuições. “Queremos trazer um espaço para a gente juntar forças e celebrar quem abriu caminhos para nós. É importante esse lugar para que a gente consiga enfrentar, com arte e alegria, os desafios que a sociedade nos impõe”, comenta Ana Rodrigues.
A bateria FavoRita, composta por pessoas de todas as idades e majoritariamente feminina, traz ritmo carnavalesco para verdadeiros hinos da carreira de Rita Lee. Outras canções de parceiros e contemporâneos, como Gal Costa, Beatles e Secos e Molhados, também ganham releituras na voz de Ana Rodrigues.
HISTÓRICO DO BLOCO
Em 2022, Ana Rodrigues criou o show “Coisas da Rita”. O projeto logo ganhou uma versão com super banda: Wilson Lopes na guitarra, Beto Lopes no baixo, Lucas de Moro nos teclados e Lucas Godoy na bateria, além dos metais de Pedro Mota, Pedro Aristides e Vinícius Augustus. A homenagem à Rita Lee virou bloco de carnaval em 2024, quando coloriu a Avenida Bernardo Monteiro em quatro horas de cortejo.
Integram o bloco Coisas da Rita os músicos Vla, na guitarra e vocais, Iara Dominique, no baixo, e Ana Caixeiro, no backing vocal. A regência este ano fica por conta de Analu Braga e Ana Rodrigues puxa o trio nos vocais.
SERVIÇO
Bloco Coisas da Rita 2025
Dia 7 de março
Concentração: 19h
Local: Av. Bernardo Monteiro (esquina com Av. Afonso Pena)
Mais informações: @blococoisasdarita