quinta-feira, outubro 3, 2024
HomeEntretenimentoBiblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem programação literária na Expo Favela...

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem programação literária na Expo Favela 2024

Em mais uma ação de comemoração pelos seus 70 anos, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), marcará presença na EXPO FAVELA 2024, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Com o tema “Favela Literária”, a programação inclui acesso a um amplo acervo de publicações de autores mineiros, atividades como slam de poesia, pitch literário, contação de histórias, oficina de livro cartoneiro e roda de conversa. O estande estará aberto durante todo o evento, das 10h às 18h. As ações têm correalização do Instituto Periférico, com apoio do Sebrae.

O estande da Biblioteca será um espaço dedicado à promoção da literatura mineira e com uma programação inovadora e acessível para todos os visitantes, que terão acesso a importantes livros de autores de Minas Gerais, valorizando os escritores do estado e formando novos públicos.

Para quem não está familiarizado, o slam de poesia é uma competição de poesia falada. O slam Clube da Luta irá convidar três poetas vencedoras de outras edições, e a competição será realizada em apenas 01 rodada de performances, com tempo de 30 minutos. Cada participante apresentará três poemas originais, com apresentação limitada a três minutos por poema. Um júri atribuirá notas de 0,0 a 10,0, lembrando que o uso de elementos cênicos, figurinos e música é proibido. O slam acontecerá no palco gastronômico no dia 13 de setembro, das 16h às 16h30.

A oficina de livro cartonero, uma atividade voltada para todas as idades, acontecerá no dia 14, às 10h30 e 16h30, no estande da Biblioteca. A artista Bia Mon estará à frente dessa ação, e não é necessário fazer inscrição prévia. As publicações cartoneras são livros feitos à mão, com capas de papelão reutilizado, pintadas uma a uma, de forma artesanal. Cada exemplar é único. Trata-se de um movimento editorial democrático, sustentável, acessível e artístico.

A contação de histórias com o pedagogo Carlos Barbosa ocorrerá no auditório 3, no dia 13, às 10h e 15h. Durante a atividade, que será dividida em dois blocos, ele apresentará várias obras, incluindo “O segredo das mãos”, “A primeira viagem do rapaz” e “A briga das lagartixas”. Embora a atividade seja preparada especialmente para crianças, toda a família pode participar.

A roda de conversa “Meu Negócio é Literatura” também ocorrerá no dia 13, às 11h20, no auditório 3, com a participação de Tom Nascimento, Nívea Sabino, Thais Alessandro e Júlia Elisa. Será uma conversa com essas pessoas sobre outros caminhos para ganhar dinheiro, para além de escrever e publicar um livro. É abrir os olhos para os escritores(as) que o mercado editorial é amplo e quem escreve tem várias formas de “explorar” seu mercado.

Uma das atividades destacadas da programação da biblioteca e que também está inserida no âmbito do programa “Meu Negócio é Literatura” é o pitch literário, que acontecerá no auditório 3, no dia 14, das 09h30 às 15h30. A iniciativa visa apoiar autoras, autores e editoras independentes de Minas Gerais, estimulando a criação literária e promovendo a inclusão social por meio da diversificação dos acervos das bibliotecas públicas. Os resultados da seleção serão anunciados no palco principal às 16h30. O Pitch Literário é patrocinado pela Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realizado em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual. Tem apoio da Plataforma de fomento e cultivo à literatura independente, IBI Literário e do Sebrae.

O Meu Negócio é Literatura é um programa do Governo de Minas em parceria com o SEBRAE, que visa promover uma aceleração da cadeia produtiva com foco no empreendedorismo criativo, tendo as bibliotecas públicas como espaços culturais para o desenvolvimento de atividades formativas e rodadas de negócios com o objetivo de ensinar como transformar talentos em renda.

Segundo o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, Lucas Amorim, participar da Expo Favela com a Favela Literária é uma oportunidade única para a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais reforçar seu compromisso com a transformação social por meio da leitura. “Acreditamos que a leitura é um pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e comunitário, pois abre portas para novos conhecimentos e perspectivas, além de promover a inclusão e o fortalecimento da identidade cultural. A Favela Literária será um espaço de leitura que contará com diversas intervenções artísticas, como oficinas, contação de histórias, palestras e slam de poesia”.

Programação completa – Favela Literária 2024

Estande: 10h às 18h

  • 13/09 – sexta-feira

10h às 11h | Auditório 3 – Contação de História com Carlos Barbosa – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

11h20 às 13h20 | Auditório 03 – Roda de Conversa – Meu Negócio é Literatura com Nívea Sabino, Tom Nascimento, Thaís Alessandra Martins e Júlia Elisa – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

15h às 16h | Auditório 3 – Contação de História com Carlos Barbosa – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

16h00 às 16h30 | Palco Gastronômico – Slam de Poesia com Clube da Luta – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

  • 14/09 – sábado

10h30 | Estande -Oficina de Livro Cartonero com Bia Mon

9h30 às 15h30 | Auditório 3 – Pitch – Meu Negócio é Literatura

16h30 | Estande – Oficina de Livro Cartonero com Bia Mon

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments