A capital mineira receberá nos dias 8 e 9 de junho a 3ª edição da Feira de Cutelaria no Mercado Novo de Belo Horizonte. O evento tem como objetivo divulgar a arte milenar de fabricação de instrumentos de corte e aproximar os amantes das facas dos cuteleiros de vários estados do Brasil.
Como atração, a feira receberá cerca de 40 expositores com peças únicas e artesanais para todos os segmentos, acessíveis tanto para admiradores quanto para profissionais da cozinha. Além disso, o público presente também poderá aproveitar a gastronomia e a diversidade do ambiente que é o coração cultural da cidade.
O evento contará com Workshops de afiação de facas, forjamento de facas e utensílios, provas de desafio de corte, museu de bigornas e esgrima renascentista.
A feira, realizada pela primeira vez em maio de 2022, segue sendo um sucesso. O evento é idealizado pelo cuteleiro Vitor Galery e em sua segunda edição reuniu vários expositores e cerca de 5.000 visitantes.
WORKSHOP DE AFIAÇÃO DE FACAS
O Workshop de Afiação de Facas é um curso oferecido pela AFIAFACA BH. A oficina é ministrada pelo instrutor Yann e pretende mostrar aos alunos os métodos mais corretos de afiação de faca, técnicas especiais e como usar pedras de afiação. O workshop terá duração média de 30 minutos.
DESAFIO DE CORTE
Neste desafio, os participantes passam por três bancadas para testar a afiação de suas facas, forjada por eles próprios. Seguindo as regras definidas pelo regulamento, os participantes utilizam equipamentos de proteção e o público assiste a intensa disputa na área externa da prova.
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE ESGRIMA RENASCENTISTA
Fundada pelo Professor David Balparda, a Escola Dardi de esgrima histórica toma emprestado o nome da antiga escola Dardi, escola bolonhesa de esgrima, e busca aplicar tratados de combate com armas brancas dos discípulos da antiga escola Dardi em um treino de arte marcial.
FORJAMENTO DE FACAS
O forjamento é um dos processos mais antigos e importantes para a confecção de lâminas, objetos e ferramentas de metal, consistindo também em dar uma forma útil aos materiais através das técnicas de prensagem ou martelamento.
Esse método abrange aquecer um metal a uma determinada temperatura, de modo que se possa trabalhar com ele diretamente sobre uma bigorna, martelando-o com o uso de várias ferramentas até que ele adquira a forma desejada. Isso requer um alto grau de habilidade, técnica e força.
O evento contará com cuteleiros que irão demonstrar ao público algumas de suas técnicas de forjamento, utilizando uma pequena forja à carvão, uma bigorna e seus instrumentos. O forjamento será realizado ao longo dos 2 dias do evento.
O que é a arte da Cutelaria?
A cutelaria é a arte ou o ofício de fabricar instrumentos de corte, como facas, espadas, navalhas, tesouras, entre outros. Esse ofício engloba tanto a produção manual desses itens, feita por artesãos especializados, quanto a produção industrial.
Os cuteleiros, como são chamados os profissionais que trabalham nesse campo, combinam habilidades em metalurgia com técnicas de forjamento, afiação e tratamento do metal para criar ferramentas afiadas e duráveis.
Programação:
Dia 08/06 :
10h: Forjamento de facas
11h: Workshop afiação de facas
12h: Esgrima renascentista
13h: Desafio de corte
14h: Workshop afiação de facas
15h: Forjamento de facas
Dia 09/06:
10h: Forjamento de facas
11h: Workshop de afiação
12h: Esgrima renascentista
13h: Desafio de corte
14h: Workshop de afiação
15h: Forjamento de facas
Serviço: 3ª Edição Feira Mineira de Cutelaria
Onde: Mercado Novo de Belo Horizonte
Av Olegário Maciel, 742 – terceiro andar – centro – Belo Horizonte
Quando: 8 e 9 de junho