terça-feira, abril 16, 2024
HomeEntretenimentoAncestralidade é inspiração para tema da CASACOR Minas 2024

Ancestralidade é inspiração para tema da CASACOR Minas 2024

"De presente, o agora". Que ancestrais queremos ser? Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta? É com essa reflexão e provocação, que toma forma o mote da CASACOR 2024, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas.

“De presente, o agora” será o tema que permeará todas as edições nacionais e internacionais da CASACOR ao longo de 2024. E para este ano, a CASACOR Minas Gerais, contará com diversas novidades, incluindo um novo endereço, que será anunciado em breve, além de um elenco diverso.

Durante a apresentação do tema, André Secchin, CEO da CASACOR, explicou que a ideia central é abrir o processo criativo da CASACOR para o mercado, enriquecendo o debate e destacando ainda mais o trabalho de pesquisa da equipe curadora e da organização da mostra. “Trouxemos nossa equipe curatorial, que anualmente pesquisa os principais cenários e questões que impactam o segmento de arquitetura, design, sustentabilidade e comportamento e propusemos um bate-papo aberto com a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort, uma das mentes que nos inspira na definição da temática anual, traduzida em campanha pela Agência Sharp”.

Ele completou dizendo que ao colocar os holofotes sobre o tema, a CASACOR estimula novos cenários e projetos para seus eventos em 2024. “Temos que instigar e intrigar. Esse é o papel da CASACOR como principal voz e organizadora de mercado do segmento”. Para o diretor da CASACOR Minas, Eduardo Faleiro, o tema escolhido “De presente, o agora” contribui para provocar uma reflexão sobre o legado que queremos deixar para o futuro, deixando claro como as nossas escolhas impactam não apenas em nossa forma de morar como também no mundo que estamos deixando para os nossos descendentes. A diretora Juliana Grillo destaca que o tema também contribui para reforçar a importância das práticas sustentáveis no mercado, destacando os cuidados com o meio-ambiente e a contribuição para a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

 

De presente, o agora

Para este ano, a CASACOR convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático. É o que revela Livia Pedreira, curadora da mostra, ao lembrar que marcas e profissionais do elenco terão a oportunidade de refletir e explorar o tema, sintetizado na campanha “De presente, o agora”.

“Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, acrescenta a curadora. Ela destaca que o Manifesto 2024 evidencia ainda mais essa intenção, ao propor uma imersão em nossa biodiversidade cultural, na beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. “Nos convoca também a ouvir as vozes dos guardiões do planeta. Aqueles que mantém em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra”, sintetiza Livia.

Para enriquecer ainda mais o debate, a CASACOR promoveu um bate-papo com a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort. Cidadã global, a famosa educadora, editora, curadora de design e de exposições internacionais, aposta no poder criativo do chamado Sul Global, onde o Brasil está inserido, como uma alternativa de futuro para a humanidade.

A conversa de Edelkoort com Pedro Ariel Santana, jornalista especializado e curador da mostra, e Alexandre Salles, arquiteto, mestre em Semiótica Urbana (FAU-USP) e coordenador do Instituto Europeo de Design (IED), colocou em destaque a urgência de aprofundar as pesquisas sobre nossas heranças culturais, tão ricas quanto diversas, somadas às inovações tecnológicas, estimulando os profissionais e as marcas presentes a pautarem seus projetos e produtos por esse novo e tão necessário olhar.

 

Sobre a CASACOR Minas

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SITE: www.casacor.abril.com.br

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

Sobre a Multicult  

A Multicult é uma empresa especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal.  Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.

 

Foto:

Bárbara Dutra
Eduardo Faleiro e Juliana Grillo
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments