domingo, fevereiro 25, 2024
HomeNoticiasCidadeAmor e carinho são fundamentais, em momentos delicados dos bebês, no Hospital...

Amor e carinho são fundamentais, em momentos delicados dos bebês, no Hospital e Maternidade Octaviano Neves

A espera pelo nascimento de um bebê é um evento marcante, afinal, todos querem conhecer o seu rostinho e poder carregar nos braços o mais novo membro da família. Porém, toda a expectativa se vê frustrada, quando o bebê nasce e, por algum problema de saúde, necessita ficar sob os cuidados de uma equipe na UTI Neonatal. Este é um momento delicado, que mexe com a emoção dos familiares e de toda a equipe médica.

 

Seguindo o propósito de ter sempre um atendimento acolhedor e humanitário, o Hospital e Maternidade Octaviano Neves, pertencente ao Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, iniciou um programa de visitas dos avós maternos e paternos na UTI Neonatal. A primeira a participar da iniciativa foi Meire Dutra, que é avó de Maria Eduarda, que nasceu prematura, no dia 14 de outubro, com 37 semanas e 36 centímetros.

 

“A Patrícia, minha filha, teve uma gravidez de alto risco e por isso o médico optou por interná-la até o dia do nascimento da minha neta. Já estava difícil ver a minha filha somente nos horários de visitas do hospital, mas ficar longe dela e não conhecer minha netinha estava partindo meu coração”, relata.

Meire fala sobre a emoção de conhecer a pequena Duda, como é carinhosamente chamada pela avó. “Ela é linda e a vovó ama demais. Meu coração não cabia no peito no dia que fiz a primeira visita. Estou doida para ela poder ir para casa para conhecer seu quartinho. O tema dele é safari. Tem muitos bichinhos de pelúcias, brinquedos e pinturas para ela”, conta.

 

Atendimento humanizado

 

A UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Octaviano é altamente especializada no atendimento do bebê prematuro e sua mãe. O ambiente é preparado para cuidar de casos de alto risco e, por isso, tem equipamentos modernos e infraestrutura que garantem a segurança e o conforto dos pacientes, com incubadoras que imitam o útero, ambiente climatizado e programas de aproximação de pais e bebê.

 

A enfermeira Keila Laureano ressalta que os benefícios desta proximidade com a mãe, com o pai, e com os avós, são comprovados em vários estudos científicos. “Nossas ações são pensadas para garantir a humanização da assistência Neonatal tanto ao recém-nascido, quanto para a família, durante todo o processo de hospitalização, buscando   minimizar   toda   dor,   estresse,   sofrimento   e   desgaste relacionado à internação”, explica.

 

São inúmeras as iniciativas adotadas pela UTI Neonatal para trazer mais afago e conforto aos bebês. Entre elas está a musicoterapia. Todos os dias, durante duas horas do período da tarde e da noite, as luzes da UTI são apagadas e os bebês repousam ao som de música clássica.  “Os resultados que temos visto corroboram com o que já vem sendo relatado pela literatura científica. Há pesquisas que atestam o aumento de peso dos bebês e a redução do tempo de internação após a implantação da musicoterapia”, assegura a Ingrid Campos, coordenadora da UTI Neonatal do hospital.

 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments