Home Entretenimento A ópera “A flauta mágica”, de Mozart, marca o início de 2023,...

A ópera “A flauta mágica”, de Mozart, marca o início de 2023, na Rede Minas, neste domingo (01)

0
449
Wolfgang Amadeus Mozart deu o tom da montagem operística da Fundação Clóvis Salgado (FCS), A Flauta Mágica. Com concepção inédita sob direção da atriz, cineasta, roteirista e produtora cultural Carla Camurati, e regência do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), Silvio Viegas. Integram o elenco, ao lado da Orquestra Sinfônica, do Coral Lírico de Minas Gerais e do Grupo de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o baixo Sávio Sperandio (Sarastro), a soprano Daiana Melo (Rainha da Noite), o tenor Aníbal Mancini (Tamino), a soprano Camila Titinger (Pamina), a soprano Melina Peixoto (Papagena), o baixo-barítono Fellipe Oliveira (Papageno), a soprano Sylvia Klein (Dama), a soprano Fabíola Protzner (Dama), a mezzosoprano Aline Lobão (Dama), o tenor Geilson Santos (Monostatos), o tenor Lucas Damasceno (Sacerdote), o baixo Pedro Vianna (Sacerdote), e as cantoras Alicia Maciel (Gênio), Marcela Alves Bento (Gênio) e Bela Amy (Gênio) Camile Monteiro (Gênio). O baixo Stephen Bronk faz participação especial como o Orador. O responsável pela criação do cenário é Renato Theobaldo, que leva para o teatro toda a imponência de uma floresta lúdica e encantadora. A iluminação é de Fábio Retti, e os figurinos são assinados por Sayonara Lopes.

Em 1791, “A flauta mágica”, de Mozart, estreou no palco em um teatro de Viena, na Áustria. Mais de 230 anos depois, a obra continua reunindo musicistas e plateias no mundo. A saga do príncipe Tamino na tentativa de salvar a princesa Pamina ganhou uma nova roupagem nas mãos da atriz e cineasta Carla Camurati, que dirigiu a ópera apresentada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A Rede Minas foi conferir o espetáculo e abre o ano com a exibição, inédita na TV, do espetáculo.

O palco contou com um grupo de elite. Sob regência do maestro Silvio Viegas, a ópera é interpretada pela Orquestra Sinfônica, Coral Lírico de Minas Gerais e Grupo de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). No elenco, Sávio Sperandio, Daiana Melo, Aníbal Mancini, Camila Titinger, Melina Peixoto, Fellipe Oliveira, Sylvia Klein, Stephen Bronk e outras vozes do canto lírico.

Considerada um das obras-primas de Mozart e uma de suas últimas composições, “A flauta mágica” foi construída a partir do libreto de Emanuel Schikaneder. A obra é repleta de símbolos fantásticos que representam os desafios pelos quais o homem deve passar para sair do pensamento medieval em direção à luz do conhecimento. Na narrativa, os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade – motes da Revolução Francesa – transparecem em diversas passagens, se entrelaçando em alegorias baseadas no Iluminismo.

A ópera “A flauta mágica” vai ao ar domingo (01), às 22h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay. A exibição faz parte da programação especial da emissora na abertura de 2023. Também, nessa data, para festejar o novo ano, tem “Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento”, às 23h.

Serviço:
Domingo – 01/01
“A flauta mágica”, às 22h
“Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento”, às 23h

***INFORMAÇÃO E IMAGENS SOBRE O “REDE MINAS MEMÓRIA”, COM MILTON NASCIMENTO, 01/01, ÀS 23H, NO LINK:

https://bit.ly/redeminasnovidades

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here