domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasEmpresasA importância do check-up para a qualidade de vida

A importância do check-up para a qualidade de vida

Professora da Faseh aponta os benefícios dos exames preventivos

Além de um estilo de vida equilibrado, com prática regular de atividades físicas e de lazer, alimentação e hábitos saudáveis, a realização de exames preventivos periódicos é cada vez mais importante para a manutenção da qualidade de vida. Poderoso instrumento para diagnóstico precoce, o check-up permite detectar possíveis doenças antes mesmo de apresentarem qualquer sintoma.
A médica de família e comunidade, professora do curso de Medicina e Referência Técnica da Clínica Integrada de Saúde da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh, Neoma Mendes explica o que são estas avaliações periódicas. A rotina de ir ao médico e realizar exames clínicos, laboratoriais e de imagem necessários, ajuda a estreitar os laços com o médico de referência, a compreender mais sobre o processo saúde-doença, a conhecer mais a si mesmo e a refletir sobre seus hábitos de vida. Quando bem realizado, individualizado e dentro das evidências científicas, a avaliação beneficia na detecção precoce e preventiva de muitas doenças, facilita tratamentos mais efetivos”.
Segundo a professora, “as consultas de rotina se iniciam no nascimento. Depois de completar dois anos, essas visitas ao médico tornam-se mais esparsas. Mas é importante que, em cada ciclo de vida, a pessoa busque por avaliação médica para melhor compreender as mudanças e contextos da fase que vivencia. De modo geral, pessoas a partir de 35-40 anos devem realizar o check-up anualmente”.
Neoma Mendes evidencia que há diferenças entre os exames de rotina de homens e de mulheres, “pois para cada um há doenças mais prevalentes, por isso, direcionamos os exames preventivos de cada um. Contudo, infelizmente, homens ainda costumam fugir mais das consultas e tendem a procurar o atendimento médico apenas quando apresentam alguma doença estabelecida.”
Conforme ressalta a docente, é possível fazer o check-up pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Como médica de família, oriento que as pessoas busquem a unidade mais próxima da sua casa, conversem com a equipe, verifiquem como funcionam os fluxos de atendimento e a realização de exames. Faça a consulta médica, permita que seu médico conheça você, identifique suas necessidades de saúde e construa um plano de cuidados de acordo com sua faixa etária”, orienta.
Sobre a Faseh

Faseh – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre o seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso, e integra a Inspirali, maior ecossistema de educação médica do país, com 14 escolas em diversos estados do Brasil.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments