O INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias se une à Vale para uma iniciativa inédita: capacitar mulheres microempreendedoras que já atuam na gastronomia nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima. O curso “Quitandas mineiras: tradição que transforma” será gratuito, com duração de três meses, com aulas aos sábados nas cozinhas didáticas do INHAC. As vagas são limitadas e as interessadas devem se inscrever de 2 a 8 de maio, no formulário disponível na bio do Instagram @inhacbrasil.
O curso oferece uma formação especializada nas tradições culinárias mineiras, com foco nas quitandas — patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais — como oportunidade de geração de renda, fortalecimento da identidade regional e valorização da cultura local.
“Capacitar a mão de obra feminina local é fortalecer uma cadeia produtiva que vai além da cozinha: ela impacta o turismo, a hospitalidade e a gastronomia em Minas. São mulheres que já carregam saberes tradicionais e, com esse curso, terão ainda mais ferramentas para empreender com qualidade, gerar renda e transformar seus territórios. É uma ação de valorização da cozinha mineira que fortalece toda a cadeia produtiva do setor nas áreas atendidas pela Vale”, afirma Sarah Rocha, diretora executiva do INHAC.
Para a seleção das alunas, serão avaliados os seguintes critérios: mulheres acima de 17 anos; mães; egressas de escolas públicas; e moradoras de regiões atendidas pela Vale em Belo Horizonte e Nova Lima.
A iniciativa reconhece a importância das mulheres na cadeia produtiva da gastronomia e busca fortalecer o setor nas regiões contempladas. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no Instagram @inhacbrasil.
Mais sobre o INHAC
Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de gastronomia que tem como propósito a inserção produtiva de jovens no mercado. Oferece anualmente o Curso Técnico em Gastronomia, gratuito, com 80 vagas. O curso propõe uma metodologia inovadora, para além da formação técnica. É reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e tem carga horária de 960 horas. Integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), o INHAC conta com duas cozinhas-laboratório didáticas, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência. Juntos, formam um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC têm patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Cemig, Anglo American, AngloGold Ashanti, Sicoob, Geosol, EPO e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.