No dia 3 de março, o Havayanas Usadas convida os foliões a celebrarem o axé e a cultura afro-brasileira em mais um cortejo eletrizante. Desta vez, o bloco parte do tema “Eles Não Ligam Pra Gente”, inspirado nos 30 anos do clássico encontro entre Michael Jackson e Olodum no Pelourinho. O encontro conta com a participação especial de Sandra Sá, que interpretou canções que se tornaram verdadeiros hits da música brasileira.
O tema deste ano propõe uma reflexão sobre a invisibilidade e a luta da população negra no Brasil. Neste contexto, reforça a cultura e a arte como pilares de força e como ferramenta de protesto e de transformação social. O cortejo assim torna-se um encontro para juntar forças e celebrar a arte afro-brasileira.
Rodrigo Magalhães comenta: “A composição ‘They Don’t Care About Us’ diz sobre resistir e funciona como um canto de força para encarar as opressões diárias. No nosso cortejo, essa mensagem se traduz em batuques, cores e vozes que ecoam a beleza das tradições negras, que fazem parte da cultura brasileira e a tornam tão única”.
A partir do guia, nas sonoridades, o bloco vai mergulhar no Afro Pop. Grande expoente do gênero, a cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes será a grande homenageada do encontro. Além disso, os clássicos do axé music dos anos 80 e 90, que marcam a identidade sonora do bloco, seguem presentes. Vozes em alto astral vão de Edson Gomes a Daniela Mercury, de Bamda Mel a Timbalada, de É O Tchan a Jorge Ben Jor.
O som da Bahia, dos carnavais e da rua ecoa no cortejo. Surdos, repiques, caixas e percussões afro-brasileiras se misturam a congas, xequerê, agogô, teclado, guitarra e baixo, criando uma fusão sonora vibrante. O legado de blocos afro como Olodum e Ilê Aiyê também se faz presente nas levadas e nas construções rítmicas, que celebram a força, a alegria e a diversidade.
ENSAIOS ABERTOS
O Havayanas promove ensaios abertos gratuitos para aquecer os instrumentos e envolver a cidade no clima carnavalesco. Os encontros acontecem nas últimas segundas-feiras de fevereiro, às 19h, no espaço A Autêntica (17 e 24/2). Não é necessário retirar ingressos.
SOBRE O HAVAYANAS USADAS
O bloco de carnaval de Belo Horizonte Havayanas Usadas estreou em 2017 e, desde então, tem arrastado multidões para celebrar o axé e a cultura afro-brasileira. Criado por Peu Cardoso, Débora Mendes, Heleno Augusto, Rodrigo Boi, Daniel Melão, Cris Gil e Maurílio Badá, o bloco faz parte do movimento que, desde 2009, fortalece o carnaval de rua da cidade. Com desfiles memoráveis e temáticas que exaltam a música e a história afro-brasileira, o Havayanas Usadas se consolidou como um dos blocos mais importantes do carnaval mineiro.
SERVIÇO
Cortejo Havayanas Usadas 2025
Dia 3 de março de 2025
Concentração: 9h
Saída do cortejo: 10h
Local: Av. Andradas, 3700
Ensaios Abertos
Dia 17 e 24 de fevereiro
Local: A Autêntica
*Todos os eventos com entrada gratuita
Mais informações: @havayanasusadas