Especialista destrincha os pilares fundamentais para o sucesso e longevidade empresarial
Embora muitas pessoas que não estejam familiarizadas com o dia a dia empresarial não conheçam o seu significado, a governança corporativa é classificada como um conjunto de práticas que guiam as ações de uma empresa, visando uma atuação ética, transparente e eficiente. Sem necessariamente priorizar os lucros, seu objetivo é promover a satisfação dos diversos públicos que a instituição se relaciona.
Eder Carvalho, professor, escritor e sócio da Comrades Consultoria, Contabilidade e Treinamento Empresarial Ltda., empresa que presta consultoria e aconselhamento nas áreas de compliance, governança corporativa, auditoria interna e externa e contabilidade, ressalta a importância da adoção de um sistema de governança corporativa para pequenas e grandes empresas e quais são principais aspectos que devem ser seguidos ao estabelecê-lo. Segundo o especialista, eles são:
Transparência: É necessário que, em primeiro lugar, a gestão de uma empresa seja sempre transparente em relação a questões que envolvam seus participantes. “A transparência não abrange apenas os resultados financeiros, mas também as tomadas de decisão, os riscos e as complicações. A comunicação clara e transparente sobre as ações de uma organização evita conflitos e gera uma relação de confiança”, destaca.
Equidade: o tratamento de todos os stakeholders, isto é, os acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e qualquer outro público que se relacione com a empresa, de maneira igualitária e justa também é muito importante para o funcionamento pleno da empresa. ”Isso melhora os relacionamentos fundamentais para a manutenção dos serviços prestados pela organização”, completa.
Prestação de contas: também popularizada como Accountability, a prestação de contas, como parte da necessidade de transparência, é imprescindível. “Uma empresa respeitável deve prestar contas de maneira clara e organizada, minimizando a possibilidade de que ocorram corrupções internas e que partes internas e externas sejam prejudicadas”, declara.
Responsabilidade corporativa: é a atitude da empresa de reduzir os danos que sua atuação pode causar, sejam eles ambientais ou sociais. “Dessa maneira, é importante que seus gestores estejam cientes dos impactos gerados pelas ações e das medidas necessárias para mitigá-los”, diz.
Ainda segundo o especialista, a adoção de práticas de governança corporativa é imprescindível para toda empresa comprometida e que presta serviços de qualidade. “As organizações que ainda têm dúvidas sobre como criar parâmetros de governança, a contratação de uma consultoria especializada pode ser uma saída prática e eficaz”.
Comrades Consultoria, Contabilidade e Treinamento Empresarial Ltda.
Contato: (31) 9922-31010
eder.carvalho@
Instagram: @edercm @comradesconsultoria
LinkedIn: /edercm /comradesconsultoria
Fonte: Eder Carvalho, professor, escritor e sócio da Comrades Consultoria, Contabilidade e Treinamento Empresarial Ltda.