quarta-feira, dezembro 11, 2024
HomeNoticiasEmpresasBelo Horizonte integra calendário de ações de Sprite para limpeza...

Belo Horizonte integra calendário de ações de Sprite para limpeza de rios, praias e lagoas

Região da Pampulha vai receber, no dia 14 de setembro, a segunda ação de limpeza neste ano; realização é da Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com Blue Keepers e Beagá Limpa, Instituto Limpa Brasil, Pacto Global da ONU e Sprite

Em um esforço conjunto para enfrentar o desafio da poluição urbana, a Coca-Cola FEMSA Brasil – em parceria com Blue Keepers, Beagá Limpa, Instituto Limpa Brasil, Sprite e Pacto Global da ONU – vai realizar, no dia 14 de setembro (sábado), um mutirão de limpeza na região da lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte. A ação de conscientização ambiental começará às 9h, com concentração no Clube da Caixa (av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 17 – Pampulha). A comunidade local é convidada a participar e pode fazer inscrição on-line.

 

A iniciativa é parte de um projeto contínuo da The Coca-Cola Company por meio da marca Sprite, iniciado em dezembro de 2022, e que hoje inclui um calendário anual de ações de limpeza de rios, praias e lagoas em diversas cidades brasileiras. Nacionalmente, a coordenação estratégica das ações é realizada pelo Blue Keepers, um programa nacional da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) Rede Brasil, do qual a empresa é participante desde 2018. Cada cidade recebe três eventos de limpeza, mobilização e sensibilização, onde Sprite e Blue Keepers se unem para apoiar e fortalecer ONGs locais que já atuam na conscientização ambiental.

 

Em Belo Horizonte, a ação de limpeza na lagoa da Pampulha é coordenada pelo movimento social Beagá Limpa e pelo Instituto Limpa Brasil. A iniciativa conta também com a colaboração de outras instituições locais, como Florzinha Sustentabilidade, Óleo Verde, Eu Amo Minha Quebrada, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Cataunidos, Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade, Ah é lixo!?, Pomar BH, Grupo Amor Pet’s e Grupo de Voluntários Greenpeace Belo Horizonte.

 

A gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Bruna Porto, destaca a importância de iniciativas como essa para mobilizar a comunidade e reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. “A sustentabilidade é um dos nossos pilares. Esse projeto é uma forma de conscientizar e gerar impactos positivos nas comunidades em que atuamos, além de dar visibilidade ao papel de cada um de nós na construção de um futuro para nosso planeta”, declara.

 

Mundo sem resíduos

O projeto nasceu a partir de uma iniciativa sustentável da The Coca-Cola Company, que consistiu na mudança da embalagem de Sprite, substituindo o PET verde por uma versão transparente, com o objetivo de facilitar a reciclagem do material. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente os compromissos de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta e reciclagem de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

 

“Desde a década de 1990, realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens, que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis até programas como ‘Reciclar pelo Brasil’, ‘Recicla Solar’ e ‘sustentaPET’, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem, que, juntas, envolvem e apoiam diretamente mais de 460 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras, contribuindo para a coleta e reciclagem de milhares de toneladas de embalagens pós consumo anualmente. Nesse sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceano se conecta a esses programas e iniciativas à medida que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas, contribuindo para sua circularidade”, completa Rodrigo Brito.

 

Sobre o Blue Keepers 

O Blue Keepers é um programa nacional que busca a mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceano, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável do oceano, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.

 

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global da Organização das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU -Rede Brasil foi criado em 2003, e hoje a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.100 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

 

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no X, Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para obter mais informações, visite  www.coca-colafemsa.com.

Coca-Cola FEMSA Brasil – operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments