Home Noticias Cultura obracabada: a nova exposição de Ricardo Aleixo na Mitre Galeria

obracabada: a nova exposição de Ricardo Aleixo na Mitre Galeria

Poeta, performer, ativista cultural e imortal da Academia Mineira de Letras, Ricardo Aleixo apresenta seu processo criativo multifacetado em um conjunto inédito de obras, com curadoria de Natália Alves

0
218

Um processo de criação que se iniciou desde seus primeiros passos como poeta e mantém-se ainda agora resulta em “obracabada”, terceira mostra individual do poeta-artista Ricardo Aleixo, que tem início na Mitre Galeria na próxima quinta-feira, 12 de setembro. Com curadoria de Natália Alves, a mostra ficará em exibição até 11 de outubro, sendo a primeira exposição solo de Aleixo realizada em uma galeria comercial, explorando a interseção entre diferentes linguagens artísticas e refletindo a vocação interdisciplinar do artista, que ao longo de sua carreira vem desafiando as fronteiras entre poesia, artes visuais e música. Com seleção variada de trabalhos que abrangem desenhos, poemas caligráficos, os inovadores “poemantos” — uma forma de “arte vestual” criada por Aleixo que dialoga com Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica — e instalações de arte sonora.

Segundo a curadora Natália Alves, “no Brasil, onde registram-se fortes vínculos entre uma poesia aberta às investigações plástico-visuais e uma arte que lança mão do signo verbal, é imprescindível conhecer com profundidade a obra vigorosa desse artista-poeta que empenha-se, como um ‘radical a partir de si mesmo’, em fazer da invenção sua bandeira de luta.” Essa capacidade inventiva está presente em cada peça de obracabada, uma exposição que convida o público a refletir sobre as múltiplas camadas da criação artística contemporânea.

Multiartista, Ricardo Aleixo tem no hibridismo o seu lugar de expressão, com trabalhos que mesclam poesia, prosa ficcional, filosofia, etnopoética, antropologia, história, música, radioarte, artes visuais, vídeo, dança, teatro, performance e estudos urbanos. Eleito imortal pela Academia Mineira de Letras em 2024, é natural de Belo Horizonte e teve como estreia seu primeiro livro, “Festim”, publicado em 1992. Sua voz criativa influencia as artes intermídias não se limitando somente ao Brasil, tendo reconhecimento crescente em países como Estados Unidos, Portugal, França e México. Seu trabalho combina referências da tradição construtiva brasileira com influências Afro-Diaspóricas, revelando uma poética crítica e híbrida, ou, como descreve a curadora, uma “arte/poesia do ‘entre'”. Aleixo desafia as fronteiras estabelecidas entre as diferentes formas de expressão, produzindo uma “obra-pensamento” que, segundo Alves, desperta cada vez mais interesse por onde circula.

“A mostra é uma oportunidade de conhecer o vigor criativo de Ricardo Aleixo, um artista que, com sua genialidade, conquistou um lugar de destaque na arte nacional. Um criador nato, que se expressa independente de plataformas ou formatos, e traz temáticas e reflexões que são caras ao nosso tempo”,  apresenta o fundador da Mitre Galeria, Rodrigo Mitre. Esse conceito dialoga diretamente com o propósito da Galeria de trazer um novo olhar para arte contemporânea brasileira, contribuindo para um imaginário social diversificado e efervescente no país, com a firme crença na prática artística como um motor chave para a transformação positiva do indivíduo e da sociedade.

A exposição obracabada, de Ricardo Aleixo, fica em cartaz na Mitre Galeria (Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto), de 13 de setembro a 11 de outubro. Na noite de 12 de setembro, às 19h, haverá uma vernissage com a presença do artista.

 

 

Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo (Belo Horizonte, MG, Brasil, 1960. Vive em Belo Horizonte) é artista intermídia e pesquisador de literaturas, outras artes e mídias. Reconhecido como imortal da Academia Mineira de Letras, em junho de 2024. Recebeu da UFMG, em 2021, o título de Notório Saber, equivalente ao grau de doutor. Tem dezoito livros publicados, dentre os quais se destacam Modelos vivos (2010) e os mais recentes, Extraquadro (2021, um dos 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2022), Sonhei com o anjo da guarda o resto da noite (2022) e Campo Alegre (2022). Suas obras mesclam poesia, prosa ficcional, filosofia, etnopoética, antropologia, história, música, radioarte, artes visuais, vídeo, dança, teatro, performance e estudos urbanos. Já fez performances em quase todos os estados brasileiros e nos seguintes países: Argentina, Alemanha, Portugal, EUA, Espanha, México, França, Suíça e Angola. Tem obras expostas nas mostras permanentes Rua da Língua e Falares (Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, Brasil).

Mitre Galeria

A Mitre Galeria, fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, surge com o compromisso de contribuir para um imaginário social diversificado e efervescente no Brasil, e com a firme crença na prática artística como um motor chave para a transformação positiva do indivíduo e da sociedade. A galeria vem articulando propostas que ativam o cenário das artes contemporâneas em Minas Gerais, no Brasil e além, com um grupo de artistas de diferentes gerações, formações e práticas. Com um programa baseado em invenções estéticas que mudam perspectivas, provocando um reexame do passado e da imaginação do futuro, ao mesmo tempo que nos ancoram nas questões do presente, Mitre reafirma a sua busca por iniciar ações instigantes que nos conduzam ao desconhecido, abraçando o mistério como uma força vital. O ano de 2023 consolida a projeção global da galeria com a participação em importantes feiras e exposições. Entre elas, a exposição individual de Marcos Siqueira na Frieze, em Nova York, e a presença de destaque das artistas Luana Vitra na 35a Bienal de São Paulo e Isa do Rosário na Bienal de Liverpool. Em 2024, a galeria participou pelo segundo ano consecutivo da Frieze NY com um estande solo do artista Davi de Jesus do Nascimento, e ainda nesse ano a Mitre Galeria abre seu segundo espaço em São Paulo, no bairro Jardins, ao mesmo tempo em que expande suas atividades pelo mundo.

 

SERVIÇO

Exposição obracabada, de Ricardo Aleixo

13 de setembro a 11 de outubro
Abertura: quinta-feira, 12/09, a partir das 19h
Mitre Galeria: Rua Tenente Brito Melo, 1217 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG

https://mitregaleria.com/
Instagram: @mitregaleria
(31) 3567-0881

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here