Situada na Vila Dias, zona Leste de Belo Horizonte, a Casa Circo Gamarra surgiu em 2007, quando o artista argentino Diego Gamarra criou o espaço que, além de ser sua casa, passou a abrigar artistas em trânsito pela cidade, funcionando como uma espécie de hospedagem solidária, além de receber festas e exposições. Em março de 2024 a Casa Circo Gamarra abriu uma convocatória para residência artística nas áreas figurino e artes visuais. A artista selecionada para a atividade de figurino é a mineira Janaína Tábula, artista de múltiplas linguagens cujo trabalho atravessa as relações entre corpo, memória e performance. O resultado deste trabalho será apresentado ao público na Mostra Casa Circo Gamarra no dia 25 de Maio de 2024, a partir das 19hs.
Para a residência da Casa Circo Gamarra Janaína Tábula explora os conceitos de corpo-pele-memória tendo como material de pesquisa um conjunto de manequins presentes na casa circo que possuem desgastes aparentes, ausências de membros, marcas do tempo, e memórias inscritas nestes corpos e em suas “peles”.
“Essas marcas, ou melhor, cicatrizes, fazem um contraponto ao imaginário construído em torno de manequins que, historicamente, foram criados e impostos pela indústria da moda e da estética para formatar um modelo de corpo “padrão” que permanece até os dias atuais e que não compactuam com os corpos da vida real. Assim, interessa investigar a fragilidade desses corpos-manequins com suas cicatrizes, traumas, memórias e experiências e assim construir roupas e vestimentas que possam potencializar essas “peles repletas de memórias”. O resultado dessas investigações será apresentado em instalações na casa circo, contextualiza a artista.
Enquanto residência de figurino o processo abarca a CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO-ATELIÊ contendo as pesquisas realizadas por meio de desenhos, escritas, costuras, bordados e colagens a cerca das possibilidades de Pele e Memória; juntamente com o processo da confecção de figurinos para o Casal de Mestre de Cerimônia da casa. Além de Janaína Tábula, foi selecionada a artista Fabi Mouchrek para a residência de Artes Visuais. Todo esse processo plástico-afetivo e performativo, resultado da residência artística, funcionará como uma exposição que irá compor a Mostra Casa Circo Gamarra que é uma mostra do processo dos alunos que fazem os cursos na casa Circo.
Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023 – ESPAÇOS ARTÍSTICOS
Sobre a artista
Janaína Tábula, artista de linguagens hibrida investiga a relação entre corpo politico, performance, figurino e memória em uma relação expandida; Também desenvolve pesquisas e poética nos campos da mediação cultural, arte educação, moda consciente e artivismo pelos direitos humanos e em especial das mulheres; Iniciou sua jornada de um corpo político em suas regiões de origem (Brumadinho, Ibirité e Contagem (MG) com influência de seus pais (Adão e Zilda) e de suas matriarcas, avós parteiras e mãe guerreira. Está pós graduada em Gestão Cultural (UNA), graduada em Educação Artística pela Escola Guignard – UEMG e atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG/TU.
SITE: www.janainatabula.com.br
INSTAGRAM: @janaina_tabula
SERVIÇO:
Mostra Casa Circo Gamarra
DATA: 25/05/2024
HORA: 19H
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Vila Dias.
Entrada gratuita
Ficha Técnica:
Direção Dança: Letícia Oliveira
Direção Circo: João Santos
Direção Teatro: Rita Maia
Residência Artística: Fabi Mouchrek Janaína Tábula
Apresentador: Diego Gamarra
DJ: Rita Maia
Libras: Carol Mezanto
Iluminação: Alejandro Osi Gutierrez
Produção: Yasmine Rodrigues