Dando sequência ao seu plano de aliar inovação, desenvolvimento econômico com sustentabilidade, o Grupo EPO, por meio da Ampla Urbanismo, empresa focada exclusivamente em loteamentos e que possui alta expertise no mercado imobiliário mineiro, realiza uma série de ações ambientais no Jardim da Serra, bairro planejado que está sendo construído em Sete Lagoas.
Uma das ações de destaque realizadas foi o resgate e doação de mais de 40 espécimes de plântulas, que são pequenas plantas resultantes do desenvolvimento inicial do embrião. “Entre as espécies doadas estão a cagaiteira, macaúba, angico-vermelho e pata de vaca. Fizemos todo um estudo para recuperar e preservar as espécies vegetais nativas da região”, destaca Anamélia Santiago, gestora Ambiental da EngSet, empresa especializada em consultoria ambiental, responsável pelo projeto do Jardim da Serra.
Além disso, cerca de 10 exemplares de epífitas, como bromélias e orquídeas, foram resgatados e realocados em ambientes propícios ao seu desenvolvimento. “A empresa também contribuiu com a doação de, aproximadamente, 200 sementes, estabelecendo um banco de germoplasma, que são parte fundamental para impedir possíveis perdas de recursos genéticos, bem como a extinção de espécies, com variados espécimes, incluindo paineira, jatobá, jacarandá mimoso, pau terra, vinhático, entre outras”, detalha.
Todas as mudas e sementes foram doadas à Associação Cidade Limpa e Arborizada – Projeto Ciliar, o que reforça o comprometimento com a comunidade local e a sustentabilidade ambiental.
O Grupo EPO também implementou um Programa de Controle de Supressão da Vegetação, que seguiu rigorosamente as regulamentações ambientais em vigor na cidade. “Isso incluiu o afugentamento da fauna presente na área, bem como a qualificação ambiental dos fornecedores contratados para a destinação adequada da madeira resultante da supressão da vegetação”, conta Anamélia.
Já o Programa de Afugentamento e Resgate da Fauna, implementado pelo Grupo EPO, teve como objetivo monitorar e acompanhar as intervenções de supressão da vegetação para assegurar a migração natural da fauna para áreas adjacentes. “Quando necessário, foram realizadas operações de resgate e preservação da fauna local. Diversas espécies foram observadas e documentadas, incluindo cobra coral, cobra cipó, gavião carcará, anu preto, seriema, tatu-galinha e mico estrela”, conta a especialista.
Recuperação da histórica local – Na área onde está sendo desenvolvido o Jardim da Serra está presente a Lagoa da Chácara, que possui grande importância histórica para o município de Sete Lagoas, uma vez que ela é uma das sete que deram origem ao nome da cidade. Como contrapartida pela construção do empreendimento, o Grupo EPO está realizando obras de revitalização da lagoa.
Devido às condições geológicas e ao assoreamento natural, a lagoa está há mais de 40 anos seca. “Por reconhecer a sua importância para a cidade, a EPO apresentou um projeto para recuperar a lâmina d’água da lagoa e criar ao seu redor um espaço de contemplação em meio à natureza. Além desse valor histórico, a lagoa funcionará tecnicamente como uma bacia de retenção das águas das chuvas e irá despejá-las gradativamente no córrego do Diogo, o que diminuirá a probabilidade de alagamentos”, explica Bruna Azevedo, gerente de Projetos Urbanísticos do Grupo EPO.
As obras de recuperação da lagoa já foram iniciadas e a previsão é de que sejam finalizadas até dezembro de 2025. O projeto prevê, ainda, a preservação da mata adjacente à lagoa e aos cursos d’água presentes no terreno. Também serão criadas praças com espaços para playground, atividade ao ar livre e prática de esportes, além de um circuito de ciclovia e ciclorrotas interligando todos esses espaços.
“O intuito é promover uma integração de áreas de lazer, esporte e contemplação da natureza não só para os moradores do novo bairro, como também para a população do município e até atrair turistas de outras regiões”, pontua Bruna.
Um novo jeito de se viver – Guilherme Santos, diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo, destaca que o Jardim da Serra chegou ao município para ser plural, com um projeto de ocupação mista, tanto para construção de imóveis residenciais, quanto comerciais. “É um empreendimento sucesso de vendas que atingiu o marco de mais de 70% de lotes vendidos. Ele é inclusivo, pensado para atender a individualidade de quem deseja morar e investir. Um lugar para se conectar com o meio ambiente sem precisar ficar longe da urbanização, construído para os moradores ressignificarem o sentido de viver bem dentro da cidade”, destaca.
Com um aporte de, aproximadamente, R$ 50 milhões, o empreendimento está sendo construído em uma área de 75 hectares. Com o projeto, o Grupo EPO vai gerar uma média de R$ 240 milhões em negócios na cidade. O bairro aberto terá 395 lotes de 525 m² a 1.385 m², além de uma extensa área verde de mais de 200 mil m². Os lotes serão rodeados de área verde, com paisagismo criado a partir de espécies nativas da região. As mudas foram selecionadas para que, durante todo o ano, o Jardim da Serra esteja florido.
O Jardim da Serra está situado em um dos pontos mais nobres do município. É vizinho do Shopping Sete Lagoas e está entre as vias Prefeito Alberto Moura, Nações Unidas e a rua Cachoeira da Prata. O loteamento está entre o centro da cidade (a poucos minutos) e a Serra de Santa Helena, que também recebe shows, eventos culturais e gastronômicos.
O bairro será entregue com uma infraestrutura completa de água, luz, esgoto, rede elétrica, iluminação pública, ruas asfaltadas, passeios gramados e pavimentados. O Grupo EPO também fará o alargamento das três avenidas em que o bairro está inserido. Para garantir a diversão de todos e incentivar na adoção de hábitos saudáveis, o bairro terá diversas praças, pet play, pista de skate, esplanada e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre.
Para a comercialização do loteamento, o Grupo EPO firmou uma parceria com a empresa Domum, que é a responsável pela coordenação das vendas. Informações pelo (31) 99825-3864 e https://www.bairrojardimdaserra.com.br/.
Sobre o Grupo EPO
A força de uma marca referência em compromisso, inovação e sustentabilidade. É assim que o Grupo EPO tem sido reconhecido nessas três décadas de atuação no mercado da construção civil em Minas Gerais. São mais de 400 obras de alto padrão entregues e mais de 1.500.000 m² construídos com requinte e qualidade. O Grupo, fundado em julho de 1992, atua em diversos segmentos como residencial, imóveis comerciais, loteamentos e shoppings. Saiba mais em https://epo.com.br/.