quinta-feira, outubro 3, 2024
HomeEntretenimento26 a 29/09 - Semana Nacional do Surdo tem programação especial no...

26 a 29/09 – Semana Nacional do Surdo tem programação especial no Festival Acessa BH

Na semana de celebração do Dia Nacional do Surdo, Festival Acessa BH traz espetáculos que abordam desafios da comunidade surda. Entre eles está a peça "Língua", que será encenada na quinta-feira, 26 de setembro

O Festival Acessa BH chega à reta final com uma programação variada e acessível para todos os públicos. Já consolidado no cenário da cultura DEF, o evento mantém seu compromisso de promover a acessibilidade e ampliar a conexão com a arte. Até 29 de setembro, o Festival traz apresentações de teatro, dança, e intervenção urbana, todas gratuitas, com destaque para temáticas ligadas à surdez. Entre as atrações está a peça “Língua”, que será encenada na quinta-feira, 26 de setembro, às 20h, na Funarte, data em que se celebra o Dia Nacional do Surdo. A montagem, dirigida por Vinicius Arneiro, traz à tona os desafios e dilemas enfrentados pela comunidade surda, criando um espaço de reflexão sobre as barreiras comunicacionais e culturais que ainda persistem.

O espetáculo bilíngue Língua, apresentado em português e Libras, reflete sobre os desafios da comunicação e as barreiras culturais que muitas vezes surgem entre surdos e ouvintes. A peça integra de forma harmoniosa atores surdos e ouvintes, proporcionando uma experiência inclusiva e inovadora no palco”, explica Ademar Alves Jr., surdo oralizado e consultor do Festival. Para ele, a inclusão do espetáculo na programação reforça o empenho do Acessa BH na valorização da cultura surda. “A escolha de Língua para o dia 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos, é especialmente significativa. Essa data celebra as conquistas da comunidade surda no Brasil, marcando a luta pela inclusão, reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e melhores condições de vida, trabalho e educação. Ao exibir o espetáculo nesse dia, o Acessa BH reforça o compromisso com a valorização da identidade surda e promove um espaço de visibilidade e respeito à diversidade linguística e cultural”, completa.

Na sexta-feira, 27 de setembro, às 20h, o Acessa BH traz o espetáculo “Oi, eu estou aqui”, de Tathi Piancastelli, também na Funarte. Com uma abordagem pessoal, a apresentação trata das questões relacionadas à identidade e à inclusão de pessoas com deficiência, trazendo à tona temas como representatividade e visibilidade. Este é o primeiro espetáculo solo profissional atuado e coescrito por uma artista com síndrome de down. A jovem é atriz, empresária, palestrante, digital influencer, escritora e ativista. Multitalentosa, ainda criança Tathi foi inspiração para que Maurício de Sousa desse o nome de “Tati” a uma personagem da Turma da Mônica com síndrome de down.

O sábado, 28 de setembro, será marcado pela apresentação da Kinesis Companhia de Dança com o espetáculo “Escuta”, às 20h no Teatro Raul Belém Machado. A coreografia explora o ato de ouvir, abordando a escuta como um elemento importante nas relações humanas e no diálogo entre diferentes formas de comunicação.

No domingo, 29 de setembro, a programação começa cedo, às 11h, com a intervenção “Librário na Rua”, no Palácio da Liberdade. A iniciativa é resultado da oficina Librário, que acontece dias 27 e 28, e busca levar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o espaço público, usando lambe-lambes para apresentar expressões básicas em Libras.

O encerramento do festival será com o Sarau Todos Estão Surdos, às 19h no Teatro Raul Belém Machado. O sarau terá apresentações que discutem a comunicação em suas diversas formas, com foco na surdez, oferecendo ao público uma reflexão sobre o diálogo inclusivo. O grupo “Todos Estão Surdos” propõe neste sarau uma experimentação sonora pensada a partir do corpo surdo. Uma apresentação que mistura performances musicais em libras e a poesia sonora, privilegiando os sons de baixa frequência, percebidos primeiramente com o corpo, sendo a audição um fator secundário na apreciação musical deste sarau.

Quem patrocina o Festival Acessa BH

O Festival Acessa BH conta com o patrocínio master da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio do Itaú Unibanco, Redecard e Instituto Unimed-BH por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Grupo Zelo, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Conta, ainda, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, Funarte MG, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Sesc Palladium e Mercure. Uma realização da Vitral Bureau Cultural, Lais Vitral, Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução. 

Cemig: a energia da cultura 

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.   

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Grupo Zelo 

Nascido em Belo Horizonte há sete anos, o Grupo Zelo acredita e investe na diversidade e inclusão de forma constante.  A empresa escolheu apoiar o projeto Acessa BH desde o início, porque acredita que a promoção de ações como essa são essenciais não apenas na cena cultural, mas em todos os locais e situações. Comprometidos em apoiar iniciativas que refletem seus valores e contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, o Grupo Zelo reafirma seu compromisso em desenvolver um ambiente que valoriza a diversidade e promove a inclusão, tanto internamente quanto nas interações com a comunidade.

SERVIÇO

Festival Acessa BH

Data:  05 a 29 de setembro

Locais: Centro Cultural Unimed-BH Minas, Funarte MG, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade, Sesc Palladium e Teatro Raul Belém Machado

Entrada gratuita

Acessibilidade

  • Acessibilidade física nos locais, incluindo a permissão para transitar e permanecer nos espaços com cão-guia devidamente identificado (de acordo com a Lei nº 11.126/2005). O Palácio das Artes, o Palácio da Liberdade, a Funarte MG, o Centro Cultural Unimed-BH Minas e o Sesc Palladium possuem cadeira de rodas para empréstimo, se necessário.

  • Interpretação em Libras/Português, durante os espetáculos, integrada aos filmes, e nos bate-papos após algumas apresentações.

  • Legendas descritivas abertas em todos os filmes. 

  • Audiodescrição ao vivo durante os espetáculos, e integrada aos filmes.

  • Disponibilização de abafadores de ruído, espaços de respiro, sessões de filmes com portas abertas e luzes baixas.

Programação

Língua – Direção: Vinicius Arneiro – Dramaturgia: Pedro Emanuel e Vinicius Arneiro (RJ)

26/09 – Quinta-feira – 20h

Funarte MG

Duração: 70 minutos

Gratuito. Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro. 01 par por pessoa. 

Oi, eu estou aqui – Tathi Piancastelli (SP)

27/09 – Sexta-feira – 20h

Funarte MG

Duração: 40 minutos

Gratuito. Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro. 01 par por pessoa. 

Escuta – Kinesis Companhia de Dança (MG)

28/09 – Sábado – 20h

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado

Duração: 50 minutos

Gratuito. Retirada de ingressos 2 horas antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro ou pelo site da Sympla. 01 par por pessoa. 

Sarau Todos Estão Surdos (MG)

29/09 – Domingo – 19h

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi /Teatro Raul Belém Machado

Duração: 50 minutos

Gratuito. Retirada de ingressos 2 horas antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro ou pelo site da Sympla. 01 par por pessoa. 

Oficina Librário, com Flávia Neves (MG)

O Librário é uma Tecnologia Social para inclusão, um jogo que tem o propósito de ensinar Libras brincando. É formado por pares de cartas que possibilita dinâmicas lúdicas e uma infinidade de possibilidades de jogos inclusivos. Busca-se estimular o aprendizado da Libras e, consequentemente, viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes.

25 vagas / Inscrições encerradas

Aulas: 27 e 28 de setembro, das 10h às 13h

Local: Palácio da Liberdade

Intervenção Librário na Rua

29/09 – Domingo, 11h

Palácio da Liberdade

Librário na rua: Democratizando a Libras no Espaço Público” nasceu da iniciativa da equipe Librário de levar a discussão sobre a acessibilidade à comunicação para além das paredes das instituições de cultura e ensino. Reconhecendo a arte urbana como ferramenta poderosa de transformação social, o projeto utiliza lambe-lambes para apresentar à comunidade palavras e expressões básicas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de divulgar o aplicativo Librário, que facilita o aprendizado da Libras para ouvintes.

Conteúdo acessível para todos os públicos, com foco na sensibilização e inclusão.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments