quinta-feira, maio 23, 2024
HomeNoticiasCultura20/12 - Palestra da Academia Mineira de Letras mostra as confluências narrativas...

20/12 – Palestra da Academia Mineira de Letras mostra as confluências narrativas entre literatura e videogame

Que livros e obras literárias frequentemente viram filmes, ou mesmo games, todo mundo sabe. Mas será que o contrário é possível? Será que um videogame pode virar um livro? É esse o assunto da palestra “Narrativas em Confluência  – Literatura e Videogames”, apresentada pelo escritor e tradutor Ricardo Maciel dos Anjos na Academia Mineira de Letras. O público pode conferir o conteúdo disponível em vídeo a partir das 11h do dia 20 de dezembro, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra mostra como as relações entre literatura e os jogos eletrônicos não se limitam exclusivamente ao processo de adaptação de textos literários para as telas e universo digital, ou à incorporação de estratégias e elementos advindos do mundo dos games na literatura.

O palestrante explica que diálogos implícitos, afinidades indiretas, citações e travessias imprevistas também enriquecem o espaço destas relações, num movimento distinto dos descritos pelos estudos convencionais sobre adaptação.

“Assim como os videogames são influenciados e buscam inspiração nas obras literárias, vemos que, cada vez mais, a literatura encontra nos videogames novas formas de expandir suas fronteiras, formando uma teia de interações férteis, produtivas e instigantes”, ressalta Ricardo Maciel dos Anjos.

Sobre a palestrante

Ricardo Maciel dos Anjos é mestre em Literatura Comparada pela Queen Mary University of London e doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Escritor e tradutor, publicou dois livros da série de literatura fantástica Saga de um Mundo Despedaçado: O Continente Perdido e Depois do Fim, com um terceiro volume já concluído.

No campo da tradução, possui ampla experiência com textos literários de diversos gêneros e trabalhos acadêmicos de diferentes áreas. Também atuou como revisor de tradução de games na Testronic Labs, em Londres, e atualmente é um dos coordenadores da Tlön – Casa Literária, em Belo Horizonte, voltada para trabalhos de tradução, revisão e consultoria literária.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra online “Narrativas em Confluência  – Literatura e Videogames”, com Ricardo Maciel dos Anjos

 

Data: a partir de 20 de dezembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Participação  gratuita

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments