domingo, julho 14, 2024
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19ª CineOP movimentou Ouro Preto, gerou empregos beneficiou mais de 18 mil pessoas

Foram seis dias de programação intensa, abrangente e gratuita que transformou a cidade histórica de Ouro Preto com a realização da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto entre os dias 19 e 24 de junho, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Com conceito único e diferenciado no cenário audiovisual do país ao tratar cinema como patrimônio e a estruturar sua programação em três frentes temáticas – Preservação, História e Educação. A CineOP movimentou a cidade e atraiu centenas de turistas e profissionais do audiovisual e da educação.

Mais de 18 mil pessoas foram beneficiadas pela programação presencial da Mostra nesta edição e a programação online teve mais de 100 mil acessos com origem em 64 países diferentes. “A 19ª CineOP é fruto de um trabalho coletivo que conta com a atuação de uma equipe curatorial competente, com a participação de diversos profissionais do audiovisual, da preservação, da educação, com o trabalho de uma equipe compromissada e com investidores que acreditam na proposta da CineOP – juntos fazem desta 19ª edição um marco na história do cinema brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. Além de sua relevância cultural, a CineOP também gerou empregos e renda movimentou a economia local, beneficiou instituições sociais, integrou comunidades, bairros e distritos”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.

Na programação, foram exibidos 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas – (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens), vindos de 7 países (Brasil, Angola, Argentina, Benin Colômbia, França e Portugal) e de 18 estados brasileiros (AC, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RS, SC, SP) distribuídos em oito mostras: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Cine-Escola, Contemporânea e exibidos na TV UFOP, nas plataformas da CineOP e do Instituto Cultural Play. Foram 32 sessões de cinema com exibições de filmes para todas as idades em dois cinemas instalados especialmente para o evento: o Cine-Praça, ao ar livre, na Praça Tiradentes (plateia de 500 lugares); e o Cine-Teatro, no Centro de Convenções (plateia de 510 lugares). 

O perfil amplo da Mostra permitiu muitos cruzamentos e reflexões de pontos de vistas, perspectivas, abordagens, evidenciando o quanto pensar e difundir a preservação audiovisual tem enorme impacto sobre saberes aparentemente tão consolidados como a história do cinema brasileiro. O 19ª Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais brasileiros reuniu mais de 150 profissionais do setor da preservação e representantes de instituições de guarda e enfocou a importância de assegurar no presente, o futuro da preservação audiovisual. Já Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino – Rede Latinoamericana de Cinema, Audiovisual e Educação contou com uma atuação coletiva de profissionais que contribuíram na consulta online, integraram grupos de trabalho e debates no formato presencial, para juntos elaborarem uma proposta de Plano Nacional de Cinema na Escola.

Na Temática Histórica enfocou o “Cinema de Animação no Brasil: uma perspectiva histórica”, gênero que há mais de um século resiste e sobrevive e apresenta estilos, técnicas, criatividade, diversidade de produção e reuniu mais de 30 animadores que participaram das sessões de cinema e rodas de conversa.

Ao todo, a CineOP contou com a participação de 120 profissionais do audiovisual, da educação, da cultura no centro de 34 debates e rodas de conversa. Destaca-se a participação de quatro convidados internacionais de 3 países – Argentina, Colômbia, Chile.

Um dos destaques da programaçãé a realização do programa Cine-Expressã– A Escola vai ao Cinema, que acontece desde a primeira edição do evento com a oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates e elaboração de material pedagógico para o professor trabalha os temas dos filmes assistidos na sala de aula. Foram beneficiados 3.500 alunos da rede pública de ensino, com faixas etárias entre 5 e 17 anos, de 18 escolas. Foram sete sessões Cine-Escola, com a exibição de 12 filmes  A iniciativa tem o propósito de usar o audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar. e busca conscientizar e envolver a comunidade educacional, incentivando o uso do audiovisual nas escolas para enriquecer o aprendizado e fomentar o pensamento crítico.

O Programa de Formação ofereceu 10 atividades formativas – sete oficinas e três masterclasses – que certificaram mais de 250 alunos – questão vital para o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira.

, foi realizada a Festa Junina da CineOP que reuniu grupos artísticos e instituições sociais e filantrópicas da cidade. Dois grupos de quadrilha da

Outra atração de destaque na programaçãé a Mostra Valores – iniciativa que renova seu compromisso e vínculo com a cidade de Ouro Preto. Promoveu pelo terceiro ano consecutivo, a Festa Junina da CineOP que apresentou ao grupos de quadrilha: o Arraiá da Rua Grande (Distrito de Antônio Pereira) e a Quadrilha Pé de Moleque. A Festa Junina da CineOP beneficiou quatro instituições sociais e filantrópicas de Ouro Preto que comercializaram produtos típicos em barraquinhas instaladas para atender o evento.

A CineOP coloca o cinema em diálogo com outras artes – foram lançados 26 livros, além de promover 19 atrações artísticas – cortejo da arte, exposição, performance, djs e shows numa conjugação de sons, imagens e movimento.

Para realizar a 19ª CineOP, a Universo Produção contratou mais de 150 empresas para prestação de serviços, gerou mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Contratou 18 estabelecimentos comerciais na cidade de Ouro Preto, sendo nove hotéis e pousadas e nove restaurantes para atender a demanda logística do evento, aquecendo a economia da cidade.

A CineOP contou com cobertura jornalística presencial de 47 jornalistas de 36 veículos de imprensa. A campanha de divulgação do evento alcançou mais de 2, 2 milhões de usuários únicos nas redes sociais da Mostra.

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Mostra audiovisual pioneira desde sua criação (2006) a enfocar o cinema como patrimônio em intercâmbio com o mundo e reafirma anualmente seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação, presta homenagens, realiza exibição de filmes brasileiros e internacionais – longas, médias e curtas – oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e promove anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, aproveitar as atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

  • ABERTURA OFICIAL

  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS

  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS

  • HOMENAGEM

  • MOSTRINHA

  • MOSTRA VALORES

  • SESSÕES CINE-ESCOLA

  • 19o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS

  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XVI FÓRUM DA REDE KINO

  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA

  • OFICINAS

  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL

  • EXPOSIÇÃO

  • LANÇAMENTO DE LIVROS

  • CORTEJO DA ARTE

  • SHOWS

  • FESTA JUNINA DA CINEOP

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: cineop universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: ITAÚ, AYMORÉ, CEMIG e CAIXA
Parceria Cultural: PREFEITURA DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, SESC EM MINAS E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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