quarta-feira, maio 22, 2024
HomeNoticiasCultura16 a 2010 - Videoclipe-se Festival realiza primeira edição de 16 a...

16 a 2010 – Videoclipe-se Festival realiza primeira edição de 16 a 20 de outubro.

Projeto celebra os talentos da música e do audiovisual através de mostra competitiva, premiação para os melhores videoclipes independentes do país, produção de videoclipes e atividades formativas.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público

A Limonada realiza a 1ª edição do Videoclipe-se Festival que vai colocar em cena trabalhos de produtores, videomakers e artistas musicais independentes de todo o país por meio de produções audiovisuais. O evento está marcado para os dias 16 a 20 de outubro e a programação conta com quatro masterclasses on-line, gratuitos e abertos ao público; lançamento dos dois videoclipes produzidos pela Limonada para as artistas contempladas pelo edital, e a “Mostra Competitiva” que premiará três videoclipes nas categorias “Melhor Videoclipe com temática de Diversidade”, “Melhor Videoclipe Filmado em BH” e “Melhor Videoclipe”. O público também poderá escolher o “Melhor Videoclipe Júri Popular”. A votação está aberta e pode ser feita até o dia 18/10 no site http://www.videoclipesefestival.com.br/vote-agora/.

Essa iniciativa valoriza os profissionais da música e do audiovisual. Nosso objetivo é fomentar a indústria cultural, gerando oportunidades para artistas independentes  da música e também exercitando todo o poder criativo do audiovisual. Vale lembrar que o Festival dá preferência a clipes que exploram técnicas cinematográficas: roteiro, direção de arte, fotografia, ou seja, que vão além de imagens de músicos apresentando-se em shows ou tocando em estúdio”, explica Carol Silva, diretora criativa da Limonada Audiovisual, realizadora do Festival. Todas as atividades do Festival contarão com tradução simultânea em LIBRAS. O Videoclipe-se Festival é apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os videoclipes participantes da “Mostra Competitiva” foram lançados a partir de 2022 e os vencedores serão conhecidos no dia 20 de outubro às 19h, durante a live de encerramento no youtube com apresentação do multiartista mineiro, Kdu dos Anjos. O valor de cada prêmio corresponde a R$500,00 (quinhentos reais).

Além da premiação dos videoclipes, serão lançadas as duas obras realizadas na categoria “Produção de Videoclipes” que contemplou duas artistas independentes de Belo Horizonte com a produção completa de um videoclipe para sua música original. A seleção foi feita em maio deste ano conforme edital divulgado na época. “É sempre muito bom poder contar histórias e criar conexões entre imagem e sons. E poder fazer isso ao lado de artistas mulheres e pretas é ainda muito mais maravilhoso. É incrível fazer parte desse acontecimento lindo que é o Videoclipe-se Festival. Vida longa ao projeto e um salve à Secretaria Municipal de Cultura de BH que fomenta essas atividades tão potentes no nosso município”, diz Leonardo Fonseca, diretor criativo dos videoclipes produzidos pelo festival.

Quatro masterclasses on-line também estão na programação: Direção Criativa com Leo Fonseca na segunda-feira (16/10) às 19h, Direção de Arte para Videoclipes com Taisa Campos na terça-feira (10/10) às 19h, Roteiro de Videoclipes com Samuel Fávero na quarta-feira (18/1) às 19h e Montagem e Edição de videoclipes com Guilherme Jardim na quinta-feira (19/10) às 19h. O acesso às masterclasses e a live de encerramento é gratuito através do canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/@videoclipesefestival

Empoderadas

Além da Mostra Competitiva, o Videoclipe-se Festival conta com mais uma linha de premiação: a categoria Produção de Videoclipes que contemplou duas artistas independentes de Belo Horizonte com a produção completa de um videoclipe para sua música original.

Uma das selecionadas é Ynaê Eliza, cantora e comunicadora em formação. Ela tem 22 anos, nasceu na zona norte de Belo Horizonte e, por esse motivo, também é conhecida como Mel da Norte. Envolvida na cena  hip hop, a artista agregou a cultura ao seu estilo de vida a partir da identificação e a necessidade de expressar suas narrativas e posicionamentos através da arte. Em sua música NEON, Ynaê fala sobre empoderamento a partir de situações vividas em sua própria vida. O videoclipe foi filmado no Mira Centro Cultural, rooftop no 25º andar na Praça Sete e contou com uma equipe de mais de 25 pessoas entre técnicos e figurantes. Além disso, foram realizadas filmagens externas, na Zona Leste de Belo Horizonte.

Com a música PRETA, Lylah também foi contemplada para a produção de um videoclipe. Cantora, compositora, microempreendedora, produtora da arte e cultura, estudante de licenciatura em música, graduada em administração de empresas, Lylah é uma das primeiras mulheres negras e LGBTQIAPN+ a exercer o ofício de luthier em Minas Gerais. Em PRETA, Lylah entoa um mantra de coragem e poder para mulheres pretas. Filmado na FUNARTE, o videoclipe contou com a presença da família da artista como figurantes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16 de outubro (segunda-feira)

19h – Direção Criativa com Leo Fonseca

Da ideia à execução. Qual é a função do diretor criativo? Na masterclass de direção criativa, serão abordados os conceitos e princípios fundamentais para a direção de um videoclipe. Também serão compartilhadas informações sobre as diversas etapas da construção criativa de um clipe: da análise de um roteiro à pós-produção.

Minibio: Leonardo Fonseca é cineasta com sólida experiência em filmes autorais e institucionais, Graduado em Produção Multimídia pelo UNIBH, sua especialização em cinema veio com cursos livres de formação, cursos de extensão, oficinas, workshops e mostras. Diretor e Produtor de projetos variados, que vão de clipes musicais a filmes autorais e corporativos, Leonardo já esteve junto a diversas produtoras como Limonada, Olada Audiovisual e Conspiração Filmes. Em 2022 lançou seu primeiro média-metragem “Quando a casa vira rua”. Atualmente está em pós-produção com dois videoclipes de artistas mineiros e pré-produção da série documental Ritmos de Minas.

Dia 17 de outubro (terça – feira)

19h – Direção de Arte para Videoclipes com Taisa Campos

Na masterclass serão apresentados alguns princípios da direção de arte e cenografia para videoclipes. Será feito um estudo das diversas etapas de criação do universo visual de um vídeo clipe: da leitura e análise de um roteiro à transposição da música para o plano audiovisual, passando pela escolha das locações, dos objetos de cena  e relação com o figurino.

Minibio: Taísa Campos é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MG, em Design de Produtos pela UEMG e mestre em Cenografia pela UPF (Espanha). Com um perfil multidisciplinar, tem participações em projetos de teatro, televisão e cinema. É sócia fundadora da Tato Oficina Cenográfica onde atua como cenógrafa e diretora de arte, realizando do projeto a execução de demandas nos mais diversos formatos. Além disso, forma parte da equipe da Immagini Animation Studios como coordenadora de produção e, como docente, da Oficina Cine Vida.

Dia 18 de outubro (quarta-feira)

19h: Roteiro de Videoclipes com Samuel Fávero

O videoclipe é um lugar maravilhoso para a imaginação fluir com liberdade para criar e propor novas estéticas. Como então organizar as ideias? Com a oficina de roteiro de videoclipes, Samuel Fávero, da Almanaque Filmes, divide um pouco de seu método de criação e roteirização, elaborado e aprimorado em mais de 15 obras assinadas pelo artista.

Minibio: Samuel Fávero é diretor, produtor e roteirista na Almanaque Filmes. Realizou mais de 15 videoclipes e videomusicais para artistas LGBTQIA+ independentes e foi indicado na categoria Inovação em Videoclipe Nacional no Music Video Festival 2021 (m-v-f 2021) com Chapadô, do artista paulista Lutty. É artista participante do programa Lab Cultural 2023 do BDMG Cultural, onde desenvolve pesquisa em arte queer e a relação entre corpo, cidade e desejo.

Dia 19 de outubro (quinta-feira)

19h: Montagem e Edição de videoclipes com Guilherme Jardim

A Masterclass de Montagem e Edição para Videoclipes será ministrada por Guilherme Jardim, e apresentará todas as etapas conceituais e práticas da pós-produção com análise detalhada do videoclipe “Ode à Dalí” do artista Omar.

Minibio: Guilherme Jardim, mineiro natural de Teófilo Otoni, atua como diretor, roteirista, montador, produtor e professor. Seus curtas-metragens “DOIS” e “tinha tempo que eu não via o mar” foram exibidos e premiados em diversos festivais de cinema. Com mais de 20 videoclipes produzidos, foi finalista no m-v-f awards 2021 na categoria “Inovação em Vídeo Nacional” com o videoclipe musical Chapadô, o qual dirigiu e roteirizou. Atualmente, está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem, intitulado “Transmachine”, e é sócio-fundador da produtora Almanaque Filmes.

Dia 20 de outubro (sexta-feira)

19h: live de encerramento do 1° Videoclipe-se Festival

Apresentação Kdu dos Anjos

Divulgação dos videoclipes vencedores e lançamento dos clipes “Neon” de Ynâe e “Preta” de Lylah!


Limonada
A Limonada é uma produtora audiovisual que atua no mercado desde 2012, criando conteúdos plurais e diversos. Sediada em Belo Horizonte, a produtora é focada no desenvolvimento e produção de conteúdos originais como curtas e longas-metragens e outros formatos como documentários, reality shows, séries de ficção e de variedades.

Serviço:

Videoclipe-se Festival

16 a 20 de outubro (segunda à sexta-feira) sempre às 19h

O acesso às masterclasses e a live de encerramento é gratuito através do canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/@videoclipesefestival

As atividades contarão ainda com tradução simultânea em LIBRAS, visando atrair o maior público possível.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments