sábado, julho 27, 2024
HomeNoticiasCultura06 a 09/06 - “É Tudo Verdade” exibe premiados no Memorial Vale

06 a 09/06 – “É Tudo Verdade” exibe premiados no Memorial Vale

Festival de documentários apresenta vencedores no Museu Sessões gratuitas de 6 a 9 de junho

O Memorial Vale recebe pela primeira vez a única itinerância da 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, o principal evento dedicado ao audiovisual não-ficcional da América Latina. Serão exibidos todos os nove filmes – brasileiros e internacionais – que venceram ou receberam menções dos dois júris oficiais do evento, cuja edição competitiva aconteceu de 3 a 14 de abril passado em São Paulo e Rio de Janeiro.

Os títulos premiados, de longa e de curta-metragem, terão sua estreia em Belo Horizonte, no Memorial Vale, localizado na Praça da Liberdade, em sessões gratuitas de 6 a 9 de junho. A abertura acontece dia 6, quinta-feira, às 19h30 com a exibição do filme “Tesouro Natterer”, de Renato Barbieri, vencedor da competição brasileiras de longas-metragens de 2024. O documentário remonta o período e o trabalho do naturalista austríaco Johann Natterer no Brasil de 1817. Ele veio como membro da Expedição Austríaca e foi o responsável por uma coleção de mais de 50 mil objetos, compondo o maior acervo etnográfico sobre os povos indígenas do Brasil.

A sessão de abertura será apresentada pelo diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki, e por Barbieri. A retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes do evento, sendo apenas um ingresso por pessoa.

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

A 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Itaú e da Desenvolve SP, parceria do SESC-SP, apoio cultural do Galo da Manhã, SPCINE e Itaú Cultural. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).

A convite da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o É Tudo Verdade é um festival classificatório para a disputa do Oscar de melhor longa documental e de melhor documentário de curta-metragem. Os quatro vencedores das competições oficiais brasileira e internacional qualificaram-se diretamente a inscrição para o Oscar 2025.

Sexta-feira, 07 de junho

Na sexta-feira, 7 de junho, às 14h, será realizada uma atividade formativa conduzida pelo diretor do filme de abertura (Tesouro Natterer), Renato Barbieri, com o tema Cinema Social de Impacto. Para participar é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência e as vagas são limitadas.

Às 16h30 serão exibidos os dois curtas-metragens brasileiros distinguidos pelo júri deste ano. Contemplado com a menção honrosa, “Aguyjevete Avaxi’i”, da diretora Kerexu Martim, traz a celebração da retomada do plantio do milho na aldeia Kalipety. O local, antes uma área seca e degradada, foi reocupado e transformado pelos Guarani m’bya em 2013. O segundo título da sessão é o vencedor da competição de curtas brasileiros, “As Placas São Invisíveis”, de Gabrielle Ferreira, no qual cinco estudantes negras cotistas revelam o que é estar dentro de uma das instituições de ensino mais elitizadas do país.

Sábado, 08 de junho

Dois destaques da competição internacional de longas-metragens serão exibidos estão no sábado, 8 de junho. Uma das menções especiais do júri internacional, “Diários da Caixa Preta”, da diretora japonesa Shiori Ito, retrata a batalha enfrentada pela cineasta após tornar público o fato de ter sido estuprada por um dos mais célebres jornalistas do país. Sábado, às 14h.

A produção alemã “Cento e Quatro”, de Jonathan Schornig, foi a grande vitoriosa da competição internacional do É Tudo Verdade 2024. A emergência da crise de imigração no Mediterrâneo é retratada pelo acompanhamento por seis câmeras de uma operação humanitária de resgate em alto mar. Sábado, 16h.

Domingo, 09 de junho

A programação do domingo, dia 9, será aberta às 11h, pela exibição dos três curtas-metragens distinguidos pelo júri. Dois receberam menções especiais.

A primeira das menções foi atribuída a “Como Agradar”, da diretora Elina Talvensaari, que tem retrata o iraquiano Wed al-Asadi e sua experiência kafkiana com o labirinto do sistema de asilo finlandês. A segunda ficou com “Parentesco Indesejado”, filme alemão dirigido pelo bielorusso Pavel Mozhar, com relatos das vítimas civis da ocupação russa e bielorrussa da Ucrânia.

Encerra a sessão o vencedor da competição de curtas internacionais. Dirigido pela costarriquense Kim Torres, “Só a Lua Entenderá” captura numa narrativa híbrida o que significa crescer num lugar como Manzanillo, cidade no litoral caribenho da Costa Rica.

A seleção especial do É Tudo Verdade no Memorial Vale apresenta na sessão de encerramento, às 14h, o segundo longa-metragem contemplado com uma menção especial. “Zinzindurrunkarratz”, do espanhol Oskar Alegria, é um “road movie” experimenta que revisita a história familiar buscando refazer o caminho que os pastores da sua cidade faziam para chegar às montanhas.

Serviço:

É TUDO VERDADE 2024 – 29o. FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

Nove títulos premiados da mais recente edição.

Direção: Amir Labaki

Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita.

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments