domingo, outubro 6, 2024
HomeNoticiasCulturaVênus e Adônis, ópera será encenada no dia 16 de julho, domingo,...

Vênus e Adônis, ópera será encenada no dia 16 de julho, domingo, no Cine Theatro Brasil

A Academia de Ópera Virtuosi apresenta “Vênus e Adônis”, ópera barroca em 3 atos, composta pelo inglês John Blow em 1683. Considerada a primeira ópera escrita na Inglaterra, a obra se baseia no mito de “Vênus e Adônis”, que narra a trágica história de amor entre Vênus, a deusa do Amor da Grécia Antiga, e Adônis, um belo e jovem mortal. A montagem terá a presença de 6 solistas, coro, orquestra e corpo de baile. A apresentação acontece no dia 16 de julho, domingo, no Cine Theatro Brasil.

“Será uma academia de ópera, para a qual escolheremos alunos bolsistas. Os ensaios serão entre os dias 4 e 14 de julho no Conservatório da UFMG”, conta Ederson Urias, diretor da Virtuosi. A Academia de Ópera é um projeto educativo em que músicos profissionais e alunos se juntam para montar uma ópera. “Para esta edição, escolhemos a ópera “Vênus e Adônis” de John Blow, que tem uma hora de duração e é bastante indicada para jovens em período de formação musical” completa. Serão selecionados 25 bolsistas, que formarão orquestra, coro e ballet.

A apresentação será acessível a deficientes visuais, através de sistema de audiodescrição. Antes, acontece uma oficina educativa para deficientes visuais sobre os instrumentos da orquestra.

A Direção Artística de Vênus e Adônis é de Diego D’Almeida, professor doutor de canto lírico da Escola de Música da UEMG. Já a produção é da Virtuosi Produções. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Centro Universitário UNA.

Ficha técnica

Coro, Orquestra e Corpo de Baile da Academia de Ópera Virtuosi

Regência: André Brant

Coreógrafo: Rodrigo Antero

 

Solistas:

Vênus: Daiana Melo (Soprano)

Adônis: Diego D’Almeida (Barítono)

Cupido: Sérgio Anders (Contralto Masculino)

 

Equipe de Produção:

Direção Artística: Diego D’Almeida

Direção de Produção: Ederson Urias

Direção Vocal: Sérgio Anders

Direção Cênica: Francisco Mayrink

Direção de Arte: Isabel Galéry

Iluminação: Bruno Cerezoli

Design Gráfico: Júlio Palhares

 

Serviço

Local: Cine Theatro Brasil

Data: 16 de julho

Horário: 19h

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) (https://cinetheatrobrasil.com.br/programacao/venus-e-adonis-opera-de-john-blow/)

www.virtuosi.mus.br

https://www.instagram.com/virtuosiproducoes

 

Sobre a Virtuosi

Fundada em 2012, em Belo Horizonte, a Virtuosi Produções se dedica a trazer o melhor da Música de Concerto para os palcos de Minas Gerais e do Brasil. O grande destaque da sua programação anual é a série “Concertos Virtuosi”, que apresentou grandes atrações internacionais, como as pianistas Maria João Pires (Portugal) e Valentina Lisitsa (Ucrânia). Nesta série também se apresentam o Coro e a Orquestra Virtuosi, grupos criados pela Virtuosi Produções, compostos por mais de 40 cantores e instrumentistas profissionais de Belo Horizonte, que apresentam grandes obras do repertório sinfônico-coral.

Ocupando sempre os principais palcos da cidade, como os Grandes Teatros do Palácio das Artes, Sesc Palladium e Cine Brasil, a Virtuosi já apresentou várias produções de óperas, como Bastien und Bastienne (W. A. Mozart) e Dido e Eneas (Purcell), além de festivais, como o Pianofest, Cravo e Cantigas, Movimento Violão/BH e inúmeros recitais solo e de câmara.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments