O Centro Universitário UniBH, integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, acaba de ganhar seu Complexo Gastronômico. A inauguração, que acontece no próximo dia 12 de novembro em um evento que contará com a presença de autoridades e grandes nomes da gastronomia e hotelaria da capital, servirá como espaço para as atividades práticas do curso de Gastronomia, implantado recentemente em parceria com o renomado instituto francês Le Cordon Bleu, também integrante do Ecossistema no Brasil.
Com a inauguração do espaço, os alunos terão uma experiência de aprendizagem ainda mais completa e necessária para o exercício da profissão. “O curso de Gastronomia do UniBH tem um modelo acadêmico inovador, já seguido por outras instituições do Ecossistema Ânima, com unidades curriculares ministradas com o Le Cordon Bleu, reunindo técnicas culinárias que valorizam a riqueza de ingredientes, a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos detalhes. Para tanto, foi desenvolvida uma estrutura física completa e com todos os recursos necessários para que essa expertise seja desenvolvida na prática” destaca Rosa Moraes, embaixadora de turismo e hospitalidade da Ânima Educação.
Instalado em um pavimento de 695m², o Complexo Gastronômico do UniBH conta com uma cozinha de demonstração de 110m², duas cozinhas práticas, além de cozinha de preparo, câmaras de resfriamento e congelamento, e muito mais. O curso, um bacharelado de três anos, conta com matriz curricular que vai além do ensino culinário. Abrangente e inovador, o conteúdo inclui estudos de gestão e negócios específicos para a área de alimentos e bebidas e hospitalidade, preparando o aluno de forma completa para os desafios do mercado. Além da prática culinária, os estudantes poderão realizar simulações de atividades em restaurantes, eventos, entre outros.
“Estamos felizes com essa entrega para Belo Horizonte. Com essa formação, os profissionais sairão preparados para se destacarem no mercado, trazendo consigo não apenas o prestígio de uma formação de alto nível, mas também a capacidade de gerir e inovar no setor. O curso do UniBH, em parceria com o Le Cordon Bleu, agrega um valor internacional, contribuindo para a rápida inserção dos egressos no mercado de trabalho tanto no Brasil, quanto no exterior”, conta Rafael Ciccarini, vice-presidente de Comunicação e Novos Negócios da Ânima e reitor do UniBH.
Ensino que cruza fronteiras
Para ministrar as aulas do novo curso, os professores do UniBH foram capacitados e certificados pelo Le Cordon Bleu.
O curso, no entanto, propõe adaptações ao contexto local, tendo em vista um conhecimento multifacetado de técnicas e tendências de mercado. “O Le Cordon Bleu não está falando apenas sobre culinária. Para o bom ensino da Gastronomia é essencial começar com as técnicas, com o básico, e só depois partir para as receitas. O estudante aprenderá a trabalhar com os produtos locais através desse processo. O que o Le Cordon Bleu está fazendo, junto com o UniBH, é adaptar sua metodologia à culinária e aos produtos de Minas Gerais” explica chef Patrick Martin, diretor executivo e técnico do Le Cordon Bleu Brasil.
Ele ainda destaca sobre a importância da cozinha mineira para o mercado global. e o impacto que o curso vai gerar, várias por meio da formação de novos profissionais. “Belo Horizonte tem muita história e uma boa qualidade de vida. É uma cidade alegre e considero uma das melhores do mundo, com ótimos restaurantes e muita hospitalidade. Estamos felizes com essa iniciativa e vamos formar a nova geração de cozinheiros, gerentes, líderes empresariais e outros profissionais para a cadeia da hospitalidade. Esse é o nosso objetivo: ensinarmos a gastronomia além da cozinha”, conclui.