No dia 10 de março de 2024, o UniBH completa 60 anos de sua existência. Considerado pelo terceiro ano consecutivo como o Melhor Centro Universitário privado de Belo Horizonte pelo Ministério da Educação (MEC), ele segue escrevendo sua importante história como uma das mais tradicionais instituições de ensino da capital, sem perder de vista o caráter inovador e proximidade com a comunidade.
Referência em qualidade acadêmica e extensão universitária e consciente de seu papel comunitário, o UniBH dispõe de uma vasta gama de projetos que integram ensino, pesquisa e extensão, aliados à mais completa e moderna estrutura física. Ao estabelecer parcerias com a comunidade do seu entorno, empresas e órgão públicos, o centro universitário desenvolve ações que beneficiam especialmente a população carente, com mais de mil atendimentos mensais prestados gratuitamente, além de importantes projetos ligados à sustentabilidade. “O UniBH se preocupa com a completa emancipação da sua comunidade. Isso tange não apenas à formação acadêmica, mas à formação humana e social, bem como à oferta de ferramentas para que as pessoas se desenvolvam plenamente”, destaca Pedro Coutinho, diretor do UniBH.
História
Fundado em 1964 por um grupo de 30 professores, o UniBH começa a sua história como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH), tendo como mantenedora a Sociedade Cultural de Belo Horizonte que, logo depois, tornou-se Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac-BH). Desde 2009, o Centro Universitário passou a integrar a Ânima Educação – maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. Atualmente, o UniBH oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, além de contar com um Complexo Veterinário, Clínica Integrada à Saúde e Núcleo de Práticas Jurídicas que prestam serviços à comunidade.
De acordo com Rafael Cicarini, reitor do UniBH, o Centro Universitário e a Ânima estão na vanguarda do que há de mais moderno em conexão entre tecnologia e sustentabilidade. “Pensar o futuro do UniBH é também pensar no futuro do Buritis e da própria cidade de Belo Horizonte. Despontaremos como uma instituição que, por meio da sua cultura inovadora, trará soluções de ponta para os desafios, não só do meio acadêmico, mas de toda a sociedade. Esse talvez seja o ponto principal quando a gente pensa numa caminhada para os próximos 60 anos: como o campus Buritis e o UniBH se tornarão cada vez mais presentes na vida social da cidade e como isso reverbera positivamente para o campus, para o bairro, para a comunidade, para a cidade e o Estado”, afirma.
Celebração
Para comemorar os 60 anos do UniBH, o campus contará com diversas atividades abertas para o público ao longo do semestre. Serão realizadas palestras com os temas: como economia criativa, produção musical, edição jornalística, além de um evento com atrações musicais e atendimentos para a comunidade que acontecerá em abril. A programação completa estará disponível nas redes sociais e site do UniBH. Clique aqui e confira!
Sobre o UniBH
Prestes a completar 60 anos de sua fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Informações à imprensa