A pluralidade de cores, cantos e instrumentos dos ternos de congados, reinados e irmandades invadirão as ruas do centro de Belo Horizonte, na manhã deste domingo, dia 10 de dezembro, durante o cortejo, que integra a programação da quarta edição do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê). Ternos dos de Contagem, Tabatingas, Bom Despacho; Ribeirão das Neves; Caxambu, Rio Espera, Belo Horizonte, Materlândia, Belo Vale, Berilo, Chapada do Norte, além de outros, estarão presentes. O ato consiste numa expressão cultural e religiosa, que envolve o canto coletivo, a dança, o teatro e a fé. Eles sairão da portaria central do Parque Municipal, às 9h, seguirão pelas ruas Álvares Cabral, Goiás, Sergipe e finalizam o roteiro na Igreja Boa Viagem.
O Festival Canjerê começou na quinta-feira, dia 7, e vai até domingo, dia 10. Entre seus objetivos estão a possibilidade de intercâmbio e a organização das comunidades quilombolas, contribuir para a divulgação da sua realidade, cultura e lutas; divulgar a produção quilombola agropecuária, artesanal, culinária, medicinal, além de permitir que as famílias, comunidades e organizações associativas possam obter renda extra com a sua comercialização na feira do evento e estabelecer contatos para vendas regulares.
O evento conta ainda com parceria da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo) e Governo do Estado de Minas Gerais para sua realização e com o apoio da Deputada Estadual Andreia de Jesus, Mariana Criola e Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura.
“
SERVIÇO
O que? Cortejo de Congados, Reinados e Irmandades
Quando: 10/ 12, às 9h
Onde: Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro/BH)
Entrada: gratuita