O Ministério da Cultura, o Instituto Unimed-BH, a Seguros Unimed e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) apresentam a programação da MostrArte Feluma para o mês de julho. No dia 12, tem a Oficina Trilha sonora “Som e Imagens: Limites e Interseções”, e no dia 13, acontece o Concerto “Plano de Voo”. Os dois eventos serão promovidos pelo grupo O Grivo que vai fazer do Teatro Feluma um espaço para ampliar o universo perceptivo do público quando o assunto é o diálogo entre a música e as várias linguagens artísticas.
Para a diretora do Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG), Andréa Raso, esse duo “oficina + espetáculo”, convida público e profissionais das artes para refletir e aprimorar as habilidades em promover este diálogo:
“Sons, imagens e… experiências! É isso que propomos ao articular a realização dessa oficina que será ministrada pelo O Grivo, e no dia seguinte o Concerto Plano de Voo. A criação de uma trilha sonora para uma cena, seja de teatro, de cinema ou mesmo de um filme comercial, está intimamente relacionada com a experiência emocional que se pretende mobilizar no público. Uma trilha equivocada pode direcionar a vivência do espectador para uma sensação muito diferente daquela concebida pela direção artística. Por exemplo, uma cena pretende despertar empatia em relação ao personagem, e a trilha sonora conduz nessa direção. A mesma cena com outra trilha sonora pode despertar tensão ou medo”.
A oficina será oferecida no sábado, dia 12/06, em duas turmas, de 9h às 13h e de 14h30 às 18h30. O objetivo é traçar um panoroma do diálogo entre as músicas do século XX e XXI com uma série de linguagens artísticas, como a dança, o cinema, as artes visuais e outros. Estes diálogos serão analisados em diferentes formatos de apresentação como concertos, instalações, galerias, apresentação teatral e demais possibilidades. A partir daí, é tentar dar um salto entre uma escuta muito inicial, para uma escuta um pouco mais complexa.
O músico e um dos fundadores do Grivo, Nelson Soares, aponta três ganhos neste processo de aprendizado: um público mais informado sobre o contexto, com uma escuta mais complexa e, por fim, mais atento, crítico e curioso.
13 de julho (domingo) – Concerto “Plano de Voo”
A apresentação musical será no domingo às 17h no Teatro Feluma. O título “Plano de Voo”, faz referência a um dos trabalhos fotográficos do artista Cao Guimarães, e é fruto do amadurecimento da busca do grupo por “novos” sons. Um trabalho que explora sonoridades em diversos objetos, instrumentos musicais, e a transformação de sons ao vivo, tudo isso, no desenvolvimento de improvisações musicais. O repertório reúne composições de música instrumental, onde o público tem acesso a estudos improvisados, ao vivo, pelos artistas que exploram sonoridades em instrumentos tradicionais, modificados e eletrônicos.
Sobre o grupo O Grivo
Em fins de 1990 O Grivo realizou seu primeiro concerto em Belo Horizonte, iniciando suas pesquisas no campo da “Música Nova”. Interessado na expansão do seu universo sonoro e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações, o grupo vem desenvolvendo sua linguagem musical. Em função da busca por “novos” sons e por possibilidades diferentes de orquestração e montagem, O Grivo trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais.
Em consequência desta pesquisa, cresce a importância das informações visuais e da sua organização nas montagens do grupo e a isto se soma um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro e a dança. A proposição de um estado de curiosidade e disposição contemplativa para a escuta e a discussão das relações dos sons com o espaço são as ideias principais sobre as quais se apoiam os trabalhos do grupo.
Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma)
A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) é uma organização filantrópica com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio de atividades educacionais, de saúde e assistência social, além de realizar pesquisas nos campos das Ciências Humanas e Biológicas.
A Feluma está entre os maiores serviços assistenciais 100% SUS de Minas Gerais e possui um diferencial significativo em sua missão: unir o ensino de qualidade à prestação de um atendimento de excelência nas suas unidades de saúde. A fundação é estruturada como um dos maiores ecossistemas de ensino e assistência de Minas Gerais por meio de seus seis Institutos Ciências Médicas: Faculdade, Hospital Universitário, Ambulatório, Instituto de Olhos, Instituto de Oncologia e Instituto Cultural, responsável por gerenciar o Teatro Feluma, a Editora Universitária Ciências Médicas e o Centro de Memória Ciências Médicas.
Através de seu Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG), a Feluma visa manter e promover atividades culturais e de patrimônio histórico, além de fomentar a produção artística, ampliando o acesso à cultura e viabilizando projetos socioculturais para a comunidade.
A MostrArte Feluma integra a programação de atividades culturais da Feluma e é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com incentivo de colaboradores da Feluma e patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Seguros Unimed.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Seguros Unimed
A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em mais de 90% do território nacional. Com uma trajetória de mais de 35 anos no mercado, a companhia atende a 6,6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,9 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 20 escritórios regionais pelo país.
Serviço
Oficina Trilha sonora “Som e Imagens: Limites e Interseções”
Data: 12 de julho (sábado)
Horário: Turma I: 9h às 13h / turma II: 14h30 às 18h30
Concerto “Plano de Voo”
Data: 13 de julho (domingo)
Horário: 17h
Local: Teatro Feluma – Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro, Belo Horizonte – MG Ingressos gratuitos pelo Sympla
Classificação indicativa: 14 anos