Uma Década de Arte Urbana, Intercâmbio Cultural e Atividades Transformadoras.
O Festival Concreto vem desempenhado um papel significativo – ao longo de suas edições – na reconfiguração da paisagem urbana, atuando como uma plataforma de intercâmbio cultural que reúne artistas de diversas origens, resultando em uma interação única com a cidade de Fortaleza.
Ao comemorar uma década de atividades, O Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana, firma parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, para uma série de atividades de pré-lançamento de sua exposição comemorativa “Festival Concreto 10 Anos MAUC”, que será aberta oficialmente no dia 07/12 no Museu de Arte Contemporânea da UFC.
A programação será aberta ao público, gratuitamente, a partir de 17 de novembro, com oficinas, pinturas murais e masterclass que serão ministrados pelo ilustrador e pintor muralista italiano, Lucas Ledda, que está vindo Fortaleza através de uma parceria com o Consulado Italiano e com os mexicanos Liz Raschell, artista muralista e diretora da WAD – World Art Destination, uma agência de gestão e representação de arte e artistas no México, o artista visual Charbel Abuxapqui, o videomaker Júlio e o produtor e fotográfo Michael Benites.
Intercâmbio Urbano
A equipe mexicana participa deste calendário de ações não apenas como artistas convidados, mas como colaboradores do processo de produção das ações da exposição, como parte de um intercâmbio cultural entre Brasil e México. De acordo com Narcélio Grud, criador do Festival Concreto, este intercâmbio marca o início de uma colaboração mais ampla. “Em 2024, quatro artistas do Concreto Team participarão de uma residência artística no México, levando consigo não apenas suas habilidades, mas também a experiência de atuação e troca promovida pelo Festival Concreto”, afirma.
Arte no Museu e o Museu na Rua
A Exposição Festival Concreto 10 Anos – MAUC irá apresentar uma retrospectiva que mergulha na história do evento, destacando em sua linha do tempo, expografias, cenografias, fotografias e obras que moldaram a memória do projeto ao longo dos anos. A exposição, sediada no Museu de Arte Urbana Contemporânea (MAUC), não apenas reunirá momentos icônicos de cada edição, mas também irá explorar o universo das experiências visuais, com ações de acessibilidade através de visitas guiadas. Durante todo o período da exposição, haverá uma concentração de eventos que caracterizam a natureza interativa do Festival, incluindo trocas de experiências entre os artistas, oficinas, workshops, masterclass, instalações artísticas, mobiliário, esculturas, pinturas murais e shows. A diversidade de ações ofertadas irão transformar não apenas o MAUC, mas toda a universidade e seu entorno em um cenário vibrante de celebração artística.
A Exposição Festival Concreto 10 Anos MAUC é uma realização do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana através da Amplitude – Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS). Conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, Wad World Destinations e do Consulado Italiano. E a parceria do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e o Porto Iracema das Artes.
Sobre o Festival Concreto
O Festival Concreto é um evento anual dedicado à promoção da arte urbana contemporânea. Desde o ano de 2013, tem desempenhado um papel vital na cena artística, proporcionando uma plataforma para artistas emergentes e estabelecidos, além de envolver a comunidade em experiências únicas de arte pública. Ao longo desta década o Festival vem consolidando como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina. Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência.
Acompanhe a programação de pré-lançamento a partir de 17/11 pelo endereço: www.festivalconcreto.com.br ou pelo instagram @festivalconcreto.
Serviço:
Intercâmbio de pré-lançamento da Exposição Concreto 10 anos MAUC.
A partir 17 de novembro de 2023
Onde: Festival Nordestino de Teatro (Guaramiranga), Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC, Porto Iracema das Artes e muros do entorno do Campus Benfica da UFC.
Mini bios
Narcélio Grud
É um artista e inventor, graduou-se em Design de Interiores. Residente na capital cearense, iniciou na arte urbana, pichando muros no início dos anos 90. Grud desenvolve pesquisas em diferentes vertentes artísticas, tanto na construção de novas ferramentas para pintura, passando pela procura de sons em esculturas, até a produção de vídeos experimentais de suas intervenções.
Lucas Ledda
É um pintor e muralista italiano radicado em Torino. Formado em ilustração pelo European Institute of Design(IED), passa a atuar no mundo da publicidade. Depois de alguns anos ele decide focar em seu desenvolvimento como artista visual em tempo integral, ele começa a pintar suas ilustrações nas paredes descobrindo sua paixão pela arte urbana e pelo muralismo. Participou de diversos festivais e exposições internacionais ao redor do mundo. Grotesco e surrealista, seu estilo é facilmente reconhecível por seu forte impacto visual.
Liz Rashell
Muralista e gestora mexicana, com estudos em arte contemporânea e especialidade em gestão de arte pública, que produziu diversos festivais de arte urbana no México e é diretora da WAD (World Art Destination), uma agência de gestão e representação de arte. artistas no México.
Charles Abuxapqui
É um artista surrealista mexicano. Através de seus personagens originais e mensagens de Bondade, busca criar laços mais profundos entre os humanos, enfatizando o Respeito. Ele se especializou em trabalhos de ilustração surrealista, mas conseguiu traduzi-los em pinturas de grande escala em suas obras de muralismo, mantendo ao mesmo tempo as técnicas de ilustração.
Michael Covian
Nasceu em Mérida, Yucatán. Artista visual, gestor cultural e curador. É formado em Artes Visuais. Mestre em Estudos em Psicanálise. Atualmente trabalha como Museógrafo no Museu Regional de Antropologia de Yucatán, Palacio Cantón.
Concreto Team
O CONCRETO TEAM nasce com o propósito de expandir a atuação do Festival Concreto, focando no desenvolvimento do artistas participantes e do elo entre os artistas e os diversos agentes culturais existentes a nível local, nacional e internacional. A seleção deste Time de artistas vem no intuito de Criar: novas perspectivas, ampliar as possibilidades e aprimorar os participantes.