quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeNoticiasEmpresasStartups do agro podem participar da quinta edição do Intensive Connection do...

Startups do agro podem participar da quinta edição do Intensive Connection do AgTech Garage

Programa de potencialização de startups ganhou uma nova versão, que vai proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a realidade de sete gigantes do agro e do setor florestal

AgTech Garage —parte do network PwC e maior hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina— está com as inscrições abertas para o Intensive Connection 2023, programa de potencialização de startups que chega à quinta edição com novidades e sete grandes empresas participantes. As Innovation l Corporates de 2023 são a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer; a empresa global de agronegócio e alimentos Bunge; a Dexco, maior empresa brasileira do setor de materiais de construção, reforma e decoração; a companhia francesa Ceva Saúde Animal; a empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal John Deere; a marroquina de fertilizantes OCP e a também brasileira Sicredi, instituição financeira cooperativa.

 

As startups interessadas em participar do programa podem se inscrever no Intensive Connection (IC) até o dia 2 de junho de 2023. Os principais critérios de seleção são identificação com a proposta do IC e adequação com a demanda estratégica proposta pelo Innovation l Corporate, além da participação permanente de um ponto focal da startup na construção do relacionamento com a grande empresa. A lista de startups selecionadas para participar do programa será divulgada no dia 26 de junho. Serão selecionadas duas startups por Innovation l Corporate (Bayer, Bunge, Ceva, Dexco, John Deere, OCP e Sicredi).

 

De 2018 a 2022, mais de 600 startups se inscreveram no IC, que tem ampliado seu alcance ano a ano e gerado valor por meio de conexões, parcerias, mentorias, provas de conceito e negócios, além do aculturamento sobre as práticas de inovação aberta no mercado agro e cadeias correlatas, como a de energia, tecnologia da informação e educação. Neste ano, a principal novidade é que o programa passa a ter um olhar especial para startups que estão em fase de validação de negócios; startups que já atuam em outros segmentos e têm interesse de entrar no agro; e aquelas já com maior grau de maturidade no setor e que querem apostar em novas soluções, proporcionando uma experiência de imersão para que acessem novas oportunidades. 

 

O objetivo é oxigenar ainda mais a base de startups inovadoras conectadas às empresas participantes do Intensive Connection e trazer para perto empreendedores dispostos a conhecer a realidade e os desafios do setor agro e florestal por meio de agendas institucionais, visitas ao campo e unidades industriais. Por meio do IC 2023, o AgTech Garage e os Innovation l Corporates do hub se comprometem a fomentar o ecossistema de inovação e a construir relacionamentos duradouros e ganha-ganha com startups desenvolvedoras de tecnologia de ponta.

 

“Para oxigenar de forma ainda mais ativa a base de soluções do AgTech Garage e dos nossos Innovation l Corporates trouxemos novidades para o Intensive Connection, que vai promover a imersão dos empreendedores no universo agro e florestal. Para as grandes empresas, o programa se fortalece também como um radar de longo alcance, que identifica as melhores oportunidades de negócios e de investimentos do campo à mesa do consumidor”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil.

 

Gabriela Geraldi, gestora de Comunidade de Programas de Inovação Aberta, conta que esta edição será composta de duas etapas. A primeira fase, a “Jornada”, tem como pressuposto criar as bases para que uma relação longeva e de confiança se estabeleça entre a startup e a corporação. “A geração de valor na ‘Jornada’ é baseada em capacitar, aculturar e conectar o empreendedor à empresa, possibilitando que as startups conheçam o mercado dos Innovation l Corporates e se aproximem de atores estratégicos, áreas de negócio ou clientes”, diz. A fase, posterior, a  “Alavanca”, tem como objetivo colocar em prática desenhos de negócio, como provas de conceito ou outros tipos de oportunidades estratégicas.

 

De acordo com Gabriela, todas essas ações permitem que os Innovation l Corporates assumam papel cada vez de maior protagonismo na construção das relações com as startups para se tornarem suas parceiras de escolha. “O Intensive Connection 2023 reafirma a responsabilidade das grandes empresas de fazer a diferença na trajetória dos empreendedores, com a geração de valor compartilhado”, afirma.

 

 

Conheça, abaixo, os temas que norteiam a proposta de imersão para as startups escolhidas por cada grande empresa participante do programa e que poderão usufruir de uma jornada no Intensive Connection 2023:

 

Bayer

 

Robótica e automação: como a tecnologia pode potencializar a produção agrícola?

 

A Bayer segue fortalecendo seu objetivo de fomentar a transformação digital na agricultura. Nesse sentido, busca encontrar empreendedores que a apoiem na descoberta de como levar ainda mais oportunidades de otimização da produção e eficiência de resultados para o campo por meio da automação, seja via robótica, inteligência artificial ou outras tecnologias, com foco em promover o agro sustentável.

 

Dirceu Junior, Líder de inovação aberta na Bayer Crop Science para a América Latina, afirma que o Intensive Connection é um excelente campo para a Bayer explorar tecnologias disruptivas, capazes de aumentar a produtividade no campo com inovação, transformação digital e sustentabilidade. “Robótica e automação não são áreas de expertise da Bayer, mas são campos que se relacionam diretamente com o nosso compromisso de antecipar e trazer mais celeridade ao desenvolvimento de soluções que envolvem inteligência artificial, a fim de disponibilizar aos nossos clientes ferramentas completas e que estejam de acordo com

as demandas do agro do agora e do amanhã”, diz. Junto de startups de diferentes

segmentos, o objetivo é criar oportunidades de co-criar soluções para os produtores brasileiros com alto potencial de transformar a agricultura.

 

Bunge

 

Relacionamento de precisão: como construir a jornada phygital do time comercial e técnico focada no cliente?

 

A Bunge, junto de sua joint venture em parceria com a UPL, a Orígeo, conhece o desafio de proporcionar a melhor jornada para o cliente, buscando fidelizar, por meio de experiências,  produtores de grãos de seu relacionamento direto no Brasil. Por meio do Intensive Connection, a empresa quer se conectar com empreendedores que sejam capazes de apoiar a melhoria das experiências desses clientes tanto em canais online quanto offline, garantindo a longevidade da sua geração de valor.

 

Roberto Marcon, CEO da Orígeo, destaca que o tema escolhido está alinhado à visão da companhia de ser o parceiro estratégico dos produtores rurais na jornada para a agricultura do futuro, que é cada vez mais sustentável e digital. “Pensando em formas de melhorar ainda mais a experiência dos produtores, a Bunge convidou a Orígeo para participar do desafio do IC deste ano. A Orígeo apoia o produtor desde o planejamento da safra até a logística pós colheita, com foco em garantir a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade do negócio, e nosso objetivo é encontrar soluções que facilitem o relacionamento do time comercial com os agricultores ao mesmo tempo em que também nos apoie na sensibilização e engajamento de nossos clientes no uso de novas tecnologias e ferramentas digitais”, afirma. O programa permitirá que as startups selecionadas sejam expostas ao modelo de negócio da Orígeo, testem suas soluções em um ambiente com alto potencial de escalabilidade e recebam mentoria executiva da empresa.

 

Ceva

 

Cliente no centro da inovação aberta: Como catalisar a adoção tecnológica na pecuária? 

 

A Ceva sabe da importância de se posicionar junto ao seu cliente final como uma empresa que inova e pensa o futuro. Com esta visão, a companhia busca estreitar seu relacionamento com startups que gerem valor para os pecuaristas de corte e de leite. O objetivo é ampliar o acesso a soluções tecnológicas para a pecuária, atentando sobretudo para a produção em confinamentos.

 

Giankleber S.Diniz, Diretor Geral da Ceva Brasil, diz que tendo a inovação como um de seus valores, a companhia busca catalisar a adoção de soluções que promovam a melhoria da rentabilidade da pecuária brasileira, com cuidado também ao meio ambiente e à sociedade. “Com a proposta deste ano buscamos gerar a conexão entre os pecuaristas e as startups. O objetivo é que a união destes players permita o desenvolvimento de soluções personalizadas que levem em consideração a dinâmica das fazendas de corte e de leite, gerando inovações que atendam aos anseios do mercado de amanhã”, afirma. A iniciativa, segundo ele, também reforça e materializa a missão da Ceva de ser uma empresa que atua para gerar valor para o cliente, indo além da saúde animal.

 

Dexco

 

Fertilizantes na silvicultura: como o uso otimizado pode contribuir para a máxima eficiência na produção florestal?

 

Considerando que os fertilizantes representam o segundo maior custo da produção de madeira a partir de florestas plantadas, a Dexco busca soluções para otimizar o uso desses insumos. A empresa quer somar esforços com os empreendedores para investir em soluções que minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação, além de considerar fontes alternativas de adubos.

 

Lucas Machado, Gerente de Competitividade e Inovação em Madeira da Dexco, ressalta que a estreia da empresa no Intensive Connection é parte da estratégia de posicionar o negócio como benchmarking global em produtividade e competitividade no setor florestal de eucalipto. Nesse processo, a cooperação é tida como fundamental pela empresa, seja com as startups ou com seus pares Innovation l Corporates. “Vemos o programa como uma porta aberta para aprender com nossos colegas da agricultura e com as agtechs, a fim de buscar soluções que possam ser aplicadas na silvicultura. Hoje, os fertilizantes são parte muito relevante dos nossos custos e enxergamos oportunidades de inovar esse cenário com o ecossistema agro”, diz. A jornada com a Dexco contará com visitas às suas instalações florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.

 

John Deere

 

Concessionárias da Agricultura 5.0: como a ciência de dados gera valor para a cadeia?

 

A John Deere contribui cada vez mais para a digitalização da agricultura e compreende o potencial dos dados recebidos por meio de suas concessionárias para gerar valor para o seu cliente final que está no campo. Deste modo, a empresa visa as oportunidades de negócio e de desenvolvimento de soluções que apoiem a automação e análise de dados e métricas. Com isso, a John Deere ganha eficiência para os seus concessionários e, consequentemente, vantagens para o cliente final em suas tomadas de decisão.

 

Leandro Carrion, Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, destaca que o Intensive Connection é um grande exemplo de como grandes companhias e startups podem se beneficiar da troca mútua de experiências. “Com o IC, a John Deere soma à sua expertise de mais de 185 anos de história e à maior rede de concessionários da América Latina, o conhecimento inovativo das startups. Assim, os clientes da empresa têm à sua disposição cada vez mais automação e inteligência artificial, permitindo que usufruam da digitalização do campo e façam bom uso das grandes quantidades de dados captados e processados em suas propriedades”, diz. A iniciativa corrobora o compromisso da John Deere de promover a geração de valor compartilhado com o mercado e permitir que grandes transformações ocorram de forma colaborativa.

 

OCP

 

Dados integrados na cadeia de insumos: como a informação impacta a excelência da distribuição de fosfato no Brasil?

 

A OCP Brasil fornece boa parte dos fertilizantes fosfatados que impulsionam o agronegócio nacional. Toda a cadeia logística, desde a fabricação dos produtos no Marrocos até a chegada deles aos portos brasileiros, ocorre de forma integrada. Assim, a empresa garante a excelência inclusive na etapa final, que é a entrega aos clientes. O objetivo neste ano será a colaboração com startups que possam propor soluções que visem controle e otimização desses processos em busca de maior eficiência operacional.

 

Ademir Bazzotti , Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da OCP Brasil, relembra que a OCP é uma empresa marroquina centenária cujas operações se expandiram para cobrir toda a cadeia de valor do fosfato. No Brasil, o grupo tem fortalecido significativamente a sua presença e, por meio do lema “Trazendo o fósforo à vida”, traduz suas muitas responsabilidades e desafios. “Entre os nossos desafios está planejar, receber, estocar e entregar com excelência fertilizantes tão necessários às lavouras brasileiras. Por isso, a busca por processos monitorados e dados integrados dos nossos produtos nesta 5ª edição do programa Intensive Connection”, afirma.

 

Sicredi

 

Sustentabilidade no agro: como fomentar a adoção de práticas sustentáveis por meio do cooperativismo de crédito?

 

O Sicredi quer gerar valor aos produtores rurais, levando desenvolvimento sustentável para as regiões onde atuam. Com esse foco, a instituição financeira busca empreendedores que estejam dispostos a conhecer mais sobre o sistema cooperativo, bem como ter contato com as dores de produtores rurais, a fim de encontrar soluções que os apoiem na adoção de boas práticas socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades rurais, garantindo o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação.

 

Luis Henrique Veit, Superintendente de Agronegócios do Sicredi, destaca que com este desafio o Sicredi pretende selecionar startups que possam auxiliar seus associados na adoção de práticas sustentáveis, seja por meio de assessoria ou de ferramentas tecnológicas. “No cooperativismo, não fazemos nada sozinhos e nossa parceria com o ecossistema de inovação é fundamental para que possamos estar cada vez mais ao lado do produtor não apenas com a concessão de crédito, mas também apresentando soluções, inovações e tecnologias que possam apoiá-lo, para que sua evolução aconteça de forma consciente, alinhando rendimentos com sustentabilidade”, diz. Somente no agronegócio, o Sicredi conta com mais de 682 mil associados, sendo 77% deles da agricultura familiar, 16% produtores de médio porte e 6% produtores de grande porte.

 

Para outras informações e inscrições, as startups devem acessar a página do Intensive Connection no site do AgTech Garage.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments