quinta-feira, novembro 21, 2024
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Startup mineira cresce 2300% criando “clubes de lealdade” entre marcas e consumidores

De cashbacks a dinheiro de volta na conta bancária! Com mais de 2 milhões de usuários, Lecupon oferece plataforma customizável para que empresas repassem uma série de benefícios para seus clientes e associados

“Poxa! Gasto milhares de reais no cartão de crédito e não consigo nem trocar os pontos por um ventilador!”. Era o que ouvia Aluísio Cirino quando resolveu empreender e criar um aplicativo de benefícios que efetivamente funcionasse e fizesse com que as pessoas pudessem resgatar benefícios, além de aproveitarem descontos, bem mais interessantes e úteis ao seu dia a dia.

Assim surgiu a Lecupon, em 2016, startup que conta hoje com mais de 2 milhões de usuários, em 300 empresas espalhadas por 23 estados e que cresceu nos dois últimos anos 2300%, chegando ao faturamento anual de mais de 4 milhões de reais. São descontos em restaurantes, lojas de departamento, passagens aéreas, cashbacks e até mesmo o dinheiro vivo de volta na conta bancária.

No começo, desenvolver a startup não foi fácil, como conta Aluísio, que batia de porta em porta para firmar parcerias com os comerciantes locais de Belo Horizonte/MG. Quem baixasse o aplicativo – naquela época aberto a todos – tinha acesso aos benefícios com as principais marcas da sua região.

Foi durante a pandemia da Covid-19 que o boom aconteceu. “Muitas pessoas procuravam, naquele momento de aumento de preços e escassez, formas de fazer com que o dinheiro rendesse. Assim, muitas empresas entenderam que precisavam trazer mais novidades para os clientes. Como trabalhamos de forma customizável, ganhamos bastante visibilidade”, conta o CEO da Lecupon.

Assim, a empresa começou a direcionar sua expertise para permitir que as empresas criassem seus próprios clubes de benefícios com cupons de vantagens, acessos vip e uma gama interminável de possibilidades, criando um verdadeiro “clube de lealdade” entre marcas e consumidores. Vieram, então, clientes como a OAB de Minas e a OAB de São Paulo, que têm mais de 100 mil afiliados, o grupo RBS, no Rio Grande do Sul, e o grupo Stellantis, conglomerado que tem marcas como Fiat, Chrysler, Jeep e Peugeot.

A OAB é um bom exemplo de como a plataforma funciona. Antigamente, o órgão tinha parcerias que proporcionavam benefícios em vários estabelecimentos. E para que seu associado pudesse usar tais facilidades, era preciso que ele apresentasse sua carteirinha de filiação. Com o aplicativo desenvolvido pela Lecupon para a OAB, basta o afiliado resgatar esse bônus pelo celular ou web e, por ali mesmo, fazer suas compras. “Houve casos, inclusive, em que os afiliados conseguiram pagar a anuidade da instituição apenas com o cashback de benefícios”, exemplifica Aluísio.

As ofertas até mesmo podem ser trabalhadas de acordo com o calendário do varejo, favorecendo datas especiais para um dado nicho. Hoje são mais de 3 mil marcas cadastradas com as principais empresas que atuam no Brasil, sendo que as parcerias crescem cada dia mais.

E para administrar todas essas funções, a plataforma tem uma série de dashboards e informativos que permite averiguar dados e entender o perfil de consumo dos beneficiados, levando a leads mais assertivos.

“É uma verdadeira conexão entre as marcas e as pessoas por meio de uma plataforma digital totalmente personalizada. O nosso cliente final nem sabe que a Lecupon existe, pois nossa plataforma é tão customizável que fica com a ‘cara’ do nosso cliente”, ressalta Aluísio Cirino.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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