O Sistema Fecomércio MG estará presente na 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 5 a 7 de novembro, no Expominas em Belo Horizonte. O evento é o principal ponto de encontro para profissionais que impulsionam a cafeicultura brasileira e mundial. E tem como objetivo gerar oportunidades para toda a cadeia do café, promover a troca de experiências e ampliar o acesso a mercados, conhecimento e negócios. Nesta edição, a SIC 2025 contará com 240 expositores. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 25 mil pessoas de mais 40 países e movimentar cerca de 150 milhões de reais em negócios.
O Senac em Minas participa do evento com um estande e uma programação especialmente elaborada de aulas-show, com combinações inovadoras do café na gastronomia. Além disso, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira apresentará, em uma ação especial, um estudo inédito sobre a história desconhecida da bebida em Minas e o desenvolvimento das regiões produtoras. As inscrições para as atividades serão feitas no próprio estande, 1h antes de cada atração. A Semana Internacional do Café é gratuita para produtores rurais, empresas da área e visitantes internacionais.
A programação completa está disponível no site oficial e nas mídias sociais da SIC. “A atuação do Senac na Semana Internacional do Café, chancelada pelo Sistema Fecomércio MG, demonstra nosso foco na qualificação técnica como motor de desenvolvimento. Entendemos que o crescimento sustentável da cadeia produtiva do café depende diretamente da capacitação e da inovação. Apresentamos, neste evento, a expertise de excelência do Senac em gastronomia, visando agregar valor ao café mineiro e gerar mais emprego, renda e empreendedorismo em Minas Gerais”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
Senac na Semana Internacional do Café 2025 – Programação Dia 5 de novembro – quarta-feira
- 11h – Aula-show: Tiramissu de Minas, com os docentes Luan Damiano e Moisés Gonzaga
- 14h – Aula-show: Café de raiz, com os docentes Gustavo Melo e Jefferson Ferreira
- 15h15 – Ação Especial: Café Mineiro – Dos acontecimentos esquecidos a uma experiência especial do século XXI, com a pesquisadora gastronômica Vani Pedrosa
- 16h30 – Aula-show: Queijos e Café – Um encontro de sabores da identidade do mineiro, com a docente Agnes Laila
Dia 6 – quinta-feira
- 11h – Aula-show: Café em Três Tempos, com os docentes Jefferson Ferreira e Osnei Cesarino
- 14h – Aula-show: Café de Raiz, com os docentes Gustavo Melo e Jefferson Ferreira
- 16h30 – Aula-show: Quando o café encontra os sabores de Minas e da Itália, com o docente Renato Lobato
Dia 7 – sexta-feira
- 11h – Aula-show: Da Flor à Xícara – os Sabores das Matas de Minas em um Mocktail (bebida sem álcool), com o docente Marcos Vinícios Barbosa de Carvalho
- 14h – Aula-show: Da Flor à Xícara – os Sabores das Matas de Minas em um Mocktail, com o docente Marcos Vinícios Barbosa de Carvalho
- 16h30 – Aula-show: Sabores Mergulhados na Tradição – Queijo e Café, com a docente Agnes Laila
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades físicas e 14 móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.





