O Sistema Fecomércio MG celebra, nesta terça-feira (1º/04), os 70 anos do Sesc Santa Quitéria – a primeira unidade do Sesc em Minas. Aberto ao público e gratuito, o evento comemorativo acontece às 14h, na unidade, localizada na rua Santa Quitéria, 566 – Carlos Prates, em Belo Horizonte. A programação conta com apresentações de sapateado e de dancehall.
História
O Sesc Santa Quitéria tem suas origens no Centro Social Carlos Prates, inaugurado em 1º de abril de 1955. A escolha do local foi baseada em pesquisas que identificaram regiões com alta concentração de comerciários e comerciárias em Belo Horizonte.
Inicialmente instalado em uma casa alugada na rua Prados, o espaço atendia a cerca de 5 mil profissionais do comércio, oferecendo atividades como recreação infantil, corte e costura, arte culinária e enfermagem do lar. Com a crescente adesão do público, o Conselho Regional aprovou a construção de uma sede própria, inaugurada no dia 22 de fevereiro de 1958, na Rua Santa Quitéria.
Ao longo das décadas, a unidade expandiu suas instalações e serviços. Em 1970, passou a oferecer ensino supletivo e adotou o nome de Centro de Atividades Carlos Prates. A década de 1970 também foi marcada pelo início dos trabalhos com a terceira idade, a construção da piscina e a modernização da infraestrutura, culminando, em 1979, com a inauguração de um ginásio coberto.
Nos anos seguintes, novas ampliações foram realizadas, incluindo a aquisição de terrenos adjacentes, a reforma das quadras esportivas e a ampliação dos serviços de assistência social, como atendimento odontológico e nutrição.
Em 2005, o Sesc Santa Quitéria celebrou seu cinquentenário com eventos comemorativos. No ano seguinte, foi lançado o livro Arquitetura do Olhar, fruto de oficinas literárias voltadas para o público idoso, reforçando o pioneirismo da unidade no trabalho social com a terceira idade.
Com novas parcerias e projetos, como o Criar, implantado em 2013, a unidade se consolidou como referência em Educação, Lazer e Assistência para a comunidade comerciária de Belo Horizonte.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
SERVIÇO
Celebração dos 70 anos do Sesc Santa Quitéria
Data: terça-feira, 1º/04
Horário: 14h
Local: Sesc Santa Quitéria (rua Santa Quitéria, 566 – Carlos Prates, Belo Horizonte)
Evento gratuito – aberto ao público
IVO