Os quitutes “Pedacim de Minas” e “Galinhada no palito acompanhada de creme de quiabo” representarão a Faculdade de Gastronomia no evento
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac está participando do 4° Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte/ edição 2023. Juntamente às outras instituições de ensino superior em Gastronomia, a Faculdade Senac Minas selecionou dois pratos (culinária junina) por meio de um concurso interno, para representar a instituição no Arraial de Belô 2023.
Os pratos vencedores participarão, no dia 08 de julho, sábado, das 9h às 13h, da Grande Final do Concurso Prato Junino, na Mineiraria – Casa Gastronômica (Rua Uberaba 865, Barro Preto), quando serão anunciados os ganhadores desta edição do evento, um de cada instituição.
O público poderá se deliciar com estes quitutes durante o 44º Arraial de Belo Horizonte, na Praça da Estação, que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (nos dias 21, 22, 23, 29 e 30) e no primeiro fim de semana de agosto (nos dias 5 e 6), quando os pratos vencedores serão comercializados na Vila Gastronômica, espaço de alimentação no Arraial de Belo Horizonte 2023.
Pratos vencedores
Pedacim de Minas – Desenvolvido pelas alunas Isadora Galarane Rocha, Larissa Cristina Medeiros dos Santos, Lúbia Cristina Gonçalves Caetano e Sophia Nadja Francisco Sampaio. Pedacim de Minas é um sanduíche caipira, produzido com ingredientes tipicamente mineiros e com modos de preparo que remetem à tradição de muitas famílias. O prato é feito com uma receita deliciosa de pão de batata, suculento pernil suíno, queijo canastra empanado na farinha de mandioca e uma receita inovadora de molho barbecue de café.
Galinhada no palito acompanhada de creme de quiabo – Criado pela estudante Jessica Silva Rausch Amaral. A receita consiste em uma elaboração de um prato tradicional da culinária mineira, em que realiza a preparação da galinhada, depois forma os croquetes, empana e frita na farinha de milho. O quiabo é utilizado de maneira diferenciada e inovadora, em um creme prático e delicioso.
Cristiana Gomes, Coordenadora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Gastronomia, destaca a importância da atuação de estudantes no evento. “A participação das alunas da Faculdade no 4° Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte é uma oportunidade excepcional para as discentes vivenciarem um concurso gastronômico, com a presença de profissionais conceituados do segmento. E também para divulgarem seu trabalho e talento como cozinheiras profissionais em formação e futuras chefs de cozinha”.
Sobre a seleção interna para o concurso, Cristiana explica que o Senac fez uma pré-seleção dos pratos inscritos, por uma comissão interna, composta por docentes, quando foram selecionados cinco pratos juninos. “Posteriormente, no dia 14 de junho, houve a seletiva da Faculdade Senac, com uma comissão julgadora convidada. Os alunos selecionados apresentaram suas preparações para uma degustação prévia com docentes da Faculdade, visando a realização de ajustes pontuais e aprimoramento dos preparos e sabores. E foram escolhidos os dois pratos, Pedacim de Minas e Galinhada no Palito, para participarem da Grande Final do concurso.”
Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte
O 4º Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte 2023 tem como objetivos promover e enaltecer a culinária e os elementos típicos da época junina de uma forma acessível e inovadora, além de estimular a criatividade e competitividade sadia entre os acadêmicos dos cursos superiores de Gastronomia na cidade, a fim de fortalecer e integrar os setores da cadeia produtiva gastronômica ao tradicional evento “Arraial de Belo Horizonte”.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.