Para celebrar o décimo aniversário da Rede Sesc Ação Comunitária, o Sistema Fecomércio MG promove a 2ª Semana do Desenvolvimento Comunitário, de 12 a 16 de agosto. O evento contará com capacitações simultâneas em Almenara, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Contagem e Belo Horizonte (unidade de Venda Nova).
A programação inclui oficinas, cursos, workshops e palestras, com carga horária que varia entre duas e 20 horas. Estes serão alguns dos temas abordados: empoderamento feminino; sustentabilidade; economia circular; gestão financeira; inteligência emocional; técnicas de vendas pelas redes sociais; customização de roupas.
O objetivo é fomentar a geração de renda e a autonomia das comunidades. As atividades são abertas ao público em geral, com vagas limitadas. Pessoas interessadas devem se inscrever pelo
site do Sesc em Minas.
A expectativa é de receber cerca de 1,7 mil participantes nas formações.
Empoderamento
Para o Analista de Ação Social do Sesc em Minas, Adamilton Caldeira Silva, a Semana do Desenvolvimento Comunitário ultrapassa a troca de experiências e conhecimentos e proporciona ainda momentos de conexões profissionais.
“Ao longo dos dez anos da Rede, milhares de pessoas participaram das nossas ações. Nesta 2ª Semana do Desenvolvimento Comunitário, a ideia é fomentar também o networking, fortalecendo os vínculos comunitários e oferecendo acesso gratuito a formações com referências no mercado de trabalho”, explica Adamilton.
A feirante Jacsiene Francisca, de 36 anos e moradora de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, soma à rede desde 2023. Ela já fez um curso de empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, parceira do Sesc em Minas, e comercializou seus biscoitos em quatro feiras promovidas pela iniciativa.
“O Sesc tem me ajudado bastante. Eu me tornei uma mulher empreendedora e empoderada através das ações que a Rede me disponibilizou. Hoje posso, inclusive, incentivar outras mulheres a participarem desse processo”, afirma Jacsiene.
Rede Sesc Ação Comunitária
Há 10 anos, a Rede Sesc Ação Comunitária empodera comunidades para uma vida digna, reúne agentes sociais e oferece serviços ao poder público, a empresas, a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a instituições sociais.
Com cerca de 1,5 mil parceiros e parceiras no seu cadastro e mais de 15 mil pessoas atendidas, a Rede atua sobre seis eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: erradicação da pobreza; igualdade de gênero; trabalho decente; redução das desigualdades; sustentabilidade; e parcerias.
Além dos oito municípios em que a Rede Sesc Ação Comunitária já se faz presente, novas localidades, como Araxá, Paracatu, Pouso Alegre e Santa Luzia, serão contempladas em 2025, e Belo Horizonte ganhará atendimentos no Sesc Floresta.
Ações
Entre suas diversas frentes de ação, a Rede oferece:
- Incubadora: acelera negócios com planejamento estratégico, orientações jurídicas e financeiras, captação de recursos, marketing digital, mentorias e oficinas.
- Rede de conexões: promove encontros mensais para networking e ações em parceria, com microcapacitações e diálogos entre instituições.
- Ações formativas: desenvolve oficinas, cursos e palestras sobre trabalho criativo, autonomia, tecnologia, empoderamento feminino, inclusão social e práticas sustentáveis.
- Ações comunitárias: incentiva o voluntariado, a revitalização de espaços comunitários e a participação em feiras.
SERVIÇO
Semana do Desenvolvimento Comunitário
Data: 12 a 16 de agosto (segunda a sexta-feira)
Locais: Unidades Sesc em Minas em Almenara, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Contagem e Belo Horizonte (Sesc Venda Nova).
Informações e inscrições:
Foto: Tarcísio de Paula