Chega às plataformas digitais no dia 10 de junho, terça-feira, a música “Cuidado Frágil” (Murilo Antunes/ Sérgio Moreira). Trata-se do primeiro single, integrante do álbum “Pura razão do sentido“, da cantora e pianista Selmma Carvalho. Importante ressaltar que é primeira produção musical de uma cantora, assinada por Paulo Santos (UAKTI) O pre save já está disponível, através do link:

http://tratore.ffm.to/purarazao

 

Com quatro álbuns gravados, Selmma Carvalho teve o último deles, gravado em 2012. Neles, interpretou nomes consagrados de todos os tempos, bem como, novos compositores contemporâneos, além de canções de sua autoria e com parceiros.  No novo disco, “Pura razão do sentido”, bebe na fonte da MPB, buscando sonoridades não convencionais, com a beleza e a força dos sons emanados da pluralidade de instrumentos tocados com maestria pelo multi-instrumentalista Paulo Santos, cofundador do grupo UAKTI, que assina os arranjos e a produção musical.

 

No single: “Cuidado Frágil” o Mucuri encontra o Jequitinhonha fazendo brotar arte em profusão. “Falar de Sergio Moreira e Murilo Antunes é pensar em dois grandes nomes da nossa música.  Murilo Antunes, em sua poética única, é um dos pilares do Clube da Esquina.  Mineiro, de Pedra Azul (Vale do Jequitinhonha), o maior parceiro de Flávio Venturini eternizou nossas vidas em canções atemporais e de rara beleza. Isso soma-se a um legado de inúmeras outras parcerias deste letrista, em relevantes valores artísticos e musicais.  Cantor e compositor, Sergio Moreira, natural de Teófilo Otoni (cidade mineira do Vale do Mucuri), vai além de voz e composição, juntas. É conceito. Tem olhar atento às múltiplas visões quando o assunto é arte. Autor de mais de novecentas músicas, tem várias delas na voz de muitos artistas. Ao lado disso e de seus três discos autorais, o produtor musical é autor de mais de mil e duzentos jingles e acaba de assinar a trilha sonora de uma produção cinematográfica sobre os povos indígenas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. A consciência lúcida e transversal de sua arte perpassa a minha carreira, desde o início. Sergio é uma espécie de diretor artístico da minha história na Música,  em cada produção fonográfica. Enxerga longe e seu olhar, sempre personaliza a consciência de um processo artístico, em compreensão de imenso valor e legitimidade. Tenho, dele, uma canção composta para mim e gravada na minha voz. Para citar, apenas um aspecto da cumplicidade musical, que se instalou nas décadas de convívio.  Agora, quando esses dois talentos se encontram, os vales desaguam em sensível parceria, diz Selmma Carvalho.

 

Com arranjo de Paulo Santos, que também assina programação digital, Marimba de Vidro, Marimba de Angelim, Caixa, Tubos e arranjo, Ukelele por Rafael Pimenta e Voz /Vocais por Selmma Carvalho, o novo single foi gravado, mixado e masterizado no Engenho Estúdio de André Cabelo.

 

LETRA

Cuidado Frágil – Sergio Moreira – Murilo Antunes

 

Cuidado, sou frágil

Me leve como ave asas de anjo coração de cristal

 

Muito cuidado, sou ágil

Gazela cometa relâmpago

Lâmina língua, na boca da noite

 

Um dia orvalho no jardim caipira

No outro procela no meio do mar

Não protelo meu chegar

 

Cuidado sou fácil, se me convém

Me banho nua no riacho

Mordo a fruta madura dos seus lábios

E se disser silêncio, faço estardalhaço

 

Passo a passo percebo seu faro

Reparo a gula nos olhos seus

Pronto a me morder, se não quero faço

Se não sinto desfaço

 

Cuidado sou dócil

Mel malícia e sal sei o quanto faz mal

Quando você quer me devorar feito um bruto animal

Sou frágil, sim, mas não de louça, sou louca e não disfarço

Se tem amor de fato, viro diamante no ato

E na vidraça do tempo

Me derreto sem cansaço

 

Selmma Carvalho, por ela mesma:

 

Nasci em Nova Lima/MG, moro em Belo Horizonte. Comecei os estudos de piano aos 8 anos de idade e me formei no instrumento, na UFMG. A arte está presente, sou formada, também, em Artes Plásticas, pela Fuma.

A expressão do Canto também me fascinou. Comecei minha carreira em 1991, cantando em bares da capital mineira.

Em 1997, lancei meu primeiro álbum – “Selmma Carvalho” (direção musical: Mauro Rodrigues) –, que me levou ao prêmio Sharp, indicada como cantora revelação.

Em 1999, gravei meu segundo CD, “Cada lugar na sua coisa”, produzido por Swami Jr.

O terceiro disco –  “O que será que está na moda?” –  foi gravado em 2005, com produção de Rogério Delayon. Este, esteve várias vezes na lista dos vinte mais vendidos pela Tratore.

Em 2012, chegou o álbum “Minha festa”, também produzido por Rogério Delayon. Esse disco marcou minha estreia como compositora e letrista, em duas canções inéditas e duas parcerias: uma com Sérgio Moreira e outra com Vander Lee/Paulo Cezar dos Santos.

Além da discografia própria, tive participações especiais em diversos álbuns. Entre eles: discos produzidos por Nestor Sant’Anna, Maurício Tapajós, coletânea da Rádio Inconfidência/MG, Rumos Itaú Cultural Música.

Integrei as trilhas sonoras de: “Chiquinha Gonzaga”, da TV Globo, cantando “Ó Abre Alas”, da série João Miguel, baseada em romance homônimo de Raquel de Queiroz, na TV Cultura e da minissérie “Quando fui morto em Cuba”, de Roberto Drumond, gravada ao vivo no Palácio das Artes, em show com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Nestes 34 anos de carreira, foram inúmeros shows-solo, participações e shows de abertura em Minas e em vários estados brasileiros. Integrei inúmeros projetos valiosos. Quero destacar o circuito Sesc, Aqui Jazz, Caixa Acústica, Zaz, Dois na quinta, República Musical Federativa do Brasil, além de vários de Festivais de Inverno.

Entre os shows de abertura, registro Belchior, Carlinhos Vergueiro e Baile do Baleiro.  Tive participações nos shows de Vitor Ramil, Kléber Albuquerque, Vander Lee, Sérgio Moreira, para citar alguns.

Fiz shows ao lado de Fernando Muzzi, Tunai, Flávio Venturini, Fred Martins, Trio Quintina, Banda Take Five e Maira Baldaia, além de ações coletivas inúmeras, em shows com artistas brasileiros diversos.

O meu cantar bebe na fonte da MPB. Além dos nomes consagrados de todos os tempos, eu adoro passear pela arte dos compositores e instrumentistas contemporâneos. Vale saber que nos meus discos, já interpretei nomes valiosos e contei com muitas participações especiais. Nestas duas esferas, incluo: Swami Jr, Marco Lobo, Mauro Rodrigues, Sérgio Moreira, Tuco Marcondes, Toninho Ferragutti, Chico Amaral, Samuel Rosa, Ricardo Koctus, Carlos Careqa, Kleber Albuquerque, Chico César, As Formosas, Rossana Decelso, Sérgio Pererê, Mona Gadelha, Verônica Sabino, Marcos Suzano e o cubano Roberto Garcia.

Vários destes nomes já participaram, também, dos meus shows e é, também, uma honra lembrar que contei com a participação de Walter Franco em um deles.

São histórias lindas, documentadas em fonogramas e imagens. E, sempre, no coração. A música é parte intrínseca à minha vida.

Mais:

@selmmacarvalho IG

www.selmmacarvalho.com

 

Ficha técnica:  

Pura razão do sentido”, de Selmma Carvalho

 

Gravado, mixado e masterizado no Engenho Estúdio de André Cabelo

Canção” O Tempo” gravação de violão por Rafael Pimenta no estúdio de Felipe Fantoni: Leve Music

Produção/Voz/vocais/Piano: Selmma Carvalho

Produtor musical, arranjos e instrumentos Paulo Santos (UAKTI): Marimba de Angelim, Marimba de vidros, Caixa, Caixa clara, Vibrafone, Escaleta, Programação Digital, Tubos, Tablas, violão com Arco, Berinceu, Couro e Semente do MST, Tambor D’água, Ganzá, Efeitos, Agogô, Darbuka, Surdo, Tambor sírio, Timba

Rafael Pimenta: Violões- nylon, Ukelele, cavaquinho

Guitarra: André Cabelo (A gente é mulher)

Milton Ramos: Baixo acústico em (O tempo)

Josefina Cerqueira: Timba, Caixa, AB, Bombos, Surdo

Lisa Santos: Caixa AB, Bombos, Bombo de repique

Tunico: Timbau, Timba, Gongue, AB, sSurdo

Corisco: Caixa, Bombos, AB

Bruno Pimenta: flauta em LOGOS

Fotos: Miguel Aun

Locação fotos. Daniel Reis (Casa Branca)

Maquiagem/Cabelo: Clarisse Padilha

Corte cabelo: Thiago Vinicius M Pereira

Capas/Desktop Publish: Otávio Bretas

 

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here