No próximo dia 29 de setembro, a Biblioteca Municipal Dona Efigênia Chalita, no centro de São José da Lapa, sediará a edição do Piquenique Literário – um evento recheado de literatura, contação de histórias, música e muita diversão. O projeto, que é gratuito, acontecerá das 9 horas ao meio dia.
Na programação, a artista Alessandra Visentin participa de sessões de contação de histórias, sempre acompanhada de seu fiel escudeiro João de Ana, músico talentoso que de maneira lúdica e interativa promove a integração dos participantes. “As crianças são estimuladas a se apresentarem, a lerem, a declamarem poemas prediletos (que já conhecem ou que conheceram no próprio evento) e os demais participantes também atuam como mediadores de leitura, oferecendo dicas e realizando leitura em voz alta, favorecendo, pois, o encontro das pessoas com os livros e divulgando a arte de contar histórias, com a formação de um novo público”, explica Alessandra Visentin.
De acordo com a produtora executiva do Piquenique Literário, Silvia Lacerda,”a escolha do local está intimamente ligada à cultura de cada cidade que circulamos, faz todo sentido que para além das histórias contadas por Alessandra Visentin, o local também conte a sua própria”, reforça.
“Foi fabuloso materializar esse projeto. Contamos com uma equipe de primeira que se atentou a cada detalhe, da criação da identidade visual do projeto, comandada pela criativa Marina Gravatá, até o olhar minucioso de nosso fotógrafo, Jean Félix e a divulgação certeira de nossa assessora de imprensa Lorenza Coelho. Silvia Lacerda, produtora executiva é parceira de outros carnavais e temos tantos outros projetos em comum. Andamos muito bem acompanhadas”, é o que salienta Alessandra Visentin.
De Lagoa Santa para o Vetor Norte
Desde 2014, o Piquenique Literário tem sido um marco na promoção da cultura e da literatura no Vetor Norte. Com 37 edições realizadas até o momento, teve sua primeira edição às margens da lagoa central de Lagoa Santa, onde hoje funciona a Praça do Piquenique Literário, inaugurada em homenagem ao evento. Dez anos depois, o Piquenique Literário expande seus horizontes graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo. Em junho ele circulou em Pedro Leopoldo, julho em Matozinhos e, após Vespasiano, chegará a São José da Lapa.
Sobre o Piquenique Literário
Um projeto que acontece nas manhãs de domingos em locais públicos e gratuitos, trazendo a leitura como atividade principal. Toalhas coloridas são estendidas no chão e, por cima delas, cerca de 300 livros de literatura infantil e infanto-juvenil para consulta local. “A ideia é que todos possam manipular, tocar, ler os livros, desfrutar e apreciar suas histórias. Teremos livros em braile também.”, conta Silvia Lacerda, produtora executiva do projeto. E a acessibilidade não se limita aos livros em braile, haverá também uma tradutora de libras durante todo o evento e banheiros adaptados. “A inclusão e acessibilidade são um dos pilares de nosso projeto”, complementa Silvia.
Desde 2014, o Piquenique Literário tem sido um marco na promoção da cultura e da literatura no Vetor Norte. Com 36 edições realizadas até o momento, teve sua primeira edição às margens da lagoa central, onde hoje funciona a Praça do Piquenique Literário, inaugurada em homenagem ao evento.
O Piquenique Literário é um evento voltado para o lazer em família, uma opção de passeio para uma manhã agradável e cultura e parte do acervo de livros pertence a Alessandra Visentin que aposta em exemplares com temática relevante e diversificada, conteúdo apropriado, qualidade gráfica e ilustrativa, além de valorização de autores importantes no cenário mineiro e nacional.
Sobre as organizadoras
Alessandra Visentin é psicóloga e pós-graduada em Narração artística. É atriz profissional com registro no SATED e narradora oral.Trabalha profissionalmente como contadora de histórias desde 2011, quando participou do curso de formação promovido pelo Instituto Cultural Aletria, sob a direção de Rosana Montalverne. Desenvolve espetáculos de contação de histórias (presenciais, em lives e vídeos gravados) e ministra oficinas relativas à Arte de Contar Histórias/ Narração artística, para públicos de todas as faixas etárias. É contadora de histórias da Rede Chromos de Ensino – unidade Lagoa Santa, participando de atividades literárias, Contação de histórias, palestras para pais, oficinas para professores e alunos.Em 2017, recebeu, na cidade de São Paulo, o troféu Baobá – 1ª Edição, para personalidades de destaque na arte lítero-narrativa. Em 2015, tornou-se membro da RIC (Red International de Cuentacontos).
Silvia Lacerda é uma entusiasta da cultura e dos eventos! Desde 2016, atua no mundo da produção cultural e possui um portfólio diversificado que inclui sete edições de um bloco de carnaval infantil, edições de eventos gastronômicos, diversas feiras artesanais e culturais, além de piqueniques literários e bazares de sustentabilidade. Coordena também uma charanga musical, que anima os meses que antecedem o carnaval e o próprio carnaval. Idealizadora da Feira Encantaria que faz uma potente dobradinha com o Piquenique Literário.
Serviço: Piquenique Literário em Vespasiano
Data:29/09 (domingo)
Local: Biblioteca Pública Municipal Dona Efigênia Chalita (R. Padre José Dias, 404 – Centro)
Horário: de 9 às 12h
Mais informações: https://www.instagram.com/piqueniqueliterariols/