Como parte de suas ações de incentivo à cultura e à arte, a Sancruza Imóveis, imobiliária sediada em Contagem, é uma das patrocinadoras da mostra fotográfica “Donas de Si”, dos artistas Gilmara S. e Luiz Maia. A obra, em exposição no hall da Prefeitura de Contagem, no bairro Camilo Alves, faz um resgate do trabalho artesanal de mulheres durante a pandemia de Covid-19. A entrada é gratuita e a exposição está aberta até o dia 31 de março.
A mostra é resultado de um longo processo de pesquisa com mulheres integrantes das feiras de economia solidária de Contagem, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. As fotos apresentam o ofício de mulheres que tiveram que se reinventar diante da pandemia de Covid-19 e encontraram no trabalho artesanal uma nova fonte de renda.
As obras são divididas a partir de dois eixos: o trabalho das mulheres nas feiras e a relação com suas famílias. Resgatando tradições, muitas vezes ancestrais, para produzirem artesanatos, doces, quitandas e comidas típicas, essas mulheres encontraram nas feiras, não apenas uma fonte de renda, mas uma rede de apoio emocional de troca de experiências que lhes permitiu o reencontro com sua autoestima e autonomia.
“As mulheres foram as mais afetadas pelo desemprego na pandemia. Nosso apoio à mostra reforça o compromisso social da empresa, uma vez que democratiza o acesso à cultura e traz uma reflexão importante para a sociedade com um registro sensível das histórias destas mulheres”, destaca Simone Pinheiro, superintendente da Sancruza Imóveis.