O escritor e historiador mineiro Luiz Fernandes de Assis lança, no próximo dia 08 de abril, terça-feira, no Café Mellita do Minas I, o seu terceiro e mais recente romance, Proteu & Eu. Nele, o romancista tece um jogo entre o passado histórico, real, e o momento presente, ficcional. Essa narrativa é conduzida por um personagem, o escritor Vladimir Ramos, também chamado de Vado. É ele quem escreve, em ficção, a biografia de Bernardo Pereira de Vasconcelos, o Proteu deste romance.
Vado, vive desconectado das redes sociais por convicção. Para escrever seu terceiro romance, ele resolve se isolar numa vila paradisíaca da Bahia. Mas a chegada de seu filho – renegado pelo pai ao nascer -, acompanhado da nora, atrapalha sua disciplinada rotina de escritor, abalando sua determinação para chegar ao fim do romance.
“Vado vive há anos sozinho na vila baiana de Caraíva. É um verdadeiro ermitão, que se escondeu do mundo para viver da escrita, longe dos dramas familiares. Por isso, está perturbado com a chegada dos visitantes que não foram convidados para ali estar”, conta Assis. A obra mescla a história contemporânea de Vado com a história de Vasconcelos/Proteu na primeira metade do século XIX.
Proteu foi magistrado, ministro, senador, conselheiro, pedagogo, jornalista e parlamentar, além de fundador de importantes instituições brasileiras como o parlamento, o Supremo Tribunal de Justiça – hoje equivalente ao STF – e as Assembleias Provinciais, que deram origem às atuais Assembléias Legislativas.
Sua saúde frágil nunca foi empecilho para ele. Ao contrário, a consciência desta fragilidade o impelia a fazer tudo com uma velocidade e uma força sem precedentes. Apesar de sua importância nos primórdios da nação brasileira, o controverso Bernardo passou para a posteridade como um ilustre desconhecido, cujo nome, hoje, figura nas placas desbotadas de uma avenida da região nordeste da capital mineira.
“Já no século XIX, Vasconcelos/Proteu tinha consciência de sua importância para a formação do país. A ironia é que, apesar da imensa relevância, sua dimensão histórica foi pouco reconhecida pela historiografia brasileira”, lembra Assis. Como uma faca afiada, a forma inovadora e destemida de Vasconcelos fazer jornalismo, aliada a outras importantes atuações já citadas aqui, não deixam dúvidas de que se trata de um personagem poderoso e inigualável.
Perfil
Luiz Fernandes de Assis é mineiro de Conceição das Alagoas. Viveu em Frutal e Ituiutaba até os 17 anos, quando veio estudar História em Belo Horizonte, onde reside desde então. Antes de Proteu & Eu, publicou as seguintes obras: Tese e outras histórias (2000), O cheiro do Vulcão (2002), Na esquina do Século (2009) e O Presente (2013).
Serviço:
LANÇAMENTO E NOITE DE AUTÓGRAFOS
PROTEU & EU (Benvinda Editora)
Data: 08/04 (terça-feira)
Horário: De 18h30 a 21h30
Local: Minas I – Café Mellita, 5º I Centro Cultural Unimed I Rua da Bahia, 2,244 I Lourdes I BHZ